Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Pesquisa no Rio Aponta Bolsonaro Com Aprovação Baixa

5 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Todos sabem que as pesquisas de opinião apresentam limitações e os seus dados podem se modificar rapidamente. Um artigo de Bernardo Mello, publicado no site do jornal O Globo, refere-se a uma pesquisa efetuada pela IPEC (Inteligência, Pesquisa e Consultoria), entre 18 e 23 de fevereiro, apontando que 28% dos entrevistados consideram a gestão do Jair Bolsonaro como ótima ou boa, enquanto 39% como ruim ou péssima. Os evangélicos seriam as bases do apoio, mas não se referem aos diversos grupos que possuem posições diferentes entre eles.

As pesquisas efetuadas por Datafolha e Ibope, que são realizadas com maior frequência, em fins de janeiro último apontavam 31% que consideravam o governo ótimo ou bom, e a rejeição já superaria, chegando a 40%. Atualmente, a situação é adversa não somente ao governo brasileiro como muitos outros no mundo, mas as indicações são de que mudanças de clip_image002opiniões da população são lentas, mesmo piorando para os governos diante da pandemia da Covid-19 que vem se mostrando mais dramática que prevista, exigindo grandes esforços governamentais para manter sua economia em direção à recuperação, ainda que modestas.

Jair Bolsonaro continua subestimando sua responsabilidade sobre a situação difícil do Brasil atual

As medidas para manter uma assistência mínima para os menos privilegiados da sociedade brasileira se alimentarem encontram dificuldades para entendimentos dos membros do Legislativo com o do Executivo. As medidas na área da saúde, em diversas regiões, continuam se agravando, havendo divergências entre diversas agências governamentais, principalmente com as autoridades locais. Tudo isto só complica mais no sentido de um mínimo de eficiência nas medidas indispensáveis. E parece que a prioridade seja política, visando às eleições futuras.

A situação brasileira vem se agravando quando comparada com a de muitos outros países, tanto na saúde como um conjunto amplo de medidas indispensáveis para manter a sua imagem, visando conseguir suportes para programas indispensáveis. Mesmo que outros países desejem ajudar o Brasil, como na Amazônia, as autoridades locais não vêm colaborando na melhoria de suas relações internacionais.

Fica-se com a impressão que não estamos nos empenhando no sentido de fazer o mínimo indispensável, tanto na difícil área da saúde, como no conjunto das medidas governamentais, aproveitando as disposições do exterior que estão ficando cada vez mais reservados, como a população brasileira, não se sabendo claramente o que está sendo perseguido pelo atual governo, nem convencer os parlamentares e outros representantes da população.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: