Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Todos os Ovos Numa Cesta só…

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

O mundo está enfrentando problemas na disponibilidade de vacinas para a Covid-19, notadamente no Brasil. As matérias-primas indispensáveis estão na mão de poucos países e outros produtores ainda não conseguiram resultados confortantes, como nos casos de Oxford e dos russos. Esta exagerada concentração em poucos produtores aumentam os riscos, como está se constatando. Ainda que haja instituições capazes de produzir muitas vacinas, como o Instituto Butantan e a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, seus recursos disponíveis são limitados, dependendo de entendimentos com outras organizações.

O importante é que o Brasil tinha sido eleito para o início das pesquisas na procura de vacinas confiáveis, dada as tradições existentes no setor e a disponibilidade de populações de diversas origens habitando regiões com diferentes características. Isto daria a preferência no fornecimento das vacinas confiáveis, mas numa quantidade insuficiente para atender às necessidades de toda a população brasileira.

clip_image002clip_image004

Instituto Butantan e Fiocruz no Brasil, que poderiam estar mais ativas se contassem com o apoio das autoridades

Neste momento crucial para o combate à pandemia da Covid-19 no Brasil, a disponibilidade de vacinas confiáveis é limitada bem como as matérias-primas utilizadas para suas produções. Muitos erros foram cometidos pelas autoridades brasileiras que, além de subestimarem os riscos envolvidos, não tomaram as providências indispensáveis para assegurar as quantidades disponíveis que são gigantescas. Tudo indica que houve falhas nas designações de especialistas competentes para as funções de saúde pública, inclusive nas complexas logísticas necessárias para a operação.

Politicamente, posições discutíveis foram adotadas contra os países estratégicos nestes fornecimentos, dificultando operações que por si só já eram complicadas. Muitos contágios e mortes estão ocorrendo no Brasil, quando poderiam ser minimizados.

Não somente nestes casos atuais, mas sempre que possível deve-se evitar a concentração em poucos fornecedores de produtos indispensáveis para o Brasil. Todos os países dependem de produções para assegurar a sua independência, como aços para a produção de armamentos para a sua defesa, alimentos e energia para a população, entre outros considerados estratégicos.

Mesmo que suas produções não ocorram com as eficiências desejadas, o mínimo necessário para a sua independência como um país gigantesco como o Brasil são indispensáveis. As autoridades necessitariam estar conscientes destas condições, não se concentrando somente na produção de alguns produtos. A diversificação tende a reduzir os riscos envolvidos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: