Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Chocante Invasão do Capitólio

12 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os dados mais recentes divulgando o que teria acontecido de dramático com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, com vídeos e gravações de muitos tipos, ainda que não chegue à condenação formal de ex-presidente Donald Trump, já conta com a desaprovação de muitos republicanos sobre o seu comportamento. Pequenos detalhes não permitiram atingir diretamente o ex-vice-presidente e republicano Mike Pence, que reconhecia a vitoria eleitoral de Joe Biden. Também a senadora que presidia o Senado, Nancy Pelosi, correu riscos, tendo ficado a metros de invasores violentos, que estavam armados de bastões clip_image002e até armamentos. As poucas mortes que ocorreram foram quase um acaso, graças às atuações de alguns policiais mais ciosos.

Democratas norte-americanos mostraram os detalhes da invasão do Capitólio no último dia 6 de janeiro

Nem mesmo os republicanos tinham informações sobre o estranho comportamento de Donald Trump, mas ainda são necessários 67 dos 100 votos dos senadores para se conseguir o impeachment que vai marginalizar o ex-presidente da possibilidade de concorrer nas próximas eleições, como ele ainda espera, mesmo que isto não seja mais possível. As dificuldades para sua volta à política parecem fato consumado, não somente com o que aconteceu no Capitólio, como na desastrosa administração da pandemia da Covid-19 que provocou muitas mortes desnecessárias e o contágio de milhões que poderiam ser evitados.

O lamentável é que existam no mundo os que participam das mesmas ideias de Donald Trump, de extrema direita. O caso do presidente Jair Bolsonaro parece continuar com orientações políticas semelhantes, que provocam desastres na população brasileira, que não pode contar com gigantescos recursos como os que estão sendo mobilizados nos Estados Unidos. Tudo indica a necessidade de mudanças radicais, inclusive de alguns membros do primeiro escalão do governo brasileiro.

Todos estes processos políticos são demorados nos seus efeitos, mas sempre existe um ponto de inflexão a partir do qual se caminha para novas orientações, mesmo lentamente. Dos aspectos que estão em pauta, além de afetarem os Estados Unidos que estão com a política muito polarizada, já se fala de um grupo de republicanos que formariam outro bloco, que possa caminhar para uma maior diversificação política.

Mas deve-se ter claro que uma parte da população norte-americana tem posições claramente de direita, persistindo em manter um comportamento radical, que dificulta soluções mais razoáveis, que ajudariam também o resto do mundo. O que se espera são mudanças mais profundas, com o aumento da questão racial e ascensão dos que não se restringem aos homens, que já estão em andamento. Também as diferenças entre privilegiados e os remediados precisam diminuir, mesmo preservando a iniciativa privada.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: