Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Yukata Que Não se Confundia Com o Quimono

11 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

A agência noticiosa japonesa Kyodo distribuiu um artigo onde diversas lojas de departamento do Japão estão vendendo yukatas, que são vestimentas leves para o verão, nos festivais ou clip_image002usados em casa, incorporando algo que se encontravam somente nos quimonos que são mais completos e com diversas camadas, custando uma verdadeira fortuna cada uma. Estão sendo usados nos eventos a distância para evitar contágios do coronavírus. 

Yukatas que incorporaram algo dos quimonos, mais coloridas, mas continuam leves para uso no verão japonês

Leia o restante desse texto »


Jornal de Língua Japonesa no Brasil

14 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Um artigo de Taichi Yamamoto, do jornal japonês Mainichi Shimbun, descreve sobre a atual luta para a sobrevivência do Nikkei Shimbun, o último em língua japonesa impresso no Brasil. Todos sabem que a imprensa brasileira, em geral, com a crise atual que se segue a pandemia do coronavírus, luta para conseguir leitores e os anúncios que os sustentam. Este jornal enfrenta também a redução dos seus leitores que hoje mal chegam a 10 mil, que são os clip_image001chamados “isseis”, ou seja, a primeira geração dos imigrantes japoneses que conseguem ler neste idioma. Os sobreviventes imigrantes japoneses estão estimados em apenas 50 mil.

Jornal Nikkey Shimbun, o último em língua japonesa publicado no Brasil, que já é uma fusão de dois outros em 1998, que tenta sobreviver

Leia o restante desse texto »


Engenheira de Zimbábue, na África, no Pódio da Fórmula Um

14 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo de Julianne Cerasol publicado no site do UOL informa que, por proposição de Lewis Hamilton, a Mercedes Benz resolveu diversificar a sua equipe, acabando por selecionar a nascida em Zimbábue, Stephanie Traves, de 25 anos, que conseguiu fazer dupla subindo ao honroso pódio na sua primeira disputa com o líder de sua equipe. Ela estudou química na imageUniversidade e se especializou na famosa Imperial College, de Londres. Trabalha para a empresa malaia Petronas, que fornece os combustíveis e lubrificantes para a Mercedez Benz.

Stephanie Traves, zimbábue de 25 anos, fez dupla com Lewis Hamilton no GP de Estiria, subindo ao pódio na sua primeira competição.

Leia o restante desse texto »


Pontos de Energia nas Proximidades de Tóquio

5 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Erika van T Veld, que escreve regularmente no Savvy Tokyo, publicou um artigo, que saiu no Japan Today, ressaltando cinco lugares na Capital e seus arredores que são muito visitados pelos japoneses e turistas estrangeiros. Além de serem considerados especiais, sempre é interessante para qualquer visitante, o que costuma acontecer também em outros lugares de diferentes países nos locais assim considerados, mas que dificilmente poderia competir com o Japão. Os mais procurados são do Santuário Hie, xintoísta, no conhecido bairro de Akasaka, com fácil acesso de qualquer ponto de Tóquio, junto a hotéis tradicionais, restaurantes e um bom comércio.

clip_image002Estes locais xintoístas costumam contar com suntuosos portais chamados “torii”, em Hie com dependências de mais de 800 anos onde os visitantes costumam depositar seus votos, e os mais frequentes são de sorte no amor, bem como casais desejando um bebê. Costumam ser lugares tranquilos, propícios para meditações, ainda que num ponto central de Tóquio.

O portal shinto de Hie Shrine, com sua escadaria, em Akasaka, Tóquio, muito visitado por ser de fácil acesso, próximo da Dieta

clip_image004O segundo lugar indicado pelo artigo é o Monte Takao, afastado cerca de uma hora do agitado centro de Tóquio. A montanha é considerada sagrada, com pontos de energia imersos na natureza. O seu salão principal, o Templo Takao Yakuo-in, abriga a divindade Tengu, uma criatura considerada sobrenatural. que além de propiciar fortuna. protege os visitantes de desastres.

A estátua da criatura sobrenatural Tengu

Também propicia sorte no romance e na harmonia conjugal. Do cume desta montanha, conta-se com uma visão do Monte Fuji, cuja vista nos dias claros é uma benção aos visitantes. Pode-se apreciar um famoso sobá deste Monte Takao.

A terceira sugestão apresentada no artigo é o Meiji Jingu, que apesar de próximo aos movimentados bairros de Harujuku e Shibuya, é também um templo xintoísta que abriga as divindades do imperador Meiji e a imperatriz Shoken. Costuma-se purificar as mãos e a boca com a água especial do local e deixar uma placa de madeira com o desejo dos visitantes. Convém explicar aos leitores que os japoneses não são monoteístas e, mesmo tendo outra religião como o budismo, oficialmente a família imperial adota o xintoísmo, na qual todas as atividades dos imperadores estão envolvidas, como parte da população.

clip_image006

                                  Os religiosos do xintoísmo costumam ser tranquilos

A natureza costuma ter um papel importante no xintoísmo, como a água que utilizam. Elas são consideradas pontos de energia potente, como os jardins e as caminhadas pelas trilhas cercadas de vegetações exuberantes.

