Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento da Produção de Ostras no Japão

7 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

clip_image001Um artigo elaborado por Mio Ikeda, da sucursal de Saga do jornal japonês Mainichi, informa que a produção de ostras na região voltou a crescer depois que foi descoberta uma substância que aparecia na concha e impedia o crescimento do seu conteúdo. Em 2016, a produção naquela região era de 97 toneladas, caiu para 34 toneladas em 2018 e ficou somente com 12 toneladas em 2019, inviabilizando a atividade. 

Esta foto mostra ostras com anêmonas do mar anexadas.(Foto cortesia do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro da Prefeitura de Saga

O centro local de promoção da pesca na Prefeitura de Saga, no sudoeste do Japão, mais do que dobrou sua produção de ostras cultivadas anexando anêmonas do mar às suas conchas para evitar que as chamadas cracas cresçam nelas e inibam seu desenvolvimento.

A criação de ostras floresceu no distrito de Oura, em Tara, na prefeitura de Saga, de acordo com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Pesqueiro da Prefeitura de Saga. As cracas e ascídias presas às conchas consomem o fitoplâncton necessário para o crescimento das ostras, cobrem-nas e as impedem de respirar, o que se acredita ser a causa do crescimento atrofiado e da morte em massa, segundo o artigo.

Em 2019, eles começaram a coletar e cultivar a anêmona do mar Aitapsiomorpha, no Mar de Ariake, e iniciaram experimentos prendendo-a às conchas de ostras jovens. A quantidade de cracas crescendo em ostras com anêmonas do mar aderidas foi reduzida em 95%. Em comparação, aquelas que não tinham anêmonas, as novas aumentaram a produção das ostras em 2,1 vezes, descobriram os pesquisadores. A porcentagem de ostras maiores que 60 gramas também aumentaram 2,2 vezes.

Todos sabem que os japoneses consomem muitos pescados e frutos do mar. As produções de ostras na região são importantes também, pois ajudam no aumento do turismo para a região, elevando os rendimentos dos pescadores. Estes artifícios, no entanto, exigem muito cuidado ao longo do tempo, pois os seus cultivos podem provocar outros problemas, como o que tem ocorrido com muitos produtos do mar que são criados em todo o mundo.

No Brasil, estes cultivos são ainda raros e as ostras consumidas costumam ser naturais. Infelizmente, não apresentam a qualidade que se observa em alguns países do exterior.


2 Comentários para “Aumento da Produção de Ostras no Japão”

  1. Luiz Rosenberg
    1  escreveu às 16:31 em 13 de março de 2021:

    As ostras cultivadas em Cananéia não ficam devendo nada àquelas produzidas no Exterior. Na praia do Perequê, no Guarujá, são vendidas a R$ 50 por dúzia. Chegam de Cananéia às sextas feiras. Recomendo o Restaurante Pescador

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:31 em 13 de março de 2021:

    Caro Luiz Paulo Rosenberg,

    Obrigado pelo comentário. V. tem razão, mas a quantidade consumida no Brasil é muito modesta, quando comparado com os EUA ou Japão. Lamentavelmente, muitos frutos do mar cultivados, com o tempo, tendem a gerar problemas, exigindo cuidados especiais, como o camarão no Sudeste Asiático, e até o salmão no Chile.

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: