Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Acúmulo de Muitos Problemas Simultaneamente

17 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A coincidência de diversos problemas simultâneos leva alguns a acreditarem que a humanidade está sendo punida pelos seus desleixos, o que é parte verdadeira. Muitos são decorrentes das insuficiências de medidas preventivas, outros são naturais, estando fora da influência humana. Os terremotos que estão se registrando, por exemplo, são difíceis de ser relacionados com as ações humanas, mas existem outros que são decorrentes de medidas preventivas coletiva de longo prazo, como os relacionados com os aquecimentos globais, que afetam os climas.

clip_image002

Inverno rigoroso no Japão

Todos percebem que o inverno está mais rigoroso neste ano em diversas regiões do mundo. O aquecimento global vem aumentando as irregularidades climáticas que se de um lado provoca muitas inundações, de outro eleva o nível do mar. Estas mudanças chegam até em contraste provocando intensas nevadas em algumas regiões do mundo como neste ano. Estes fenômenos agravam algumas situações econômicas, dificultando o funcionamento adequado da logística, como a insuficiência de suprimento de chips para diversas atividades, principalmente nas telecomunicações.

O que aparenta ser mais dramático no momento é a pandemia da Covid-19, que vem sofrendo mudanças locais, dificultando também a adequada logística para atender a população de forma eficiente. A súbita elevação da demanda não permite atender as necessidades de todos, além de exigir recursos humanos adequadamente treinados, bem como instalações para atender todos os pacientes afetados ou potencialmente em riscos.

Premidos pelos problemas mais agudos, nem sempre as medidas preventivas, de longo prazo, são providenciadas. No caso brasileiro, ainda que existam instituições de produção de vacinas, como o Butantan, Fiocruz, Adolfo Lutz e outras, além do sistema SUS – Sistema Único de Saúde, nem tudo está funcionando de forma adequada, com as limitações naturais, como tudo que depende do governo atual.

O atendimento das questões de saúde no Brasil poderia ser mais eficients, mas, além da falta de recursos, a logística no sentido mais amplo não está funcionando. Apesar do ministro da Saúde ser considerado um especialista em logística, mas não em saúde. Como o passivo de tudo isto não pode ser atribuído ao presidente Jair Bolsonaro, o mais possível é que o ministro seja considerado o responsável pela ineficiência.

No que se refere ao clima, o cuidado do meio ambiente, mesmo contando com ofertas abundantes créditos externos para tanto, inclusive como doações, o atual governo continua resistindo mesmo ao mínimo indispensável. Fica-se com a impressão que pretende uma situação mais confusa possível, que não conduz a nada eficiente, nem no chamado Clube de Paris.

Chega-se a acreditar que o atual governo entende que a confusão na área permite desmatamentos, aproveitamento das madeiras, invasões de garimpos clandestinos e uso de áreas incendiadas para possíveis aumentos quantitativos das áreas de agropecuárias, onde já fica claro que países desenvolvidos se posicionam contra a importação de produtos decorrentes destas ações criminosas.

Lamentavelmente, uma parcela das dificuldades brasileiras no momento é gerada pelas ações governamentais, enquanto empresários brasileiros esclarecidos caminham no sentido da eficiência das atividades agropecuárias, sem nenhuma necessidade de aumento quantitativo das áreas mal administradas.

Outros países em condições semelhantes ao do Brasil, mesmo com áreas menores de exploração rural, como o Vietnã, estão aumentando suas explorações racionais, ampliando suas exportações para a China e o Japão.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: