Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Melhorias em Algumas Escolas Locais

12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , ,

clip_image002São frequentes as informações sobre escolas públicas que estão conseguindo, segundo diversas fontes de informação, bons resultados em regiões de pouco desenvolvimento econômico. O suplemento da Folha de S.Paulo destaca o Brasil que dá certo na Educação.

Capa do suplemento O Brasil que dá Certo Educação, do jornal Folha de S. Paulo

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Hábitos Japoneses Relacionados Com a Escola

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Ewerthon Tobace no site da BBC Brasil informa sobre os hábitos dos alunos, mesmo nos cursos fundamentais, de cuidarem da limpeza da escola, o que difere muito do que acontece no nosso país, onde professores chegam a ser agredidos pelos alunos.

Alunos fazendo a limpeza nas escolas, na ilustração do artigo publicado no BBC Brasil.

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Onde Fracassamos na Formação dos Brasileiros

21 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , , | 6 Comentários »

clip_image002 A coluna da Folha de S.Paulo trouxe uma nota de Marcelo Coelho, um experimentado jornalista com formação de sociólogo, sobre suas observações das demonstrações populares na Avenida Paulista no domingo passado.

As manifestações contra o governo na Avenida Paulista

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Próximo do Milagre na Educação Privada de Baixo Custo

7 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Se o artigo não estivesse publicado no The Economist, que apesar de ter um viés pelas atividades privadas goza de elevada credibilidade, eu não acreditaria no que estava lendo. Escolas privadas de baixíssimo custo estão conseguindo melhores resultados dos que as públicas em alguns países pobres.

Foto que ilustra matéria publicada no The Economist

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Professor do MIT e o Engenheiro do Futuro

3 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , | 2 Comentários »

Um interessante artigo foi elaborado por Leticia Arcoverde e publicado no Valor Econômico sobre as conclusões a que chegou o professor Donald Sadoway, do MIT. As distorções de muitos engenheiros na sua formação são apontadas por ele, inclusive dos que atuam no setor econômico no Brasil sem conhecimentos de ciências sociais ou uso adequado de estatísticas.

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Foto de um grupo no MIT – Massachusetts Institute of Technology, que vai muito além da engenharia

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Fusão de Conteúdos das Disciplinas nos Colégios

6 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

Um artigo publicado por Isabela Palhares no Estadão informa sobre as experiências de algumas escolas secundárias de pesquisas interdisciplinares.

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Charge explicitando algumas dificuldades dos alunos

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Yomiuri Shimbun Sobre a Reforma Universitária no Japão

17 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image001O importante jornal Yomiuri Shimbun coloca a sua posição sobre a reforma universitária que está sendo recomendada pelo governo no Japão, que tem importância universal.

Yomiuri Shimbun tem versão em inglês

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Educação de Alta Qualidade Pela Internet

22 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um importante artigo foi publicado por Camilo Rocha no jornal O Estado de S.Paulo sobre a visita ao Brasil de Daphne Koller, presidente da maior plataforma mundial de aulas online conhecido como Coursera, aberto para as massas, sistema que é conhecido nos Estados Unidos como Moocs. Somente do Brasil já existem 300 mil alunos nesta plataforma, figurando depois dos Estados Unidos, a Índia, a China e o Reino Unido, quando os chineses possuem o esquema de maior apresentação em mandarim, e os demais países utilizam o inglês como idioma. No Brasil, com a ajuda da Fundação Lemann estão sendo traduzidas e adaptadas muitas aulas das grandes universidades norte-americanas, em português, que são oferecidos gratuitamente, atendendo as demandas dos estudantes brasileiros que reconhecem as limitações das ofertas de educação de alta qualidade. Agora serão incorporadas aulas em colaboração com a USP – Universidade de São Paulo e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.

clip_image002                                           Dephne Koller, presidente da Coursera

A íntegra do resumo da entrevista com ela está no link: http://blogs.estadao.com.br/link/coursera-chega-ao-brasil/. As informações podem ser complementadas sobre as iniciativas com a USP e a UNICAMP pelo link: http://blogs.estadao.com.br/link/aulas-online-permitem-cursos-customizados/.

Dephne Koller explica que os cursos nos Estados Unidos também são gratuitos, mas os certificados das conclusões dos cursos são cobrados, sendo que naquele país estes são aceitos para os empregos nas grandes empresas. Ela espera que no Brasil também, como o maior conhecimento destes cursos, as empresas venham a considerar as conclusões dos mesmos para a seleção de pessoal.

Reconhece que no Brasil ainda existe uma insuficiência da oferta de cursos de alta qualidade, ao mesmo tempo em que muitos estudantes não dispõem das condições para frequentarem os cursos regulares, com os quais este esquema não pretende competir. Muitos estão efetuando os cursos pela internet, diante do reconhecimento que a educação é o meio mais adequado para a ascensão social.

O que está se cogitando com a UNICAMP são cursos personalizados que atendam as necessidades de cada estudante, segundo informações do pró-reitor, João Frederico Meyer. Também o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Minze explica esta característica personalizada.

Espera-se que estas inovações e aperfeiçoamentos tenham um grande impacto na melhoria dos recursos humanos brasileiros, que seria relevante para o processo de aceleração do desenvolvimento econômico, político e social do Brasil.


Aspirações Pela Educação de Tempo Integral no Primário

19 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

No Estado de São Paulo está se verificando uma multiplicação de escolas particulares para o ensino fundamental, de forma que em três anos os alunos matriculados aumentaram em 77%. Os pais dos alunos estão preferindo que seus filhos, ao invés de frequentarem diversos estabelecimentos para completarem a sua educação, estão preferindo as escolas que em tempo integral também proporcionam outras atividades alem das normais. Um suplemento sobre educação do jornal O Estado de S.Paulo fornece informações à respeito, havendo muitos anúncios de escolas que estão proporcionando estes tipos de ensino, que não se resume somente ao ciclo fundamental.

Sempre houve escolas em São Paulo com a fama que qualificavam os seus alunos para superarem os vestibulares para os cursos superiores. Um dos complementos eram os ensinos de língua, que ao invés de estabelecimentos especializados, eram dados junto com os ensinos convencionais. As informações são que muitos alunos pretendem completar as suas formações no exterior. Muitas escolas estão, ao lado do aumento do tempo em que os alunos ficam no estabelecimento, pensam numa formação mais ampla, como aulas para o ensino do cultivo de alimentos que fazem parte do cotidiano das crianças. Os aparelhamentos utilizados também estão se sofisticando, havendo muitos que contam com a informática que também é utilizada pelos alunos, mudando fundamentalmente as técnicas de ensino.

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Também existem algumas escolas públicas que estão proporcionando ensino de tempo integral, com muitas localizadas no interior do Estado de São Paulo que são acompanhadas pelos pais mais interessados. Existem até as que efetuam pesquisas em conjunto com entidades de ensino superior, para estimularem os alunos aos trabalhos didáticos mais intensos.

Evidentemente, os pais com formações mais sofisticadas se interessam nas pesquisas das instituições que podem proporcionar um ensino de qualidade para seus filhos. Costumam ser de nível econômico mais elevado, pois estes cursos acabam sendo tendo custos mais elevados. Alguns estão constatando que as públicas também são competitivas com as privadas.

Como existe um exagero na importância atribuída ao nível de aprovação nos vestibulares, muitos pais procuram examinar com profundidade o tipo de ensino, para garantirem aos seus filhos uma formação mais integral, que não seja somente marcado pela ênfase na concorrência.

Existem até pais que escolhem escolas diferentes para seus muitos filhos, considerando as características pessoais de cada um deles. Também a praticidade do que é ensinado, com exemplos dos usos cotidianos acabam sendo aproveitados.

O que se espera é que estes tipos de inovações que começaram em algumas escolas tendam a se generalizar-se pelos ensinos básicos de todas as escolas, começando por Estados mais privilegiados, mas que já existem também em algumas localidades onde os pais estão mais interessados e atualizados.


Destaque Eventual de Acadêmico Brasileiro

14 de agosto de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

Ainda que uma andorinha não faça o verão, quando um acadêmico brasileiro de matemática como Artur Avila, 35 anos, recebe um prêmio considerado equivalente ao Nobel de Matemática, a Medalha Fields, concedida pela União Internacional de Matemática, mesmo que atualmente ele não esteja trabalhando no Brasil, acaba sendo um evento que deve ser destacado. Na ocasião receberam também a Medalha Fields de 2014 o canadense Martin Haider e a iraniana Maryam Mirzakhani. Ele é pesquisador do IMPA – Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, do Rio de Janeiro, e hoje se encontra trabalhando no CNRS – Centro Nacional de Pesquisa Científica, órgão do governo francês, que manifestou regozijo pelo fato, por intermédio do Presidente François Hollande. Ele recebeu a honraria das mãos da Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye em Seul. A próxima reunião da União Internacional de Matemática deverá ocorrer no Brasil em 2016.

clip_image002            Artur Avila recebe a Medalha Fields da Presidente da Coreia do Sul, Park Geun-Hye

Ainda que já existam pesquisadores brasileiros que estejam se destacando no cenário internacional pelas suas contribuições relevantes para os avanços científicos, deve-se admitir que o conhecimento médio dos brasileiros, notadamente em matemática, ainda é considerado precário, como constatado em algumas pesquisas comparativas. Mesmo que alguns avanços já estejam sendo registrados.

O que parece indispensável é que a educação fundamental no Brasil permita que os alunos brasileiros tenham conhecimentos equivalentes aos que estão sendo obtidos pelos asiáticos, tanto em matemática como em ciências como um todo.

Os recursos humanos indispensáveis para o desenvolvimento brasileiro exigem que a média da população brasileira esteja qualificada, de forma competitiva, com outros países emergentes, não se restringindo somente a alguns centros de excelência. Ainda que estes também sejam necessários para a formação de quadros especiais que atendam os projetos de grande significado que o país já dispõe.

As notícias sobre as deteriorações das melhores universidades como as sustentadas pelo Estado de São Paulo são alarmantes, mostrando que seus dirigentes necessitam reformular suas políticas, visando menores benefícios próprios, fomentando novas pesquisas como formação de quadros de ponta.