Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Multiplicam-se Eventos Independentes e Lamentáveis

28 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Além da humanidade estar profundamente afetada pela pandemia da Covid-19 e suas consequências econômicas e sociais, um acidente com um navio de porte no canal de Suez colocou a necessidade do uso da rota contornando a África na ligação da Europa com a Ásia. Um incêndio num galpão em Taboão da Serra, no Estado de São Paulo, destruiu importantes acervos de artistas, alguns já falecidos. Mesmo que muitos destes estarem devidamente segurados, nem sempre isto é suficiente.

Manabu Mabe promoveu há anos uma exposição de suas obras em Tóquio, no Japão, tomando algumas delas emprestadas dos então proprietários. O avião da Varig que as trazia de volta imagedesapareceu no mar, não tendo sido mais localizado até hoje. O pintor ficou cerca de dez anos pintando, pois os que tinham emprestado preferiam receber novas obras aos valores dos seguros.

Foto do navio encalhado no canal de Suez que impede a passagem de outras embarcações

O uso alternativo da rota contornando a África para os navios que utilizam normalmente o canal de Suez implicam em custos adicionais. Muitas das obras perdidas no incêndio de Taboão da Serra, mesmo seguradas, são impossíveis de serem repostas, pois alguns dos artistas já faleceram, como o caso de Tomie Ohtake.

Os seguros podem resolver partes destes problemas, mas não de forma perfeita. Alguns implicarão em longas discussões no Judiciário até serem resolvidos nos seus custos. Os especialistas em seguro entendem que não se devem juntar todos os riscos numa só operação, mas dividi-los em diversas alternativas, para que tenham soluções mais rápidas e razoáveis.

Nos casos da pandemia da Covid-19, ainda que os riscos estejam generalizados por muitos países, alguns estão conseguindo resultados melhores, enquanto no Brasil ainda não se visualiza soluções razoáveis, pela falta de uma ação eficiente do governo que cobre as principais dificuldades. As discussões em andamento parecem atribuir grande importância para questões políticas e eleitorais, enquanto muitos da população continuam morrendo ou afetados, principalmente entre os mais pobres e desamparados, lamentavelmente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: