Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Naomi Munakata Vai Fazer Falta

27 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Existem muitas informações sobre músicos que se destacaram começando suas carreiras nas igrejas. No caso de Naomi Munakata, seu pai era pastor de uma pequena igreja evangélica no bairro de Vila Mariana em São Paulo. Em vez de instrumentos, preferiu dirigir coros, o que a levou a aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior, acabando se consagrando na direção do Coro da OSESP por décadas, tendo também regido outros no Brasil, como no Teatro Municipal de São Paulo.

image

Naomi Munakata, regente de coro que se consagrou na OSESP

Leia o restante desse texto »


Necessidade de Medidas Drásticas

18 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Os atuais resultados que estão sendo obtidos no combate à coronavírus no mundo indicam que, quando se envolve o interesse público, algumas medidas drásticas que chegam a afetar o interesse individual necessitam ser prejudicados. Notadamente, quando os mais idosos e frágeis acabam sendo atingidos.

O coronavírus, que começou a se propagar a partir da China, está sendo controlado na Ásia e hoje está se espalhando pelo mundo a partir da Europa

Leia o restante desse texto »


Cingapura é Exemplo Mundial Para Controle do Coronavirus

11 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Ainda que Cingapura seja um pequeno país de somente 720 quilômetros quadrados, com população de 6 milhões de habitantes, aquele país ilha teve somente uma morte com coronavírus, com 130 infecções, tendo já 82 pacientes que receberam alta até 6 de março último. A Organização Mundial de Saúde – OMS considerou o melhor exemplo de combate à Covid 19, para a considerada Capital do Sudeste Asiático que recebe milhões de visitantes de todo o mundo. Aproveitaram a experiência do duro surto de SARS de 2003, quando perderam 23 pacientes. O seu sistema de saúde é altamente eficiente, com a população, empresas e a imprensa contribuindo coletivamente, aceitando medidas duras que possam ser consideradas autoritárias, como a expulsão dos suspeitos de contaminação que não obedecem ficar isolados em suas casas.

clip_image002

O principal jornal de Cingapura publica diariamente na sua primeira página as medidas a serem tomadas para evitar a propagação do coronavírus

Leia o restante desse texto »


Japão Fecha Todas as Escolas até Abril

28 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação, Saúde | Tags: , ,

Uma notícia divulgada por Mari Yamaguchi no Japan Today informa que o governo de Shinzo Abe determinou o fechamento de todas as escolas até abril próximo. No Japão, costuma haver um mês de férias em março, no inicio da primavera local, mas somente as escolas de clip_image002enfermagem poderão funcionar, procurando evitar a propagação do coronavírus naquele país. A medida atinge do pré-primário até as universidades.

Os estudantes japoneses estão utilizando máscaras para se defenderem da propagação do coronavirus, conforme artigo publicado no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


As Duras Lições do COVID 19 Para o Mundo

19 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Ainda que a Organização Mundial de Saúde – OMS considere que a crise provocada pelo COVID 19 menos letais que a Síndrome Respiratória Grave (SARS) ou a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) sofridas no passado, a atual é mais assustadora pela sua propagação rápida, tendo provocado já mais de dois mil óbitos, com o contágio de pelo menos clip_image00274 mil somente na China. Segundo os dados fornecidos até hoje, 19 de fevereiro de 2020, sendo 900 casos fora da China, em 30 países.

Foto da Reuters publicada no artigo da Folha de S.Paulo, mostrando os passageiros do Diamond Princess, que começaram a deixar a embarcação depois de 14 dias de quarentena

Leia o restante desse texto »


Coronavírus É Mais Grave do que Suposto

19 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Lamentavelmente, o coronavírus, que começou a afetar os seres humanos na China, denominado pelo Conselho Mundial de Saúde como Covid 19, vem se mostrando de rápida propagação e elevada mortalidade. Só na China, anuncia-se que na noite de segunda-feira, dia 17, mais de 72.500 estariam infectados, com uma mortalidade que já se aproxima de dois mil, inclusive sete médicos chineses. Até o diretor do Hospital Wuchang, de Wuhan, Lui Zhiming, teria falecido, apesar dos esforços médicos para a sua recuperação.

clip_image002Os países que estão com seus nacionais infectados, inclusive em grandes navios de excursão na Ásia, estão procurando retirá-los, enviando aviões para tanto, numa operação complexa, com o máximo de cuidado dos profissionais que estão envolvidos.

Foto: Reuters/China Daily, que consta da matéria divulgada no China Daily, cuja matéria vale a pena ser lida na íntegra

Leia o restante desse texto »


Mudanças Frequentes das Decisões do Governo

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags:

Como têm sido frequentes em muitas decisões do governo brasileiro, as televisões estão informando agora que os brasileiros que se encontram em Wuhan, na China, serão transferidos para o Brasil, onde ficarão na chamada quarentena, que não é necessariamente de quarenta dias. O próprio presidente Jair Bolsonaro havia informado que não seriam transferidos, mas os pedidos transmitidos por estes brasileiros parecem ter provocado a mudança da posição. Ainda que seja uma medida sensata, lamenta-se a precipitação do anúncio feito pelo presidente, como tem sido exageradamente frequente. Este site também reformula a informação divulgada, baseada na afirmação do presidente. A orientação deste site será aguardar, no mínimo um dia, as decisões do governo que podem voltar a serem alteradas.


Riscos do Coronavírus Para Estrangeiros

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

Muitos países no mundo estão providenciando a retirada dos seus cidadãos da China, dando prioridade aos diplomatas que se encontram nas zonas consideradas mais críticas para os contágios com o coronavírus, no mínimo temporariamente. O presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil só tomará medida desta natureza quando contar com um local no país onde possa acolhê-los. Como são brasileiros originários de diferentes estados, os suspeitos de contágios clip_image002estão sendo atendidos em diferentes unidades, como é natural. As autoridades de saúde afirmam que estão em condições de atender estes seus cidadãos.

Muitos países estão retirando seus cidadãos da China para evitar que sejam contaminados pelo coronavírus

Leia o restante desse texto »


Coronavírus É Mais Sério do que Avaliado Inicialmente

28 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Quando ocorre um problema grave como a atual crise provocada pelo coronavírus originário de Wuhan, na China, que já está já causando impacto mundial, ele costuma ser decorrente de diversas falhas. As autoridades chinesas já estão tomando medidas drásticas, mas tudo indica que o problema já pode ter se espalhado por outros países, estando fora de controle. Um artigo publicado no The New York Times, elaborado por uma grande equipe de jornalistas, dá uma pálida noção do atual quadro, que já provoca uma queda significativa das ações nas bolsas, com mudanças substanciais no câmbio, mostrando que até na economia mundial a recuperação torna-se mais problemática.

clip_image002

Mapa publicado no New York Times mostrando que, de Wuhan, o problema se espalhou principalmente pela Ásia, mas também atinge os Estados Unidos, a Europa e a Austrália. As mortes ainda se restringem à China

Leia o restante desse texto »


Avanços Significativos no Diagnóstico de Câncer no Japão

28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , ,

clip_image002Uma simples gota de sangue permite o diagnóstico rápido e barato de 13 tipos de câncer: no aparelho gástrico, esôfago, pulmão, fígado, bílis, intestino, ovário, próstrata, bexiga, seios, sarcoma e glioma (livre tradução de termos médicos), entre outros. 

Notícias distribuídas pelas agências noticiosas japonesas Kyodo e Jiji estão sendo divulgadas pelos principais jornais japoneses. Com uma simples gota de sangue, com 99% de segurança, podem ser obtidos os diagnósticos de 13 tipos diferentes de câncer a custos baixos

Leia o restante desse texto »