Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Desprezo de Trump aos que Países que o Apoiam

12 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Alguns líderes políticos de países que perfilam com as orientações internacionais de Donald Trump, como os do Japão e do Brasil, devem estar de assustados com a falta de correspondência para suas aspirações que consideram as mais importantes. O Japão está sendo obrigado a elevar seus investimentos militares quando ainda dependem fortemente da defesa externa dos norte-americanos. Jair Bolsonaro esperava um decisivo apoio para a sua pretensão de incluir o Brasil entre os membros da OECD, mas os Estados Unidos deixam claros sinais da desconsideração da importância do Brasil atual no cenário internacional, apesar do que vem sendo expresso por parte da imprensa e alguns líderes brasileiros.

Leia o restante desse texto »


Trabalho dos Idosos no Japão

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

Em vez de colocar o problema do trabalho dos idosos e seus direitos à aposentadoria, o governo japonês está propondo como direitos dos idosos. Na realidade, se os idosos não continuarem trabalhando, além de sobrecarregar a previdência social, acaba criando a clip_image001necessidade de imigrantes estrangeiros, ao mesmo tempo em que se acelera a deterioração mental de muitos deles.

Em 2025, no Japão haverá uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais

Leia o restante desse texto »


Mudança Importante na Economia Mundial

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O artigo publicado em português no Valor Econômico permite conhecer a importância do que está ocorrendo hoje na economia. Ainda que TESLA tenha produzido menos de 500 mil automóveis em 2019, o seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen que vende mais de 10 milhões de automóveis por ano. Isto soa estranho até para os economistas especializados, sugerindo que esteja havendo uma especulação nas bolsas. Mas isto também acontece com a Apple, Google e Facebook e outras empresas que atuam com plataformas. Na realidade, um automóvel transformou-se em plataforma para outros serviços que representam as novas tecnologias e os alemães não conseguem se adaptar à nova situação, segundo os autores do artigo. Também os japoneses, entre outros, estão passando por estas mudanças.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


As Limitações da Democracia nos Estados Unidos

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Ainda que cada país escolha o seu sistema político, quando há evidências que o presidente Donald Trump cometeu irregularidades apontadas pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, ha fortes indícios que ele ficará isento de punições no Senado daquele país, onde os clip_image002republicanos possuem nítida maioria. É uma situação no mínimo estranha, mas é o que pode ocorrer num país que é reconhecido como democrático.

O presidente Donald Trump poderá ficar livre das punições por irregularidades cometidas, com os republicanos controlando o Senado dos Estados Unidos

Leia o restante desse texto »


Dúvidas Econômicas do Brexit

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , ,

Do ponto de vista estritamente econômico é difícil compreender as vantagens do Brexit que entrou em vigor neste final de janeiro de 2020. Mas do ponto de vista político e burocrático pode ser que os cidadãos do Reino Unido decidirâo mais livremente o que pretendem nos imagerelacionamentos com outros países, sem depender dos outros que continuam na Comunidade Europeia, que já conta com uma apreciável burocracia em Bruxelas.

A bandeira do Reino Unido é retirada do local onde estão enfileirados as dos países que continuam na Comunidade Europeia

Leia o restante desse texto »


Agricultura Japonesa Com Crescente Uso de Tecnologias

24 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageNa EXPO TSUKUBA 85, um único tomateiro produziu mais de 40 toneladas de tomates de boa qualidade. Depois de mais 35 anos, com as irregularidades climáticas que parecem estar aumentando no mundo, os agricultores japoneses usam cada vez mais o chamado “vinil house” para, com condições totalmente controladas, aumentar a sua produção segura, utilizando tecnologias de ponta.

Foto de um tomate produzido num vinil house constante do artigo publicado no Yomiuri Shimbun

Trata-se de uma atividade empresarial na agricultura e o gerente de tecnologia de cultivo do grupo Kagome confere os tomates crescendo dentro do chamado greenhouse, em Fujimi, na Prefeitura de Nagano.

Leia o restante desse texto »


Entrevista Sensata de Roberto Campos Neto

24 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Uma entrevista concedida por Roberto Campos Neto aos jornalistas Claudia Safatle e Estevão Talar e publicado no Valor Econômico dá uma visão realista do que está acontecendo atualmente no mundo. No debate mundial, os financiamentos para os países que não cuidam imageadequadamente do meio ambiente tornam-se mais difíceis e até investimentos em infraestrutura passam a considerar aspectos ambientais. As posições ambientalistas ganharam maior importância em Davos, apesar do ceticismo de muitos.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil

Leia o restante desse texto »


Imposto do Pecado Ainda Mal Pensado

24 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Uma notícia divulgada pela imprensa brasileira, inclusive numa matéria dos jornalistas Daniel Rittner, Marta Watanabe e Edna Simão, publicada no Valor Econômico, informa sobre os estudos preliminares para criar o que está sendo chamado de “Imposto do pecado”. Além de proporcionar uma receita tributária adicional, imagina-se que se esteja evitando o aumento das clip_image002despesas com a saúde no futuro. Pergunta-se por que o excesso de sal e das gorduras saturadas também não esteja sendo cogitadas, dando a impressão que não se conta com uma equipe adequadamente estruturada para este tipo de assunto.

Ministro Paulo Guedes fala em Davos sobre o Imposto do Pecado

Leia o restante desse texto »


Os Temerários Avanços Tecnológicos na China

21 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

As dimensões chinesas estão apresentando desafios para mudanças substanciais na forma de encarar os seus problemas do futuro. Uma visita de Clayton Ferreira, da TILT, o braço clip_image002tecnológico do site UOL, permitiu identificar algumas destas mudanças que deverão também ser perseguidas no Ocidente, no futuro próximo, com as adaptações indispensáveis.

Uma foto publicada no UOL, constante do artigo publicado, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Mudanças Norte-Americana nas Fricções com o Irã

9 de janeiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Quando expressávamos as preocupações de um novo Vietnã no Oriente Médio, o professor Delfim Netto, com base na sua longa experiência, já afirmava que haveria uma forte pressão do Pentágono para a mudança de posição do presidente Donald Trump que, infelizmente, fala mais do que o necessário.

O presidente Donald Trump afirmou em entrevista à Imprensa Internacional que o Irã ficou mais moderado. Foto do Consulado Geral dos Estados Unidos.

Leia o restante desse texto »