Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Experiência Japonesa no Combate ao Coronavírus

26 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , , | 2 Comentários »

A jornalista Lisa Du publicou um interessante artigo no site da Bloomberg explicando as causas dos bons resultados obtidos no Japão no combate ao coronavírus, onde apenas cerca de 18 mil infecções foram registradas. Isto contrasta fortemente com os dados brasileiros que já superou mais de um milhão de pacientes. Eles utilizaram os 450 centros de saúde públicos clip_image002criados nos anos 30 do século passado para o combate à tuberculose, que foram se alterando ao longo do tempo, e agora são utilizados de forma eficiente no combate à atual pandemia, algo parecido com o SUS – Sistema Único de Saúde dos brasileiros.

Centros de saúde públicos no Japão

Leia o restante desse texto »


TCU Indica Falta de Estratégia Para Combater a Pandemia

25 de junho de 2020
Por: Naomi Doy | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Em termos veementes, a unanimidade dos ministros do Tribunal de Contas da União aponta a criminosa falta de uma estratégia do governo no combate ao coronavírus no Brasil.

Vital do Rêgo, ministro do TCU, apresenta relatório aprovado por unanimidade alertando o governo sobre a falta de uma estratégia no combate ao coronavírus. Foto publicada no site de O Globo, cujo artigo vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


A Responsabilidade dos Astros de Esportes

24 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Muitos atletas pensam que eles estão menos sujeitos a serem contaminados com o coronavírus, mas todos estão expostos de forma semelhante. Entre os jogadores de futebol profissional, dos 28 jogadores do Corínthians, 21 foram diagnosticados como contaminados. clip_image002Agora, os tenistas da Sérvia e da Croácia, entre outros, promoveram um torneio beneficente, sem mesmo tomar os cuidados mínimos e muitos foram afetados, inclusive o primeiro do mundo, o sérvio Novak Djokovic, segundo a imprensa.

O sérvio Novak Djokovic, primeiro do mundo, acabou contaminado pelo coronavírus

Leia o restante desse texto »


Combate ao COVID 19 Numa Favela Gigantesca na Índia

15 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Segundo Kiran Dighavkar, encarregado da luta na favela de Dharavi, próxima de Mumbai, na Índia, com um milhão de habitantes, “a única opção era perseguir o vírus, em vez de esperar que os casos chegassem”. As autoridades bateram 47.500 portas desde abril último para medir as temperaturas e os níveis de oxigênio, examinaram 700 mil favelados e montaram clínicas de febre, trabalhando proativamente, em vez de reativamente. As infecções diárias novas caíram para um terço, mais da metade dos doentes estão se recuperando e o número de clip_image002mortes despencou para 80 favelados. Um quadro muito diferente do resto da Índia e outros países como o Brasil.

Médicos e outros profissionais de saúde atuam na favela de Dharavi, com cerca de um milhão de habitantes, próxima a Mumbai, na Índia. Foto constante em artigo no site do Japan Times, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Nova Zelândia é um Pequeno País que Eliminou o Covid 19

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Entre os poucos países no mundo que eliminaram totalmente o corunavírus, destaca-se a Nova Zelândia, que fica na Oceania, a leste da Austrália, e conta com cerca de 10 milhões de habitantes. O Brasil mantém um bom intercâmbio com aquele país, que tem uma eficiente pecuária leiteira, que começou há décadas com o patrocínio do Banco Mundial, do qual participamos pessoalmente. Eles administram um projeto desta atividade no Brasil, cuja clip_image002tecnologia se espalha para outros produtores. Mas também ficou famoso pela sua produção de kiwi de alta qualidade, que é exportada para o mundo, mesmo que o comum, menos delicioso, seja produzido em muitos países, inclusive no Brasil.

Primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardem

Leia o restante desse texto »


Solução Democrática Para a Difícil Situação Brasileira

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , ,

Mesmo procurando ser otimista sobre uma solução democrática no Brasil atual, muitos analistas sensatos acabam entendendo que a população brasileira necessita tomar uma posição clara sobre estes seus problemas. Rogério Cezar de Cerqueira Leite, um ponderado e experiente analista, publica um artigo na Folha de S.Paulo e aponta esta necessidade, ao qual poderia se acrescentar o isolamento internacional que está se tornando evidente para o país. Até a China, a mais importante parceira comercial mundial do Brasil, passou a contar com a clip_image001Argentina superando a brasileira, como consta de uma nota da Bloomberg, reproduzida na Folha em português, referindo-se ao aumento do fornecimento de sua soja e da carne bovina, onde tínhamos uma ótima posição.

Rogério Cezar de Cerqueira Leite, do Conselho Editorial da Folha de S.Paulo, que publica seus artigos naquele jornal

Leia o restante desse texto »


Suspensão do Isolamento na França

7 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Os franceses estão entre os que mais apreciam tomar um café e ficar horas conversando nas calçadas das amplas avenidas. como as de Paris. O número de testados sobre a possibilidade de estarem com o coronavírus é elevado e qualquer volta do aumento deles pode provocar novo isolamento.

Os franceses não estão usando muitas máscaras, mas eles contam com uma rede de hospitais equipados para atender os possíveis contaminados, o que difere do Brasil

Leia o restante desse texto »


Beirando a Loucura com Coronavírus no Brasil

7 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

A impressão que fica para os que desejam acompanhar a difícil situação em que se encontra o Brasil na evolução da pandemia coronavírus é de que o governo federal brasileiro, constatando uma febre alta, resolve destruir o termômetro. O que não indica nenhuma racionalidade, deixando todos sem saber onde se encontram e para onde se evolui, por mais que os dados atuais sejam negativos. Quando muitos especialistas acreditam que os dados oficiais estão subestimados, por não incluírem os dos que faleceram sem o diagnóstico adequado de suas causas, as autoridades afirmam que eles estão superestimados, mesmo divulgados por eles mesmo.

Os últimos dados coletados pela equipe da Folha de S.Paulo composta por Renato Machado, Daniel Carvalho, Matheus Teixeira e Natalia Cancian indicam:

BRASIL X COVID-19

São brasileiros…

2,7% da população mundial

9,5% dos casos de Covid-19 registrados no mundo

8,8% das mortes acumuladas por Covid-19 registradas

28% das mortes diárias registradas em 4.jun, recorde diário no país

3o. lugar no mundo em número de mortes (atrás de EUA e Reino Unido)

103 dias de pandemia (do primeiro diagnóstico, em 25.fev, até sábado, 6.jun)

646 mil casos confirmados

35 mil mortes confirmadas

6.000 mortes em excesso subnotificadas por erro em testes *

27 estados com casos de Covid-19 (100%)

4.324 municípios com casos de Covid-19 (78%)***

5 estados com lotação de UTI superior a 90% **

Fontes: Governo federal; Johns Hopkins University (EUA); * DeltaFolha; **secretarias estaduais da Saúde; *** Brasil.io, grupo colaborativo que milita por dados abertos; dados até 5 de junho​

Leia o restante desse texto »


Pouco Esclarecida Morte do Doutor Hu Weifeng

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

clip_image002Muitos órgãos da imprensa inglesa tratam do assunto, entre eles um artigo de Kerry Allen, da BBC de Londres, mas as autoridades chinesas divulgam pouco do tema, deixando uma série de dúvidas no ar para todos.

O doutor Hu Weifeng, urologista, foi o primeiro que divulgou o problema do coronavírus em Wuhan, na China, e ele, que tinha problemas no fígado, foi afetado pela doença. Foto constante do artigo no site da BBC de Londres, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Dificuldades Para Admitir Erros Cometidos

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

Um artigo de David Keyton da Associated Press de Estocolmo, reproduzido em português pelo Valor Econômico, admite que o epidemiologista chefe da Suécia errou por não adotar o isolamento, comparando com o que ocorreu em outros países escandinavos, com a Dinamarca.

image

Gráficos constantes do artigo reproduzido no site do Valor Econômico, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »