Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Análise Crítica da Lancet Sobre a Administração Trump

12 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageUm relatório da Lancet foi elaborado com base nas avaliações da sua Comissão de Políticas Públicas e Saúde da Era Trump e publicado neste começo de fevereiro de 2021 por esta revista científica londrina quase centenária. Apesar de não ter uma orientação política, o trabalho resultou numa versão bastante crítica sobre o trabalho efetuado em vários setores pela administração do ex-presidente Donald Trump. Examina as falhas e questões sociais anteriores que permitiram a sua eleição nos Estados Unidos, que aproveitando a contrariedade dos eleitores brancos de baixa e média renda, que se tornaram, segundo a equipe da revista Lancet, num sentimento racial e xenófobo, dando o apoio deles e das empresas à sua candidatura eleitoral e de seus correligionários.

Eleito, ele conseguiu no Legislativo um corte dos impostos de trilhões de dólares para as empresas e eleitores de alta renda, abrindo um buraco no orçamento, que justificava os cortes de subsídios aos alimentos e assistência médica para a população. Seus apelos racistas, nativista e de fanatismo religioso encorajaram nacionalistas e policiais, levando-os à beira da insurreição. Trump escolheu juízes que aprovavam posições discutíveis do ponto de vista jurídico, inclusive em questões com imigrantes estrangeiros. Deixou muitos da população sem o seguro saúde, sem condições para enfrentar a pandemia da Covid-19 e outros problemas de saúde que se abateu sobre o mundo, sem nenhum respeito às recomendações científicas.

Ignorou o aquecimento global, reduzindo as regras ambientais, piorando a poluição, ao mesmo tempo em que facilitava o uso de armamentos, inclusive para conflitos armados, tanto de policiais como civis. Mesmo não concordando com eles, deve-se reconhecer que o conjunto tinha orientação bastante clara, inclusive do ponto de vista internacional.

Nos organismos multinacionais, o governo Donald Trump se manifestava contra a OMS – Organização Mundial de Saúde como o Clube de Paris. A Comissão da revista Lancet aplaude o novo governo norte-americano que revogou estas decisões do governo anterior. Muitos outros assuntos foram abordados pela revista, mas não apresentam aspetos que interessam mais os brasileiros.

No caso brasileiro, existem alguns aspectos relacionados com o governo de Jair Bolsonaro que apresentam algumas semelhanças, mas na maioria das questões elas são diferentes, relacionando-se com os chamados países em desenvolvimento. No entanto, o governo brasileiro tinha uma simpatia com aspectos relacionados com os Estados Unidos, mas, mais desorganizado, fica difícil identificar o que o governo atual persegue.

O que seria desejável é que, vendo o que aconteceu naquele país do Norte, correções imediatas sejam introduzidas, de forma a corrigir parte dos problemas.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: