Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Variadas Tentativas Para Automóveis Ecológicos

10 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

São muitas as tentativas em todo o mundo para lançar automóveis que sejam amigos da ecologia. Os mais frequentes, atualmente, são os híbridos, entre eles os movidos à gasolina e eletricidade. Mas existem os com gases naturais, como com etanol de variadas origens.

Os japoneses lançaram os minicarros, com baixo consumo de energia, mas as quedas dos preços dos híbridos estão mais rápidas do que esperavam, o que exigem novas reações para mantê-los competitivos.

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Nippon Oil Pesquisa Biocombustível

8 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Há um esforço mundial para a produção de biocombustíveis com custos competitivos. O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticia que a Nippon Oil, que possui a maior rede de refinarias e distribuição de derivados de petróleo do Japão, iniciou pesquisas neste sentido. Junto com seus parceiros Hitachi Plant Technology e a Euglena, as pesquisas objetivam conseguir uma produção maciça de biocombustível nos próximos cinco anos.

Eles utilizarão a euglena, um organismo verde unicelular, que se desenvolve facilmente nos lagos e nas represas. Produz um óleo cujo custo está estimado em 70 yens por litro, o que o torna competitivo com o etanol produzido da cana de açúcar, do milho e outros produtos.

Este biocombustível já vem sendo testado pela JAL em aviões, e visam também suprir a demanda dos ônibus. Seria uma importante alternativa para o Japão, que não conta com áreas para a produção de cana de açúcar, cereais ou outras matérias-primas para o etanol, que necessita ser importado.

Este biocombustível contribuirá para o programa japonês de produção de energia não poluente a custos competitivos. Isto, evidentemente, exigirá esforços adicionais para as pesquisas, visando maior eficiência na produção do etanol.


Coreanos Lançam Lojas Conjuntas

7 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Dentro do que o embaixador brasileiro em Seul Edmundo Fujita observa muito bem como uma cultura de sanduíche, os coreanos lançaram uma rede de lojas conjuntas de diversas marcas para competirem com eficácia com os produtores de outros países.

Marcas conhecidas como KT, SK, Samsung e LG associaram-se para vender seus produtos numa mesma loja, obtendo sensíveis economias de escala e de aglomeração.

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Compreendendo a Política Econômica Chinesa

6 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Intercâmbios | Tags: | 4 Comentários »

Não é fácil compreender o que acontece na economia chinesa, dada a quantidade de informações divulgadas, que parecem contraditórias aos olhos de muitos ocidentais. Aliás, deve ser difícil até para os chineses, pois os dados não parecem muito uniformes, como acontece em todos os processos de desenvolvimento acelerado, com estatísticas em que nem mesmo eles confiam.

Mesmo numa política econômica de comando centralizado, a grande complexidade de um gigante como a China, com todas as suas diversidades regionais, setoriais, entre empresas nacionais e estrangeiras, diferenças entre classes sociais e pessoas, faz com que seja humanamente impossível ter uma evolução equilibrada, mesmo com a ajuda da informática.

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Enxurrada de Inovações Tecnológicas na Ásia

2 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , | 2 Comentários »

Para quem abre os jornais eletrônicos asiáticos de vários países fica impressionado com a verdadeira enxurrada de inovações tecnológicas que são anunciadas, tanto pelas empresas como pelos centros de pesquisa.

Neste mundo globalizado e cada vez mais competitivo, para superar as dificuldades que são impostas pela crise que continua afetando o mundo, os empresários necessitam descobrir novos produtos, mais baratos e eficientes.  E estão empenhados nesta dura luta pela sobrevivência, introduzindo dezenas de inovações.

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Suporte Oficial Japonês Para o Trem Rápido

1 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Destaque, Trem Rápido | Tags: , , , , ,

Depois de perder uma grande concorrência de projetos de usinas nucleares nos Emirados Árabes Unidos, o governo japonês acordou para a atual realidade internacional.  Sem uma intensa coordenação das agências governamentais com o consórcio de empresas japonesas, não há como ter condições competitivas.

O respeitável jornal econômico japonês Nikkei noticia hoje que o governo japonês está ciente desta necessidade, tanto que o primeiro-ministro revelou a disposição de ajudar o setor privado japonês numa concorrência na Ásia.  O mesmo fará no Brasil.

Agora, este jornal noticia que, por intermédio do JBIC – Japan Bank for International Cooperation, haverá uma assistência oficial para o consórcio japonês participar da concorrência que será efetuada no Brasil, ligando Campinas a São Paulo, Guarulhos até chegar ao Rio de Janeiro.  Volta a atuar como o consagrado “Japan Inc.”

A concorrência será acirrada, pois franceses, alemães, chineses e coreanos estão dispostos a participar da concorrência brasileira, usando todos os instrumentos que dispõem.  Como o edital permite a exploração do complexo ligado ao trem rápido, por um longo prazo de 40 anos, o consórcio que deverá incluir uma empresa ferroviária japonesa ganha competitividade, com a experiência acumulada no Shinkansen.

O adequado aproveitamento dos imóveis próximos de onde se localizam as estações ferroviárias se torna estratégico para baixar os custos das tarifas, ponto importante no edital.

A tecnologia japonesa é considerada adequada para as características brasileiras, pois há um desnível de cerca de 700 metros entre São Paulo e Rio de Janeiro, e a nipônica, que apresenta tração em todos os vagões, ajusta-se aos trechos acidentados.

O ponto crucial torna-se, agora, os participantes brasileiros do consórcio japonês, por conhecerem as especificidades brasileiras, além de longa experiência em projetos de envergadura, inclusive de exploração de infraestrutura depois da privatização, envolvendo conhecimentos que vão além da engenharia.  Os problemas enfrentados pela Toyota mostram a importância do conhecimento local muito profundo.

Uma visita do mais alto escalão do governo japonês ao Brasil seria oportuna, pois outros países estão realizando a mesma.  Uma conversa direta com o governo brasileiro sempre resulta num posicionamento estratégico, como está se notando no caso dos aviões para a FAB.  Tudo exige o máximo cuidado.

O jogo está se tornando interessante, com grandes vantagens para o Brasil.


Alimentos com Menos Produtos Químicos

1 de março de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Os japoneses são hoje os maiores consumidores de produtos agrícolas chineses.  Percorrendo os supermercados japoneses, nota-se a invasão de legumes e hortaliças chineses que estão sendo oferecidos, sendo que as produções locais se concentram nos produtos de elevado valor comercial.

Agora, as empresas japonesas ligadas a universidades como a de Tsukuba e de Ibaraki, como a Academia Active Organics LLP, está procurando capitalizar o interesse dos produtores chineses no uso de métodos que utilizam menos produtos químicos. A notícia está no Nikkei.

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Deficiências Sul Americanas de Comunicação

28 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , ,

Para as atividades que dependem da comunicação rápida e eficiente, os sul-americanos, notadamente os brasileiros, sofrem as incompreensíveis deficiências de todo o sistema, principalmente as relacionadas com a internet e intercâmbio de dados.

O Brasil, que pretende ser considerado um dos países mais promissores entre os BRICs, continua contando com um sistema considerado o sétimo em qualidade, mesmo na América do Sul.

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Toyota Continua Errando

24 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , , , | 2 Comentários »

O anúncio antecipado do depoimento do presidente da Toyota no Congresso Norte-Americano é uma grande falta de respeito aos parlamentares daquele país. Mostra que o comando da empresa japonesa continua desorientado, desajustado com os costumes dos países estrangeiros.

O depoimento é burocrático, mostrando que não existe um gesto à altura dos problemas que enfrenta, sem a consciência que já não se trata da Toyota, mas da imagem do Japão e de sua indústria em todo o mundo.

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Lojas de Departamento Estão Perdendo Espaço no Japão

23 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , ,

lojas Com a atual crise que afeta o Japão, as lojas de departamento estão sendo as mais atingidas, por terem custos elevados com limites para serem comprimidos. Enquanto lojas independentes, mesmo de grandes redes, contam com maior liberdade para medidas criativas.

De outro lado, as vendas online que dispensam aluguéis pesados, instalações sofisticadas e pessoal com boa apresentação ganham espaços. Até os presentes estão sendo vendidos online, com as lojas servindo somente como show room.

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