Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Restaurante no Japão de 1790 Fecha Devido ao Coronavírus

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Como em muitos lugares no mundo, a atual pandemia do Coronavírus tornou restaurantes tradicionais inviáveis, mas no Japão existem os que já funcionam desde 1790, na chamada Era Edo. O estabelecimento conhecido como Kawajin serviu clientes famosos, mas agora se clip_image002tornou inviável mesmo com a pequena ajuda governamental. Era especializado em peixes fluviais como carpas, mas ficou mais conhecido pelas suas enguias. Muitas personalidades o frequentaram, como o literato Natsume Soseki, que o citou num romance de 1912. Ficava localizado no distrito histórico de Shibamata, em Tóquio.

Famosa enguia grelhada que era servida neste estabelecimento por mais de 230 anos. Foto constate do artigo no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra.

Kazuki Amamiya, atual proprietário do estabelecimento, é da 8ª geração da mesma família e lamenta o fechamento, mas afirma que não teria condições para mantê-lo funcionando. Muitos dos seus clientes também ficaram tristes como a notícia, pois o restaurante era muito conhecido na região, mas isto está acontecendo também com outros estabelecimentos similares, não somente no Japão.

Este restaurante também foi utilizado para diversos cenários de filmes famosos de cinema e televisão, o que aumentou os que os conheciam. Também eventos como casamentos lá foram realizados, o que aumenta os que o conhecem. Carpas e enguias eram servidas neste restaurante desde o século XVIII.

Este encerramento de atividades aumenta a longa lista de estabelecimentos fechados, que também atingem os chamados ryokan, pequenas hospedarias que atendem clientes até estrangeiros nas regiões de águas termais. Como o Fujimiso, na província de Aiichi, que também é muito famoso e de importância como o Kawajin.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: