Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Vacinas Podem Reduzir as Transmissões da Covid-19

4 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Uma notícia divulgada pela agência noticiosa AP espalhou-se pelo mundo. No Japão, o jornal The Mainichi posta uma extensa matéria sobre o assunto e no Brasil a Folha de S.Paulo apresenta um resumo da notícia promissora, que ainda necessita de pesquisas adicionais, com base nas já efetuadas pela AstraZeneca. Os resultados preliminares da Universidade de Oxford informam que o atraso no fornecimento da segunda dose, recomendada de quatro semanas, poderia ser ampliada, pois ela vai eliminando as transmissões, inclusive dos assintomáticos. A maior autoridade nos Estados Unidos sobre o assunto, Dr. Anthony Fauci, clip_image002posiciona-se contra o aumento do intervalo que está sendo efetuado pela Pifzer e Modena, as vacinas mais utilizadas no Ocidente, mas a quantidade existente ainda é insuficiente para todos.

As vacinas da Oxford/AstraZeneca estão sendo aplicadas no Brasil, mas a sua quantidade ainda é insuficiente e a sua segunda dose está sendo retardada, mas já evita as transmissões, segundo o noticiário

A esperança é que a disponibilidade desta vacina aumente rapidamente, atendendo também às modificações que estão sendo detectadas em muitas partes do mundo. No caso brasileiro, também já estão sendo usadas outras vacinas disponíveis, mas a sua quantidade ainda é pequena, principalmente com as limitações dos seus componentes.

Em muitos países do mundo já se observam ligeiras tendências de redução das transmissões e mortes, ao mesmo tempo em que novas vacina, não somente de origem chinesa, hindu ou russa, começam a se tornar disponíveis em quantidade ainda limitadas.

Como o Brasil veio colaborando com algumas pesquisas preliminares, notadamente no Instituto Butantan e no FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, pode haver alguma preferência nos fornecimentos das vacinas, mesmo insuficientes para atender toda a população brasileira. Outras pequenas instituições também estão acelerando seus trabalhos, mesmo com limitações dos seus recursos, que não são somente financeiros, como de recursos humanos, disponibilidade de equipamentos e experiências nestes tipos de trabalhos sofisticados. Também a logística para chegar com as vacinas para atender à população é muito limitada, gerando diversos problemas.

Lamentavelmente, a baixa prioridade que foi dada pelo governo para esta pandemia não permitiu o pleno aproveitamento das demais condições brasileiras, mantendo o país ainda entre os que lutam para minorar as necessidades de toda a população, espalhada por um território extremamente amplo.

Mesmo assim, os heroicos trabalhos dos pesquisadores e dos profissionais de medicina vão, lentamente, superando os muitos obstáculos que ainda demandarão meses para se chegar aos níveis aceitáveis, quando o país poderia estar num estágio invejável no mundo. As notícias que as vacinas já vão reduzindo as transmissões já são mais animadoras.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: