Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Mudanças Tecnológicas na Indústria Automobilística

10 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , , , ,

Segundo John Biers, da agência noticiosa AFP, num artigo publicado no jornal japonês Japan Today, as principais produtoras de veículos no mundo estão preparando para uma aceleração dramática das tecnologias aplicadas nos automóveis. Não se trata somente de investimentos em veículos elétricos, mas também na digitalização da direção dos mesmos. A meta que clip_image002estava prevista para 2025 terá o dobro do esforço programado, segundo o presidente executivo da Ford, Jim Farley.

A Ford e a General Motors, as maiores empresas de veículos dos norte-americanos, estão dobrando seus investimentos nas inovações tecnológicas

O atual problema que a Ford e a General Motors estão enfrentando é a falta de semicondutores, pois baterias e motores eles possuem. A Ford planeja investimentos de US$ 22 bilhões até 2025, o dobro do que estava previsto anteriormente. A General Motors espera até 2035 a maior parte de sua nova frota livre de emissões poluentes.

No novo governo norte-americano de Joe Biden espera antecipar a produção de veículos não poluentes, onde o destaque é de veículos elétricos, mas também aumentarão as digitalizações nas direções dos mesmos. Tudo está se acelerando, antecipando as metas anteriores. O Mustang Mach-E, que foi lançado em dezembro último, além de esportivo é elétrico. Também a picape mais vendida F-150 será totalmente elétrico.

Os custos dos veículos estão baixando e as mudanças não se resumem em novas baterias e motores, mas em veículos digitais, uma nova experiência para os clientes. As vendas caíram recentemente, como os lucros, com a Covid-19, mas eles estão preparando a virada.

A Ford estabeleceu uma aliança com a Google para empregar sua plataforma de computação nas nuvens. Estão se entendendo com a Amazon e outros programas da Apple e da Microsoft. Os novos veículos serão totalmente diferentes dos atuais. O desafio é a disponibilidade de células e chips para atender toda a demanda.

A GM anunciou que está fechando três fábricas e a sua produção está sendo reduzida pela falta destes componentes que se tornaram vitais. Tudo isto está evidenciando que o fechamento de fábricas da Ford no Brasil não se relaciona com subsídios, mas mudanças tecnológicas profundas. Sem a programação das produções dos veículos com estes novos avanços que estão se processando, não há como manter os empregos.



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