Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Exemplo de Integração no Colégio São Bento

16 de junho de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A magnífica cobertura dada pelo jornal O Estado de S.Paulo no dia 12 último sobre o Colégio São Bento de São Paulo, mantido pelos monges beneditinos, mostra como imigrantes orientais recentes estão se integrando adequadamente na sociedade brasileira. A região onde se localiza o Colégio, no centro velho de São Paulo, conta hoje com menos adolescentes da antiga população paulistana, o que levou até a possibilidade de encerramento das suas atividades educacionais, que seria uma perda lamentável.

Nas suas proximidades se instalaram recentemente os novos imigrantes coreanos, mas a sua dimensão levou a criação de suas próprias escolas. Agora, aumentam os chineses, que não chegam a um número expressivo no Brasil e em São Paulo. Este Colégio tradicional que conta com as melhores instalações possíveis e uma biblioteca invejável, por influência do padre Lucas Xian e educadores chineses como a Juliana Wu que foram incorporados à instituição, acabou contando com um número expressivo de imigrantes chineses adolescentes, cujas famílias desejam a sua integração na sociedade local.

mosteiro_sao_bentoc17bc2d6cb43e07b7f5d3c2a7e6317fd

Fachado do Colégio e foto interna do Mosteiro de São Bento

Uma forte marca da sociedade brasileira acabou ajudando na sadia orientação da mais rápida integração destes jovens na comunidade local. Ainda que o Colégio tenha nos programas extracurriculares o ensino do mandarim, todas as demais atividades visam o tratamento igual ao dado aos demais alunos. Até alunos de outras origens estão se interessando pelo aprendizado do mandarim.

Nas atividades normais do Colégio, estes jovens chineses estão sendo orientados para todos os costumes locais, inclusive participação nas festas juninas com os trajes típicos do meio rural do Brasil. A participação do padre e educadores chineses foi decisiva para esta orientação adotada pelo Colégio, contando com o apoio determinado do abade do Mosteiro, D. Matthias Tolentino Braga.

O Mosteiro e o Colégio São Bento são patrimônios importantes de São Paulo, e é com grande alegria que recebemos a notícia de continuidade de suas atividades educacionais, adaptada às condições atuais, dentro de uma orientação que deve ser imitada por outras coletividades.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: