Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desastres Naturais e Suas Vitimas

30 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado no site do The Economist mostra que os números de desastres naturais, hidrológicos, climatológicos e meteorológicos estão aumentando, mas suas vítimas fatais estão se reduzindo.

clip_image002

Mapa publicado no artigo do site do The Economist

Quando se toma conhecimento de acidentes naturais como o de Harvey, que atinge parte dos Estados Unidos, notadamente o Estado de Texas e sua grande metrópole Houston, com a abundância de cenas fotográficas e de televisão, todos ficam impressionados com os estragos imensos mesmo em países desenvolvidos. Mas, relativamente, as suas vítimas fatais são pequenas, ainda que muitos sofrimentos e prejuízos materiais estejam ocorrendo. Não há dúvidas que as assistências aos atingidos melhoraram sensivelmente, quando comparados com outros que ocorreram no passado.

Neste ano, as irregularidades climáticas estão sendo acentuadas em diversas partes do mundo, mas as vítimas são naturalmente em maior número nos países pobres ou emergentes, mesmo que os estragos materiais possam ser equivalentes.

clip_image004

Este gráfico no mesmo artigo do The Economist é extremamente expressivo do que está acontecendo

O artigo informa que os Estados Unidos estão ao lado da China e da Índia nos desastres naturais entre 1995 e 2015, segundo os dados das Nações Unidas. Lamentavelmente, este tipo de acidentes está aumentando ao longo do tempo, como pode ser verificado no gráfico abaixo.

clip_image006

Desastres naturais com seus tipos. Gráfico constante do artigo no site do The Economist

Segundo o artigo, o número de vítimas fatais está se reduzindo graças às medidas de segurança, como as melhorias das edificações, esquemas de prevenção de inundações, além das assistências às vitimas, processo que está se disseminando pelo mundo, inclusive em regiões pobres, mesmo que numa velocidade abaixo do desejado.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: