Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vitória dos Senadores Democratas na Geórgia

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa mundial, notadamente a dos Estados Unidos, informa que os resultados do segundo turno para a escolha dos senadores no Estado da Geórgia favorecem os democratas, ainda que as vantagens eleitorais sejam pequenas. Se isto ajuda o novo governo de Joe Biden, reduz o equilíbrio proporcionado pela divisão de entidades importantes, como o Senado daquele país, entre os democratas e republicanos. No entanto, ninguém pode imaginar que o novo governo disporá de total liberdade para as suas decisões importantes, pois em muitos clip_image002setores os democratas não conseguiram vitórias arrasadoras. Existem também o Judiciário e a imprensa que possuem poderes importantes como em qualquer país democrático.

Raphael Warnock, pastor batista negro, eleito senador por Geórgia, que, junto com Jonn Ossoff, assegura a maioria democrata no Senado norte-americano

Nem todos possuem o conhecimento da importância do Estado da Geórgia na história dos Estados Unidos. Localizado no sul do país, os negros, apesar do seu elevado número, não conseguiam os mesmos direitos dos brancos, gerando lideranças como Martin Luther King. Lutaram no passado contra os nortistas quando perderam, mas eram discriminados até no uso de ônibus. Ser o primeiro senador negro do Estado tem uma importância que nem todos conseguem ainda avaliar devidamente.

Conseguir a vitória eleitoral acaba se tornando um marco, principalmente porque Donald Trump se empenhou para manter a importância dos republicanos, visando eleições futuras. É evidente que numa democracia isto seja somente um passo adicional, pelo razoável equilíbrio que existe entre os dois principais partidos do país, mas os recursos que foram utilizados na campanha dão sinais do seu significado para muitos, considerando o futuro.

Há os que pensam que o controle do Senado pelos republicanos daria maior equilíbrio para a política daquele país. Não que haja uma clara tendência para o futuro, pois o novo governo terá muitas dificuldades a serem superadas, começando pela atual pandemia e ativação de sua economia.

Normalmente, quando os avanços ocorrem em pequenos passos, há possibilidades de que eles sejam mais seguros. Mas a alternância no poder também constitui algo importante, quando respeitadas as condições previstas pela Constituição. Parece indispensável que se evitem rupturas, como pretendidas por alguns políticos daquele país. Pois os Estados Unidos continuam sendo um exemplo para muitos países no mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: