Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Eleições dos Comandos do Senado e da Câmara no Brasil

4 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

É possível que as vitórias registradas pelos partidários de Jair Bolsonaro nas eleições das mesas de comando do Senado Federal e da Câmara dos Deputados sejam consideradas favoráveis para as suas pretensões de reeleição Presidencial, mesmo que elas tenham sido restritas ao Legislativo No entanto, a queda de prestígio do governo nas pesquisas de opinião é decorrente de problemas com a Covid-19, bem como da economia brasileira como um todo, sendo difícil se afirmar que elas sejam radicalmente alteradas, mesmo que muitos dos seus partidários façam esta avaliação, que não pode ser minimizada.

Os problemas de saúde e da economia aparentam ser profundos, não dependendo somente da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. O Executivo continua tendo um papel imagefundamental que nem sempre conta com a eficiência desejada pela população, dependendo também do Judiciário que vem se imiscuindo em assuntos que somente deveriam ser julgados. E parece que o cenário mundial continua adverso ao governo brasileiro, não sendo fácil de ser alterado como desejável.

Novo presidente da Câmara Federal Arthur Lira comemora com seus correligionários

Quando problemas políticos como os brasileiros são resolvidos com relativa rapidez, pode se duvidar se eles foram equacionados com a profundidade desejada, tratando-se somente de interesses de pequenos grupos. Qualquer acidente pode trazer à tona novamente os pontos de vista conflitantes que determinaram polarizações que se observam em outros países, sem que haja possibilidade de convivências de posições diferentes.

A confusão na Câmara dos Deputados continua elevada, com o seu presidente eleito tendo afirmado que os componentes da Mesa seriam uns, que no dia seguinte já estava alterado, com a inclusão de membros de partidos oposicionistas.

No caso brasileiro, além dos problemas emergenciais, existem profundas diferenças entre os privilegiados e os marginalizados, que não indicam que estejam ocorrendo avanços importantes. Também as diferenças regionais são enormes, sem que as grandes metrópoles tenham se imageaproximado das regiões mais distantes. As carências de um mínimo de assistência médica na Amazônia deixaram visíveis as disparidades que não podem ser sanadas pelos custosos aviões militares de forma sistemática. Aviões militares chegaram a ser utilizados para o transporte de vacinas e tubos de oxigênio.

Aviões de carga da FAB usados para transporte de material de saúde

A carência de um plano nacional razoável, com conhecimento factual das diversas regiões brasileiras, mostra que mesmo recursos humanos preparados em grandes universidades no exterior não fornecem pistas do que pode ser programado com medidas de execução prática.

Não parece razoável que se utilizem militares para diversas funções, quando eles foram preparados para cuidar da segurança nacional. Eles chegaram a ser utilizados para o policiamento de morros e favelas no Rio de Janeiro. Estas e outras muitas questões estão deixando à mostra as gigantescas operações indispensáveis, que demandam muito tempo para proporcionar resultados expressivos. Na falta de um preparo adequado, chega-se a utilizar equipamentos militares, num visível improviso, sem que se examinem o mínimo dos seus custos orçamentários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: