Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Estadão Entrevistou 53 Líderes Brasileiros

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Numa matéria longa elaborada por Marcelo Godoy e Paula Reverbel, contando com a ajuda de muitos outros jornalistas, o Estadão entrevistou 53 líderes brasileiros, políticos, econômicos e imagesociais, e intelectuais, e eles apontaram os valores que mais os preocupam nestes 130 anos da República. Ainda que a escolha deles não tenha uma base científica como amostragem, acaba refletindo as preocupações mais importantes do momento. Eles serão detalhados nas entrevistas programadas para os próximos números deste jornal.

O Chile vinha executando uma política liberal, mas a população está manifestando a sua insatisfação, o que eventualmente pode ocorrer também no Brasil

Leia o restante desse texto »


Importância das Diferenças Culturais Étnicas na China

2 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um interessante artigo de Zhang Kun foi apresentado no China Daily informando sobre a iniciativa de apresentar produtos que mostram as diferenças étnicas culturais de 55 grupos na China. Muitos imaginam que a China apresenta uma unidade, com o predomínio da etnia Han, mas a exposição valoriza as muitas diferenças que existem naquele país.

Algumas das diferentes vestimentas e instrumentos musicais que estão sendo apresentados no Shanghai Museum

Leia o restante desse texto »


O Imperdível Livro Sobre o Ceramista Akinori Nakatani

2 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , , ,

imageEntre os artistas japoneses residentes no Brasil que obtiveram uma sólida formação em cerâmica, como na tradicional antiga capital do Japão, Kyoto, destaca-se Akinori Nakatani, que chegou a este país em 1974, onde se estabeleceu. Outra formada no Japão foi Shoko Suzuki, que chegou ao Brasil em 1962. Até então, o que se conhecia neste país era a chamada cerâmica de baixa temperatura, pois os atuais quase sempre utilizam o forno chamado noborigama, que atinge temperaturas acima de 800 graus, que passou a ser conhecido no Ocidente, com queima que dura mais de um dia e uma noite, alimentado por lenha.

Foto do ceramista Akinori Nakatani, constante do seu livro

Leia o restante desse texto »


Patrimônio Mundial no Japão Destruído pelo Incêndio

2 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

O Japão costumava contar com sistemas eficientes anti-incêndios, pois, com as ocorrências de terremotos, suas possibilidades sempre foram consideradas elevadas. No entanto, a imprensa japonesa informa, com base no artigo distribuído pela agência Kyodo, que este símbolo mais importante de Okinawa, considerado patrimônio mundial, não contava com um simageistema eficiente para o combate nestas eventualidades. Também as diversas inundações que têm ocorrido no Japão indicam que seu sistema de defesa social não é mais suficiente. Tudo isto parece indicar a necessidade de algumas reformulações importantes naquele país.

O incêndio que destruiu novamente o Castelo de Shuri, considerado patrimônio mundial e o mais importante símbolo de Okinawa

Leia o restante desse texto »


Essência da Cultura Japonesa Influenciada pelo Zen Budismo

22 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , | 1 Comentário »

Michael Hoffoman, um conhecido intelectual que escreve muito sobre a cultura japonesa, aventura-se a tentar traduzir para o inglês o que ele entende como a essência da cultura japonesa influenciada pelo zen budismo, expresso da forma mais sintética possível numa imagepoesia chamada haiku, que expressa uma situação completa em apenas 17 sílabas. Ele utiliza o haiku de Matsuo Basho (1644-94), na interpretação dada pelo mestre de zen Butcho, quando ele fez uma visita ao primeiro, na sua casa às margens do rio Sumida, na atual Tóquio, que na época era conhecida como Edo. Isto foi explicado por Daisetsu Suzuki (1870-1966), no seu livro “Zen e a Cultura Japonesa”. (As traduções são livres, com o que se perde muito destes fabulosos e profundos ensinamentos).

Pintura da figura de Matsuo Basho (1644-94), mestre do zen budismo

Leia o restante desse texto »


Entronização do Imperador Naruhito e Imperatriz Masako

22 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa japonesa informa que os eventos relacionados com a entronização formal do imperador Naruhito e da imperatriz Masako foram reduzidos ao mínimo para esta terça-feira, dia 22 de outubro, principalmente diante das duas inundações recentes no Japão que provocaram dezenas de mortes e alguns ainda desaparecidos. Como se trata de um evento da religião Shinto, a sua contestação só ocorreu da parte da United Church of Christ in Japan, de tradição protestante, que alega que a Constituição japonesa separa as igrejas do Estado. O evento público foi transferido pelo governo para o dia 10 de novembro e o atual se restringe a clip_image002alguns convidados especiais e aos dignitários estrangeiros que já estavam com a viagem marcada para o Japão, como do presidente brasileiro Jair Bolsonaro, além das recepções realizadas pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

As vestimentas utilizadas pelo imperador Naruhito e a imperatriz Masako para a cerimônia oficial denotam uma tradição que aparenta ser arcaica para muitos

Leia o restante desse texto »


Ginasta Simone Biles Fora de Série

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

De tempos em tempos, surgem atletas excepcionais no mundo que superam todas as marcas passadas, constituindo-se em destaques que todos imaginam impossíveis de serem sclip_image002uperadas. Agora, a ginasta norte-americana, com apenas 22 anos, superou todos os recordes de medalha na sua especialidade, 25 no total, confirmando ainda a criação de dois lances novos que receberam o seu nome, Biles I e Biles II.

Foto de Simone Biles, 22 anos, 25 medalhas recebidas que confirmou também dois novos lances que receberam o seu nome, Biles I e Biles II, constante do artigo no The Washington Post

Leia o restante desse texto »


Uma Exceção Brasileira Chamada OSESP

3 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Mesmo na crise por que passa o Brasil, algumas tradicionais atividades culturais prosseguem, com sacrifícios, para mostrar que um país vive do conjunto de todas as suas muitas frentes. Com patrocinadores já consagrados, uma programação que fica reduzida em alguns concertos, procura-se manter a sua qualidade, com a consciência de que novos frequentadores da Sala São Paulo precisam ser cultivados, principalmente os mais jovens.

, clip_image002

Como todos sabem, uma antiga estação ferroviária foi adaptada para a construção da atual Sala São Paulo, sede da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, que goza de prestígio internacional

Leia o restante desse texto »


Diferenças Culturais Sensíveis no Japão

3 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , | 1 Comentário »

Os jornais japoneses estão estampando fotos de dirigentes da Kansai Eletric se desculpando publicamente por pequenas irregularidades que cometeram. Ainda que os benefícios não clip_image002somem US$ 1 milhão, que é uma cifra modesta para uma empresa que trabalha com energia nuclear, isto faz parte dos hábitos adotados no Japão. Isto permite entender por que o caso de Carlos Ghosn se prolonga por tão longo tempo, não se chegando a uma solução final.

Dirigentes da Kansai Eletric admitem publicamente que receberam “presentes” que somam cerca de US$ 1 milhão

Leia o restante desse texto »


A Tendência do STF Sobre as Decisões da Lava Jato

27 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Evidentemente, as questões legais são complexas, principalmente no Brasil, havendo dificuldades até entre os membros do STF – Supremo Tribunal Federal que estão decidindo sobre assuntos relacionados com a Lava Jato, não havendo uma unanimidade na sua interpretação. Uma questão que deveria ser simplesmente processual acabou, pelas suas implicações, envolvendo questões importantes de combate à corrupção. Pelo que está sendo informado pela imprensa, por uma votação de sete ministros contra três, as decisões tomadas no âmbito da Lava Jato tendem a poder ser reformadas, sendo que o presidente do STF está tentando conciliar ao máximo a orientação a ser aplicada, que apresentará na próxima semana a decisão final do julgamento atual.

clip_image002

Plenário do STF decide sobre questões relacionadas com ao Lava Jato

Leia o restante desse texto »