Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Honestidade Sobre o Cotidiano

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um programa simples transmitido em inglês pela Netflix para a televisão, chamado “Midnight Diner: Tokyo Stories”, tornou-se um grande sucesso internacional. Brasil o Canal 1, mantido pela Band, com suporte da Fundação Japão, já transmitiu uma série de seus episódios, que todos esperam que sejam retomados brevemente. Piti Koshimura escreveu sobre o assunto no site Peach no Japão e Josimar Melo faz uma breve referência no seu artigo na Folha de S.Paulo. Para os que conhecem o Japão, os diversos episódios impressionam pela honestidade, inclusive de algumas mazelas japonesas, mas que revelam uma verdadeira faceta clip_image002daquele país. Muitas agências oficiais de diversos países ressaltam somente seus aspectos positivos, não o verdadeiro cotidiano dos seus povos.

O ator Kaoru Kobayashi no papel do "master" de Midnight Dine em foto constante do artigo no site do Peach no Japão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Porque Acredito no Brasil do Futuro

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageUma entrevista interessante do baiano Kaique Brito, que vem conseguindo sucesso nas redes sociais com sua ironia sadia, concedida a Mariana Agunzi, da Folha de S.Paulo, mostra como um jovem de 15 anos, que é certamente inteligente e influencia cerca de 300 mil dos seus seguidores, que tendem a aumentar com o tempo.

Foto de Kaique Brito que vem fazendo sucesso nas redes sociais, contando com cerca de 300 mil seguidores, para suas dublagens irônicas, tratando de questões sociais

Leia o restante desse texto »


Admiráveis Exemplos Brasileiros Contra os Racistas

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Outro exemplo excepcional que aumenta a nossa crença no futuro do Brasil. Um jovem negro de 12 anos que gosta de ler e mantém o Instagram @livrosdodrii, que conta com mais de 650 mil seguidores. Seu pai sofreu um AVC e ele teve que vender sua coleção de 180 obras, mas sofrendo uma manifestação racista está recebendo suportes que vêm de todas as partes. Com imagea orientação de sua mãe, foi elegante na sua resposta ao racismo, o que aumentou a sua audiência, que deverá ser ampliada com um artigo publicado por David Barbosa, no site de O Globo, e seguida de outros.

Adriel de Oliveira, que lê desde os seus 9 anos e atualmente com 12 anos publica suas resenhas literárias no Instagram, tendo sofrido mensagem racista e preconceituosa, que respondeu com grande elegância. Os artigos publicados no site de O Globo merecem ser lidos na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Transformando Limão em Limonada

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação, Saúde | Tags: , , ,

O desenvolvimento da humanidade veio ocorrendo sempre ao longo da história superando os obstáculos a que todos estamos sujeitos. Algumas das iniciativas são mais urgentes, outras demandam mais tempo para se chegar a soluções razoáveis. Acompanhando os meios de comunicação do mundo no momento, infelizmente os problemas negativos merecem maior espaço para atrair o público, mas para que não se chegue ao desespero, parece importante ressaltar os muitos esforços positivos que estão sendo feitos em variadas frentes que resultam em novos avanços, alguns mais promissores, outros que reduzem partes das dificuldades.

Poucas vezes foram efetuados tantos esforços nas pesquisas em todo o mundo, para melhor conhecimento da pantomia coronavírus, bem como os medicamentos e as vacinas que possam superar os seus problemas, inclusive as dificuldades paralelas a eles que não são clip_image002poucos. Vão da terrível recessão econômica mundial aos problemas sociais das desigualdades entre privilegiados e desfavorecidos. Vamos procurar listar superficialmente os que podem ser considerados os mais relevantes.

Imagens do corunavírus, pelo que se conhece

Leia o restante desse texto »


Em Tempos de Pandemia, Nada Melhor Que Genji Monogatari

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Renae Lucas-Hall é australiana, formou-se na Monash University, estudou no Reino Unido e no Japão. Publicou um novo artigo no Japan Today referindo-se ao Genji Monogatari, originalmente escrito pela Murasaki Shikibu, nobre da corte japonesa no período Heian, no século XI. Em português, seria O Conto de Genji (ninguém conseguiu traduzir até hoje para o nosso idioma), em inglês, The Tale of Genji (há diversas versões, algumas com mais de um século), tendo sido descobertos recentemente novos trechos no Japão. Para os japoneses, é certamente a obra literária mais importante de sua história, também assim considerado em muitos países de língua inglesa.

A tradução para o inglês, de 1900, feita pelo Royal Tyler, considerada a mais fidedigna ao original japonês da época, e a autora do artigo afirma que ficou imensamente impressionada com muitas coisas: “do estilo da escrita lírica à variedade de personagens fascinantes, o simbolismo, a poesia, a imagem, a profundidade psicológica e a sensibilidade ao romance, à política e à natureza neste livro extremamente elegante e lindamente escrito”. Uma imageconsideração muito estimulante. A primeira versão deste artigo é de 2017, tendo sido atualizada recentemente. O livro é hoje de domínio público, podendo ser lido no site do Project Gutenberg em inglês.

Lady Murasaki Shikibu, autora de Genji Monogatari, estátua em Kyoto, Japão

Leia o restante desse texto »


Dificuldades na Formação de Equipes Eficientes no Brasil

15 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 8 Comentários »

Além do atual problema provocado pelo coronavírus no mundo, exigir uma atuação conjunta de equipes que tenham diversos conhecimentos humanos, a cultura que prevalece no Brasil não facilita o seu bom desempenho. Em graus diferentes, o mesmo problema acontece em muitos outros países, mas em alguns parece que prevalecem os interesses coletivos aos direitos e concepções individuais. Deve-se lembrar de que, bem ou mal, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito devido a diversas circunstâncias que o ajudaram na ocasião, tendo o poder de substituir seus auxiliares que não possuem mandatos, ainda que estejam executando duros trabalhos que apresentam falhas menores, de forma a serem bem avaliados por parte clip_image001expressiva da população brasileira. Conseguir a colaboração de uma nova equipe eficiente que aceite as vontades muitas vezes estranhas do presidente, de familiares e auxiliares que o cercam, não é certamente uma tarefa das mais fáceis.

O ministro da Saúde, doutor Luiz Henrique Mandetta, que provavelmente será substituído pelo presidente Jair Bolsonaro

Leia o restante desse texto »


Humildade Para Admitir Que Sabemos Pouco

2 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos economistas, inclusive eu, achavam que as economias de escala tendiam a proporcionar vantagens, mas está se observando que países de pequenas dimensões, como a Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Taiwan, vêm conseguindo resultados mais eficientes na redução dos efeitos deletérios do coronavírus, até o momento. Podem sofrer mudanças, como o que se observa atualmente entre os japoneses. A China anuncia que está ampliando o seu intercâmbio com muitos outros países, fornecendo até pessoal e equipamentos, mesmo tendo seus problemas, possivelmente com intenções geopolíticas. Ao mesmo tempo, diante de elevado número de suspeitos, até países avançados como os Estados Unidos acabam recomendando agora isolamentos de parte de suas populações, no mínimo por um tempo.

Acadêmicos estudiosos de aspectos estatísticos avançados estão admitindo que estivessem imageerrados nas suas conclusões preliminares e estão reformando suas novas proposições, como a eficiência do isolamento de parte de populações. Mas existem poucos, principalmente políticos, que insistem que são donos da verdade, não se dispondo a mudar de opinião.

A crise mundial com o coronavírus está exigindo até dos estudiosos de mentes abertas para novas possibilidades

Leia o restante desse texto »


Naomi Munakata Vai Fazer Falta

27 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

Existem muitas informações sobre músicos que se destacaram começando suas carreiras nas igrejas. No caso de Naomi Munakata, seu pai era pastor de uma pequena igreja evangélica no bairro de Vila Mariana em São Paulo. Em vez de instrumentos, preferiu dirigir coros, o que a levou a aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior, acabando se consagrando na direção do Coro da OSESP por décadas, tendo também regido outros no Brasil, como no Teatro Municipal de São Paulo.

image

Naomi Munakata, regente de coro que se consagrou na OSESP

Leia o restante desse texto »


O Carnaval no Brasil é uma Festa Popular

24 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Há que se reconhecer que o brasileiro é um povo que supera até as suas dificuldades saindo por aí pulando da forma que cada um deseja. O Carnaval não é mais de samba, maracatu ou frevo, mas uma multidão que acompanha os variados conjuntos musicais, desde os mais organizados até simples blocos que se formam nas ruas. Enquanto muitos povos se preocupam com as crises de todos os tipos, os brasileiros manifestam toda a sua alegria de viver de uma forma bastante democrática, envolvendo desde milionários até habitantes das favelas.

clip_image002

Blocos em São Paulo, na Avenida 23 de Maio, ao lado do monumento da Tomie Ohtake, que parecem ter superado os do Rio de Janeiro

Leia o restante desse texto »


Falar o Desnecessário Parece Ser uma Doença Contagiosa

13 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 2 Comentários »

O ministro da Economia Paulo Guedes fez dois comentários desnecessários nos últimos dias, mostrando que o descontrole de falas lamentáveis ficou frequente, como tem ocorrido com o presidente Jair Bolsonaro. Uma resposta à altura foi dada por Preta Rara, hoje um destaque depois de lutas intensas para superar as limitações que atingem muitas empregadas domésticas, ela que publicou um livro sobre o assunto. O artigo dela foi publicado no site da UOL e merece ser lido na íntegra com o apoio de todos.

clip_image002clip_image004

Preta Rara: "Sei o que é ser impedida de usar o mesmo banheiro do patrão ou de se alimentar da comida que ela mesma faz para os seus senhores." Imagem: Arquivo Pessoal

Leia o restante desse texto »