Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Máscaras Para a Atual Pandemia

22 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muitos artigos estão sendo elaborados recentemente sobre o uso das máscaras para defesa dos efeitos da atual pandemia da Covid-19 em diversas partes do mundo. Um artigo de Issam Ahmed, da agência noticiosa AFP, foi publicado junto com a agência JIJI, entre outros veículos no Japan Today. Está se constatando que o uso da máscara cirúrgica conhecida como N-95, clip_image002combinado com outra de algodão, formando uma dupla, parece a mais conveniente para a filtragem dos vírus e se ajustar melhor no rosto, evitando o seu vazamento.

Máscara dupla, combinando o chamado N-95 com outra de algodão, fazendo a filtragem dos vírus e evitando seu vazamento

Entre outros estudiosos do assunto, destaca-se Linsey Marr, professora de engenheira civil e ambiental da Virginia Tech, que estuda a transmissão de doenças pelo ar, que parece mais importante do que ocorre pelas superfícies de todos os tipos. Já havia indícios desta natureza com outras moléstias semelhantes, como constatados por Ranu Dhillon, médico de saúde global do Brigham and Women’s Hospital e da Harvard Medical School. Também assunto semelhante foi estudado por Donald Milton, professor de saúde ambiental da Universidade de Maryland. Eles haviam estudado a gripe e concluíram que as gotículas da fala e respiração comuns, e que espirros e tosse fossem mais importantes que as transmissões pelas diversas superfícies.

Ainda que as lavagens das mãos, o uso do álcool gel e outros cuidados sejam necessários, as máscaras adequadas acabam sendo mais relevantes nas pandemias como as atuais com a Covid-19. O relevante parece ser que muitos conhecimentos paralelos estão sendo acrescentados, exigindo aperfeiçoamentos nos cuidados a serem tomados para redução das transmissões e mortes que se observam recentemente, quando mudanças continuam ocorrendo com muitas moléstias no passado.

No caso brasileiro, o aumento das contaminações de jovens, com muitas mortes, quando as atenções estavam voltadas para os idosos, sugerem adaptações nos cuidados, notadamente dos profissionais de medicina que ficam sujeitos a situações de extremo risco. Também as frequências nas escolas indicam que as máscaras adequadas são de extrema importância para a contenção da atual pandemia.

Continua-se aprendendo muito com os problemas que estão ocorrendo, exigindo cuidados redobrados das autoridades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: