Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Diretora Geral da Organização Mundial de Comércio

14 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , , ,

Um artigo elaborado por Ana Estrela de Sousa Pinto foi publicado na Folha de S.Paulo descrevendo a sofrida vida de Okonjo-Iweala na África, que, além de doutorada em Harvard e MIT, consagradas universidades norte-americanas, exerceu papéis importantes no seu país, a Nigéria, como em muitas organizações internacionais, revelando elevada capacidade de liderança. Espera-se que com seu comando na OMC – Organização Mundial de Comércio, o intercâmbio internacional volte a crescer e ela possa ocupar posições mais importantes no mundo no futuro.

Ela nasceu na Nigéria quando o país ainda era colônia britânica, precisou fugir com a família na guerra civil de Biafra, quando seu pai perdeu tudo que tinha. Décadas depois, foi ameaçada de morte ao combater negócios ilegais de combustível e teve que negociar com sequestradores a libertação de sua mãe, octogenária. Sofreu de tudo na Nigéria, tendo passado fome, dormiu no chão e carregou sua pequena irmã nas costas quando ela estava doente de malária. Ela chegou aos EUA com 18 anos para se graduar e doutorar duas vezes nas instituições mais consagradas do mundo. Foi ministra três vezes no seu país.

clip_image002

A economista Okonjo-Iweala, que viveu mazelas da guerra civil de Biafra e foi ministra da Nigéria três vezes, foto da agência AFP

Ela foi barrada pelo ex-presidente Donald Trump para o cargo na OMC, mas com a mudança do governo para o comando de Joe Biden voltou a ser indicada para a diretoria geral, devendo ser confirmada na próxima semana. Ela faz questão de se vestir como uma africana, apesar de contar com cidadania norte-americana e ser casada com o neurocirurgião Ikemba Iweada com quem tem uma filha.

Sempre existem os críticos como os que apontam que ela não tem a experiência desejada no comércio internacional, mas muitos outros ressaltam as suas qualidades de se adaptar ao comando clip_image004de organizações internacionais. Seu nome já apareceu muitas vezes para ocupar postos importantes em entidades multinacionais, como o Banco Mundial.

Okonjo-Iweala se destaca em todos os eventos da qual participa, como em 2017, com a presença da presidente da FMI, Christine Lagarde que está rindo com o que foi dito

A personalidade de Okonjo-Iweada é marcante, a ponto de todos os principais dirigentes de países relevantes no mundo atenderem os seus telefonemas, mesmo quando não está ocupando um cargo internacional de importância.

A ex-ministra nigeriana, que se tornou também cidadã americana em 2019, é casada com o neurocirurgião Ikemba Iweala, com quem tem uma filha e três filhos. Gosta de ler biografias e de nadar, apesar do seu físico.

Espera-se que sua gestão ajude o Brasil, que necessita do comércio internacional para voltar a crescer, apesar de todos os problemas gerados pela pandemia da Covid-19, e as limitações dos membros do atual governo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: