Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo publicado no site da UOL descreve resumidamente o famoso Sítio Roberto Burle Marx em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Ele tem mais de 400 mil metros quadrados, clip_image002mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, além de obras de artistas consagrados, inclusive do famoso paisagista.

Uma visão do Sítio Roberto Burle Marx, constante do artigo no site da UOL, que vale a pena ser lido na sua íntegra

A resumida descrição deste sítio foi feita pela Andrea Bueno Buoro, diretora do Intermuseus, organização responsável pela concepção e gestão do projeto requalificado, que foi completado sobre o que foi deixado pelo paisagista que lá morava. Este patrimônio histórico e cultural tombado é de propriedade atual do Iphan.

Este paisagista era um artista bastante complexo, tendo deixado obras consagradas como os jardins do Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte, os jardins do Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, os jardins e a grande tapeçaria do Salão de Banquetes do Itamaraty, em Brasília, além do calçadão de Copacabana, todos muito conhecidos.

Ele era um artista plástico, pintor, escultor, designer de joias, figurinista, cenógrafo, ceramista e tapeceiro. Mas os seus trabalhos mais importantes foram de experimentação botânica, colecionando um importante acervo de plantas. Morou neste sítio pelos últimos 20 anos de vida, onde deixou também 1.700 peças de arte, inclusive cusquenha, pré-colombiana e arte popular. O sítio pode ser visitado com marcação prévia, incluindo onde ele morava, dependências para hóspedes e podendo se ver outras obras, como o piano que era de sua mãe.

Para visita há um guia multimídia, com roteiros em Português, Inglês e em Libras. Parece bastante seguro que o sítio seja tornado um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, pois ele merece.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: