Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Rainha Elizabeth II Enfrenta Bem um Caso Complicado

10 de março de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Muitos imaginavam que a questão levantada pelo príncipe Harry e Meghan Markle na entrevista concedida para a famosa Oprah Winfrey fosse simples e superficial, para ter grande repercussão. Mas na medida em que o ponto central se torna o racismo no Palácio Buckingham, o problema torna-se muito mais grave. A rainha Elizabeth II parece estar tratando imageda investigação indispensável com toda a importância que o assunto merece, muito mais sérias que as primeiras reações de membros da família imperial do Reino Unido.

Foto da entrevista da agência noticiosa AFP publicada no site do Estadão, cuja matéria vale a pena ser lida na sua íntegra

Eu e muitos leitores imaginávamos que a boa entrevista tratava das dificuldades naturais de membros de uma família imperial com os demais, como já aconteceu no Reino Unido e em outros países, como o Japão. No entanto, na medida em que detalhes vão se tornando público, até contra a posição de conselheiros do Palácio Buckingham, a rainha Elizabeth II percebeu que o ponto central das diversas questões era o racismo.

Como todos sabem, Meghan Markle é uma afro-americana e alguns membros da família imperial do Reino Unido comentavam qual seria a cor da pele do seu filho com o príncipe Harry.

Recentemente, com os lamentáveis acontecimentos nos Estados Unidos, com policiais matando negros como se vê com frequência na televisão, a questão racial ganhou uma importância universal. A imprensa mundial ressalta o problema e até a tenista japonesa campeã Naomi Osaka que é uma personalidade que marca sempre que possível a sua clara posição contrária à discriminação. Todos sabem que ela é também multirracial.

Faz muito bem a rainha Elizabeth II, que subiu muito no meu conceito, na medida em que coloca a questão como de vital importância. Tenho três netos e todos eles são multirraciais, o que muito me orgulha.

O mundo não pode admitir qualquer resquício de discriminação racial. Mesmo com todas as dificuldades, está se verificando que negros, principalmente, estão ganhando o espaço que merecem entre os muitos povos. A música popular brasileira não seria reconhecida no mundo não fora o destaque dos negros brasileiros, a criatividade dos brasileiros se deve, em grande parte, por causa da multirracionalidade.

Espera-se que a rainha Elizabeth II consiga atingir o seu intento, com o Palácio Buckingham totalmente livre de qualquer sinal de discriminação racial. O Império Britânico se tornou relevante no mundo por estar em todos os lugares, sem nenhuma discriminação racial.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: