Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aparelho Japonês Para Facilitar a Tradução Instantânea

14 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , , ,

Um artigo postado por Lars Nystuen no site da Bloomberg informa sobre um aparelho japonês que facilita a tradução verbal entre 40 diferentes idiomas, aparentando ser prático para os que são obrigados a viajar por muitos países. Ainda que isto seja uma publicidade.

clip_image002

Esse dispositivo genial permite que você se comunique verbalmente em 40 idiomas instantaneamente. Foto constante do artigo publicado no site da Bloomberg

Leia o restante desse texto »


Justiça Mais Expedita e Eficiente

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Alguns sinais positivos começam a ser dados pelo Judiciário. De um lado, todos sabem que a justiça demorada acaba beneficiando os criminosos, inclusive porque muitos conflitos acabam sem ser julgados por decurso de prazo, por sobrecarga do Judiciário. Outros ficam imagetão afastados das suas ocorrências que não servem mais de exemplos para evitar a sua repetição. Também os conflitos das interpretações de órgãos coletivos apresentam demoras desnecessárias na medida em que não existe uma maioria clara nos órgãos colegiados.

Plenário do atual Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Judiciário, determinante no comportamento do restante do Poder Judiciário

Leia o restante desse texto »


CDPP Homenageia Affonso Celso Pastore Pelos Seus 80 Anos

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O CDPP – Conselho de Debates de Política Pública realizou um seminário para comemorar os 80 anos de Affonso Celso Pastore. Importantes personalidades, entre eles muitos ex-presidente e diretores do Banco Central do Brasil e dois ex-ministros referiram-se à sua excepcional produção acadêmica, ótimo desempenho como professor e administrador universitário, importantes atuações como secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e clip_image002presidente do Banco Central. Ele continua trabalhando como consultor econômico, dando palestras e concedendo muitas entrevistas à imprensa. Ele foi considerado como um dos mais destacados economistas que se formaram na FEA-USP – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, reconhecido no Brasil e no exterior.

Economista brasileiro formado na FEA-USP, onde se doutorou e foi professor visitante na Universidade de Chicago

Leia o restante desse texto »


Japão Pensa Proibir Fornecer Gratuitamente Sacos Plásticos

5 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Uma noticia da agência noticiosa Kyodo foi publicada no Japan Today informando que as autoridades japonesas cogitam proibir o fornecimento gratuito dos sacos plásticos pelas lojas de varejo. A medida parece muito modesta diante do problema mundial de inundação dos sacos plásticos que provocam dificuldades de todas as ordens na poluição do meio ambiente.

Uma cliente sai da loja com diversos sacos plásticos que vão aumentar a poluição

Leia o restante desse texto »


Guerra Comercial que Prejudica a Muitos

5 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Começam a se multiplicar casos específicos de empresas que podem ser potencialmente afetadas na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, não se sabendo onde a confiança fundamental para o incremento de relações sadias acabará tendo seus efeitos. O site da Bloomberg menciona casos específicos que já aumentam as preocupações, envolvendo a FedEx e a Boeing Comercial, que absorveu a Embraer.

clip_image002

O principal mercado dos aviões da Embraer era a China, não se sabendo agora o que vai acontecer com a Boeing Comercial que a absorveu

Leia o restante desse texto »


A Substituição do Uso dos Plásticos

5 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por YuichiroTakagi e Nozomi Sasaki no Nikkei Asian Review informa sobre o aumento das preocupações japonesas na substituição dos plásticos, principalmente com o uso do papel, que apresenta ainda diferenças substanciais de custos. Informa-se que, imagedepois dos Estados Unidos, o Japão é o segundo país produtor de resíduos de plásticos, um problema que se tornou mundial. O Brasil teria alternativas que poderiam minorar estes problemas.

Pacotes de gel, garrafas de cervejas e talheres de plásticos que estão sendo substituído por derivados de madeira. Foto publicada no artigo do site do Nikkei Asian Review, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Terras Raras na Guerra Comercial EUA e China

31 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Um artigo de Keith Bradsher, publicado no The New York Times, está reproduzido em português no Valor Econômico, não se sabendo se a China vai utilizar a sua posição estratégica no seu aproveitamento na atual guerra comercial com os Estados Unidos. O fato concreto é que o seu preço já está se elevando.

Mineração de Terras Raras em Araxá, Minas Gerais, Brasil, feita pelo grupo Moreira Salles

Leia o restante desse texto »


Diferenças de Países Milenares com os de Poucos Séculos

31 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Um artigo de Cao Desheng, publicado no China Daily, informa que o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista, Xi Jinping, solicitou aos presentes na reunião do Comitê Central para aprofundar a reforma geral na China mais esforços para prevenir e eliminar grandes problemas nas mudanças que devem ocorrer nos próximos anos. Isto contrasta com os pronunciamentos do presidente norte-americano Donald Trump, que anuncia muitas medidas na guerra comercial com os chineses, muitas que acabam sendo posteriormente modificadas e atenuadas, pelos seus efeitos contraditórios. Os brasileiros também observam que o presidente Jair Bolsonaro anuncia algumas medidas bombasticamente de forma precipitada, para depois voltar atrás reduzindo o seu impacto.

clip_image001clip_image002

A milenar Muralha da China contrastando com a Xangai atual

Leia o restante desse texto »


Fusão da Fiat Chrysler com a Renault

31 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Como se trata ainda de uma proposta apresentada pela Fiat Chrysler – FCA para a Renault, sem todos os detalhes que precisam ser considerados na operação está sendo divulgada, talvez por ainda não terem sido acertados. Um artigo da Financial Times, elaborado por uma equipe composta por Arash Massoudi, David Keolane, Kana Inagaki, Leo Lewis, James clip_image002Fontanelle-Khan e Rachel Sanderson, foi reproduzido no Valor Econômico. Mas alguns dos seus dados fundamentais divergem com os publicados no site do Japan Today, elaborado pela agência noticiosa japonesa Kyodo.

A possibilidade de fusão da Fiat Chrysler com a Renault está sendo considerada

Leia o restante desse texto »


Ainda os Problemas da Guerra Comercial EUA – China

29 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Na atual guerra comercial dos Estados Unidos com a China, que tende a estender seus efeitos por todo o mundo, observa-se que os chineses pensam num horizonte mais longo. Circulam informações que eles estão armazenando terras raras que todos sabem serem estratégicas para o futuro das próximas décadas. Os norte-americanos podem resolver parte dos seus problemas com os produtos importados, mas tendem a se tornar menos competitivos no mundo. Enquanto alguns imaginam que países como o México, o Canadá, membros da Comunidade Europeia e o Brasil poderiam se beneficiar com fornecimentos de curto prazo que substituiriam os produtos chineses voltados para o mercado norte-americano, ou até fornecimentos aos chineses dos produtos americanos que ficaram proibidos de serem vendidos para a China.

clip_image002

Muitas são as ilustrações da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, que acaba prejudicando o crescimento econômico em todo o mundo

Leia o restante desse texto »