O quinto local indicado é o Monte Fuji, que apresenta uma visão excepcional de muitos pontos do Japão. Mas existem os que o escalam, mesmo com algumas dificuldades. Acaba sendo o símbolo mais importante do país, com visões ligeiramente diferentes, dependendo de onde se veja, bem como a estação do ano.

clip_image008

                                  Monte Fuji na primavera visto do lado do lago Hakone

A escalada do Monte Fuji costuma ocorrer no verão, quando suas neves ficam reduzidas. Cada um tem a sua preferência da visão do Monte Fuji, mas só o apreciando já se sente a tranquilidade que ele transmite.

Finalmente, o artigo menciona Nikko, que é um conjunto de muitos templos construídos em épocas diferentes. O artigo selecionou o Santuário Toshigu, construído em 1617 pelo shogun Tokugawa Ieyasu, que demanda um bom tempo para ser apreciado em todos os seus detalhes.

clip_image010

Santuario Toshogu, em Nikko, construído em 1617 pelo shogun Tokugawa Ieyasu

Nikko é um enorme conjunto de templos, uns mais impressionantes que outros, e os visitantes precisam de um bom tempo para absorver toda a energia que ele emana. O recomendado é que a visita completa seja feita em muitos dias diferentes, para usufruir parte de todas as energias que lá estão presentes.


O Uso Tradicional de Máscaras no Japão

5 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Alex Martin publica regularmente seus artigos nos jornais japoneses e o mais recente está no Japan Times, longo e profundo, usando acervos importantes do farmacêutico Tamotsu Hirai, que se referem a diversos séculos de uso de máscaras. Segundo o autor, isto explica parte do baixo nível de contaminação e mortes com a atual pandemia do coronavírus, bem como o clip_image002respeito que os japoneses têm com os demais membros da população, evitando até a transmissão de simples resfriados.

O rico acervo do farmacêutico Tamotsu Hirai sobre o uso de máscaras pelos japoneses, que explica hoje parte da baixa contaminação com o coronavirus no Japão, constante do artigo de Alex Martin publicado no site do Japan Times, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Aumento do Consumo de Produtos Veganos no Mundo

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Acompanhando a imprensa mundial, observam-se as crescentes preocupações de alimentos provenientes de animais, com destaque para os suínos, com as possibilidades de novas pandemias. Mas, também, muitos produtos alimentícios industrializados possuem outros inconvenientes, exigindo cuidados nos seus usos.

Diferentes símbolos para produtos veganos no mercado

Leia o restante desse texto »


Paz Entre as Flores no Japão

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo muito interessante foi publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun de grande tiragem naquele país. Na Província de Saitama, muito próxima da Capital Tóquio, está se ampliando a produção das flores de lótus de rara beleza, que teve origem natural das sementes entre 1.400 a 3.000 anos passados. Os japoneses apreciam também as raízes destes lótus, que são usados em suas culinárias finas.

Os visitantes apreciam as lindas flores de lótus m Gyoda, na Província de Saitama. Foto constante do artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


O Ipê é a Árvore Nacional do Brasil

20 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Muitos países consideram algumas plantas como símbolos nacionais e os exploram para efeito de turismo. No Japão, são famosas as cerejeiras que apresentam diversos tipos e foram transportadas até para outros países, como os Estados Unidos e o Brasil. O ipê é considerado clip_image002a árvore nacional brasileira, apresentando excepcionais flores de diversas cores, mas não é explorado adequadamente pelo turismo. Suas madeiras também são bastante utilizadas.

O ipê amarelo é encontrado em muitos lugares do Brasil, destacando-se até no meio da floresta pela sua coloração

Leia o restante desse texto »


Convivências das Famílias no Mundo com o Coronavirus

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo interessante elaborado por Motoko Rich, do New York Times e publicado em português pelo site de O Globo, descreve muitas verdades, ainda que contenha também ligeiras distorções usuais sobre a convivência das famílias japonesas. Parece evidente que, comparando com os ocidentais, os japoneses tendam a ser mais machistas, mas há que se constatar que as mulheres japonesas tenham muitos poderes nas decisões fundamentais de uma família. Por exemplo, as decisões das compras importantes, como de uma residência ou clip_image002de um automóvel, as opiniões delas têm muito peso. No entanto, existem os que apontam as responsabilidades das finanças das famílias para as mulheres acabam se tornando encargos pesados, quando os recursos são escassos.

Foto constante do artigo publicado no site de O Globo, onde a mulher cuida das lavagens das roupas, enquanto o esposo simplesmente “mata” o tempo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Honestidade Sobre o Cotidiano

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um programa simples transmitido em inglês pela Netflix para a televisão, chamado “Midnight Diner: Tokyo Stories”, tornou-se um grande sucesso internacional. Brasil o Canal 1, mantido pela Band, com suporte da Fundação Japão, já transmitiu uma série de seus episódios, que todos esperam que sejam retomados brevemente. Piti Koshimura escreveu sobre o assunto no site Peach no Japão e Josimar Melo faz uma breve referência no seu artigo na Folha de S.Paulo. Para os que conhecem o Japão, os diversos episódios impressionam pela honestidade, inclusive de algumas mazelas japonesas, mas que revelam uma verdadeira faceta clip_image002daquele país. Muitas agências oficiais de diversos países ressaltam somente seus aspectos positivos, não o verdadeiro cotidiano dos seus povos.

O ator Kaoru Kobayashi no papel do "master" de Midnight Dine em foto constante do artigo no site do Peach no Japão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »