Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Chuvas Intensas na Região do rio Yangtze na China

22 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Todos sabem que a usina de Three Gorges na China foi adaptada da binacional Itaipu, mas esta conta com muitas gigantescas usinas à montante que regularizam o fluxo das águas, o que não acontece na chinesa. A vazão daquela usina foi elevada para 76 mil metros cúbicos, compreendendo a que é usada para a geração de energia e suas comportas foram abertas para clip_image002evitar danos à barragem, de 40 mil para 48 mil metros cúbicos. Ainda assim, o nível das águas chegou ao máximo, elevando a população evacuada à montante para 250 mil habitantes.

As comportas para a vazão das águas foi elevada, de forma que a utilização das águas para geração da energia chegou a 76 mil metros cúbicos, ainda insuficientes para baixar o nível das águas à montante da represa

Leia o restante desse texto »


Os Brasileiros de Hamamatsu Enfrentam 41,1 Graus

17 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , | 2 Comentários »

Muitos brasileiros que trabalham no Japão, tradicionalmente, residem na cidade de Hamamatsu, na região central daquele arquipélago. A temperatura que está elevadíssima em todo o país atingiu o recorde em Hamamatsu, chegando a 41,1º, raro até no Rio de Janeiro. A clip_image002população está sofrendo com esta situação, pois lá também existe muita umidade, afetando muitos que precisam ser socorridos nos hospitais, notadamente os idosos que não possuem nas suas residências ares-condicionados.

No atual verão japonês, as temperaturas estão elevadas na maioria do país, mas em Hamamatsu, onde vivem muitos brasileiros, chegou-se a igualar o recorde nacional de todos os tempos de 41,1ºC, com umidade elevada

Leia o restante desse texto »


Irregularidades Climáticas no Mundo

28 de julho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Economia e Política | Tags: , , ,

A imprensa mundial vem noticiando muitas agudas irregularidades climáticas que provocam tufões, fortes chuvas que causam inundações e ameaçam até grandes represas que foram construídas para geração de energia elétrica em todo o mundo. Muitos atribuem estes fenômenos ao aquecimento global, provocando mortes e grandes estragos materiais. Na China, na região por onde corre o rio Yantzé, construiu-se a Represa de Three Gorges, hoje a maior do mundo, adaptando-se o projeto da Usina Binacional de Itaipu, onde os chineses copiaram muitas das tecnologias usadas nesta gigantesca obra de engenharia pesada. A diferença fundamental é que na Bacia dos rios Paraná – Uruguai foi instalado muitas barragens à montante, que regularizam o fluxo de água para Itaipu, sem que haja necessidade de grande clip_image002, o que não aconteceu de forma idêntica na China. Com as intensas chuvas atuais naquela região, todas as comportas que permitem a vazão das águas estão plenamente abertas, mas ainda assim existem riscos.

Vazão máxima das águas represadas em Three Gorges para evitar a possibilidade de rompimento da barragem

Leia o restante desse texto »


Sibéria com 38º C Neste Verão é um Aviso Alarmante

24 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Com o choque que o mundo sofreu com esta notícia alarmante, órgãos importantes da imprensa tratam do assunto. Começa no weather.com e vai pelo Newsweek, Fígaro e o The Guardian. No Brasil, o assunto foi publicado por João Lara Mesquita no Estadão.

clip_image002Ilustração, https://weather.com/, que conta do artigo publicado no site do Estadão, que merece ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


O Mundo Caminha Para o Desastre com o Aquecimento

28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Um artigo elaborado por Giovana Girardi foi publicado no site do Estadão sobre o tema e a imprensa mundial está dando uma ampla divulgação do assunto. O governo Jair Bolsonaro mudou de posição continuando no Acordo de Paris, mas os Estados Unidos, com o governo clip_image002Donald Trump, saíram do mesmo, numa posição assustadoramente alarmante e fora de sua tradição de longa data. O desmatamento da Amazônia, que é importante no problema mundial, continuou aumentando no atual governo brasileiro, chegando em 29,5% nos últimos 12 meses.

Foto da jovem Greta Thunberg em frente ao Parlamento sueco, que ficou famosa no mundo pela campanha que move pelo controle do aquecimento global

Leia o restante desse texto »


Oportunidade Para o Brasil Passar Para Uma Pauta Positiva

23 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Economia e Política | Tags: , , ,

Apresenta-se ao Brasil uma rara oportunidade para uma virada na sua imagem internacional, quando os jovens de todo o mundo se manifestam pela sustentabilidade do meio ambiente e preocupação com evolução do clima, as empresas se mostram dispostas a dar o seu apoio e os responsáveis por países relevantes dispostos a alocar recursos para projetos razoáveis, dando uma importante virada na preservação mundial do meio ambiente, notadamente no aspecto climático.

image

Jovens em todos os países se manifestam preocupados com o clima mundial, como em Nova York, onde nas reuniões das Nações Unidas o tema deve merecer destaque

Leia o restante desse texto »


Milênios Para Reduzir os Danos na Natureza

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Publicamos neste site um artigo do Washingtown Post, do qual consta um sugestivo gráfico mostrando a possibilidade de que o aquecimento global esteja aumentando de forma mais acelerada a partir de cerca de 1980 em todo o mundo. Isto tende a aumentar as irregularidades climáticas que estão afetando a humanidade, desde países pobres e até os mais desenvolvidos, causando mortes e expressivos prejuízos materiais, com o aumento de tufões e inundações. Vamos repetir a divulgação do gráfico que é de vital importância.

clip_image002

O aumento do aquecimento está se acelerando nos últimos anos como mostra o gráfico publicado no Washington Post

Leia o restante desse texto »


Relatório Especial do Washington Post Sobre o Aquecimento

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um longo relatório especial foi preparado por Chris Mooney e John Muyskens e divulgado pelo Washington Post com dados de longo prazo. Eles indicam que há um sensível aumento do aquecimento global de forma acelerada, que começam dizimando as conchas como nas praias do Uruguai, na fronteira com o Brasil. Este aquecimento mundial era de 2ºC sobre os dados do século passado e já passou a 3º C no centro da região estudada, duas vezes maior que este país vizinho do Brasil.

image

Foram comparadas as médias dos últimos cinco anos, com os dados disponíveis em torno de 1.800. Gráfico constante do artigo no Washington Post, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Acorda Presidente Jair Bolsonaro

27 de agosto de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Mesmo um paulistano com mais de 80 anos, nunca viu algo que aconteceu em São Paulo, hoje, 19 de agosto, segunda-feira, em torno das 16h. Escureceu com fumaça de queimadas que vieram desde Mato Grosso, combinando com fenômenos climáticos, dando a impressão de noite. Não se pode brincar com o clima e as queimadas, pois deve estar causando problemas pulmonares como nos piores dias na China.

São Paulo escureceu com a fumaça das queimadas que veio desde Mato Grosso, algo como o que já ocorreu na China

Leia o restante desse texto »


Temperaturas Baixas em Dezembro no Japão

12 de dezembro de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002 Muitas informações provenientes do Hemisfério Norte estão indicando a possibilidade de um inverno gelado, tanto nos Estados Unidos e Europa como no Japão.

Fortes nevascas em Nozawa Onsen no Japão em 11 de dezembro deste ano

Leia o restante desse texto »