Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Renovados Exercícios Chineses Para os Tempos Atuais

24 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , , ,

Um artigo de Shen Wendi e Ma Jingna foi publicado no China Daily sobre uma nova versão destes muitos exercícios chineses que são praticados diariamente das 7h às 8h30. Chamado ba duan jin, é uma forma atualizada do qigong, abrangente e voltado para a mente calma, corpo e respiração, com a repetição de exercícios fáceis, para as pessoas se manterem saudáveis. Desenvolvido por Long Jing, 66 anos, foi reconhecido por Zhang Boli, presidente da Universidade de Tianjin de Medicina Tradicional Chinesa e presidente honorário da Academia de Ciências Médicas Chinesas, para recuperação de casos leves de Covid-19.

Segundo o artigo, ba duan jin tem como objetivo principal melhorar a saúde. É uma sequência de oito movimentos, cada um com cerca de seis minutos, que requer somente um metro clip_image002quadrado, que fortalecem os músculos, melhoram a circulação e estimulam o sistema imunológico. Parece consumir muita energia, pois o praticante precisa estar altamente concentrado e transpira muito depois. No artigo constam diversos depoimentos de seus praticantes.

Foto de praticantes constante do artigo no China Daily

Estas práticas remontam da Dinastia Song (960-1279), com movimentos fáceis de serem feitos. Mas também existem práticas que representam religiosas ou militares, com grandes diferenças pelas diversas regiões chinesas.

Segundo Long Jing, este exercício que ele vem disseminando passa por constantes aperfeiçoamentos, tendo sido praticado com o uso de vídeo no período mais sombrio da Covid-19. Ele procura ouvir as observações dos praticantes sobre os resultados que estão conseguindo.

Uma praticante dependia de muitos remédios para seu alívio, mesmo aposentada que tinha que cuidar de seus familiares, inclusive crianças e limpeza de sua residência. Agora, ela conseguiu uma atitude mais positiva de sua vida. Ela cuidava da cozinha e sua nova posição levou-a ao preparo dos alimentos para a família no Novo Ano Lunar chinês.

Este sistema de Long Jing não se volta para formas religiosas ou marciais, pois está concentrado na saúde. Segundo ele, não se trata de um regime de condicionamento físico rígido, mas que vai se aperfeiçoando com os depoimentos dos praticantes. O novo sistema está se tornando muito popular, principalmente entre os praticantes de 45 a 60 anos. Numa competição provincial de Gansu, ganhou grande destaque e uma praticante informa que é fácil de aprender, exigindo uma alta concentração.

Muitos destes tipos de exercícios chineses já são praticados no Brasil, notadamente em São Paulo, como por exemplo no Parque Villa-Lobos, apresentando algumas diferenças, dependendo dos professores e seus auxiliares.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: