Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A Dura Realidade dos Estados Unidos

14 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Todos sabem que para se conseguir o impeachment de Donald Trump, impedindo a possibilidade de sua participação na próxima eleição presidencial, havia que se obter 67 dos 100 votos dos senadores dos Estados Unidos. Ainda que ele tenha cometido barbaridades, como estimular a invasão criminosa do Capitólio, não se conseguiu a maioria absoluta para o seu impeachment, mesmo com o apoio de alguns senadores republicanos, chegando-se a votação de 57 a favor do impeachment e 43 contra a medida. Isto deixa claro aos eleitores de clip_image002qualquer país que os votos que o elegeram inicialmente têm consequências, para se contar com uma razoável estabilidade de uma democracia, sem que mudanças ocorram com frequência e facilidade.

Donald Trump se declara vencedor, ainda que na votação do Senado dos Estados Unidos 57 foram pelo seu impeachment, e somente 43 contrários

Mesmo com a votação ocorrida, tudo indica que a volta de Trump para as próximas eleições deve ser difícil, pois, bem ou mal, houve um grande desgaste na sua imagem inclusive entre seus partidários, por toda a sua desastrosa administração, incluindo a pandemia da Covid-19 e suas consequências econômicas. A liderança mundial dos Estados Unidos continua com dificuldades, pois países como a China estão com acentuados avanços tecnológicos, superando em muitos setores os norte-americanos.

A política em qualquer país é muito dinâmica, e o atual presidente norte-americano, Joe Biden, conseguiu montar uma equipe de governo considerada qualificada e experiente, mas as dificuldades em que se encontram são difíceis de serem superadas rapidamente, como reconhece realisticamente o novo governo.

Além da pesada herança que recebeu, a situação mundial é adversa, não se sabendo como os problemas sanitários e suas constantes variações poderão ser superadas. As incertezas são contrárias para investimentos ousados, ainda que os espaços existentes gerem demandas apreciáveis, mas com naturais flutuações que dependem de todos.

A atual polarização política que ocorre nos Estados Unidos e em muitos outros países não facilita a formação de consensos. O que se espera é que a desesperada necessidade de melhoria do quadro geral para todos acabe facilitando um mínimo de entendimento entre grupos que pensam de formas diferentes. A força da esperança não deve ser subestimada, mesmo dentro de um quadro que deve ser considerado adverso.

Para países como o Brasil, que contam com apreciáveis potencialidades, seria desejável que o governo não ficasse perdido sem contar com um plano realístico para superar as atuais dificuldades. Há que se estimular um mínimo de entendimento entre os muitos grupos, sem que pensem somente nos seus futuros políticos, pois o que parece relevante são os interesses de toda a população, sem os quais terão somente o caos para administrar.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: