Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Disputa Mundial Entre a Toyota e a Volkswagen

1 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002A economia mundial sofreu quedas em 2020 com a pandemia do coronavírus, com consequentes reduções das vendas de produtos industriais. Ainda assim, as vendas da Toyota em 2020 caíram 11,3%, passando a 9.528 milhões de veículos, enquanto a Volkswagen sofreu no mesmo período uma queda de 15,2% passando para 9.305 milhões de veículos vendidos.

A Toyota e a Volkswagen venderam em 2020 veículos mais simples, diante da retração do mercado mundial

Os compradores tiveram dificuldades para visitar os showrooms e os fabricantes foram obrigados a reduzir a produção, segundo artigo publicado pela agência noticiosa Reuters. A Toyota teria sofrido menos porque o mercado doméstico e da região asiática foram menos afetados, quando comparados com a Europa e os Estados Unidos.

A Toyota, segundo seu porta-voz, está concentrada em servir os seus clientes e o mercado chinês já dá indicações de recuperação. Os fabricantes de veículos estão dando atenção aos veículos elétricos, diante da preocupação dos interessados na preservação do meio ambiente. As baterias para atenderem estes veículos elétricos estão melhorando de qualidade. A Toyota também passou a vender 23% destes veículos em 2020, comparado com os 20% de 2019.

As empresas como a Ford, que está encerrando suas atividades de produção no Brasil, contam com veículos tecnologicamente atrasados, que não são mais competitivos no mercado mundial. Há que se recordar que na década dos 1960 tanto ela como outros fabricantes passaram a produzir, dentro do programa Befiex, partes de veículos que atendiam às necessidades dos veículos mais atualizados tecnologicamente no Brasil. Pouco se fez para continuar acompanhando esta tendência que continuou se observando e que passa agora para novas inovações para serem menos poluentes.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: