Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Escola da Fazenda Canuanã Recebe Prêmio Internacional

26 de Fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

O site do Estadão publica matéria elaborada por Isabela Palhares tratando da Escola Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto do Instituto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum, que recebeu o prêmio de melhor edifício de arquitetura educacional do mundo. O artigo vale a pena ser lido na íntegra.

clip_image002

Escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto de Marcelo Rosenbaum

Leia o restante desse texto »


Melhorias em Algumas Escolas Locais

12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , ,

clip_image002São frequentes as informações sobre escolas públicas que estão conseguindo, segundo diversas fontes de informação, bons resultados em regiões de pouco desenvolvimento econômico. O suplemento da Folha de S.Paulo destaca o Brasil que dá certo na Educação.

Capa do suplemento O Brasil que dá Certo Educação, do jornal Folha de S. Paulo

Leia o restante desse texto »


Hábitos Japoneses Relacionados Com a Escola

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Ewerthon Tobace no site da BBC Brasil informa sobre os hábitos dos alunos, mesmo nos cursos fundamentais, de cuidarem da limpeza da escola, o que difere muito do que acontece no nosso país, onde professores chegam a ser agredidos pelos alunos.

Alunos fazendo a limpeza nas escolas, na ilustração do artigo publicado no BBC Brasil.

Leia o restante desse texto »


Onde Fracassamos na Formação dos Brasileiros

21 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , , | 6 Comentários »

clip_image002 A coluna da Folha de S.Paulo trouxe uma nota de Marcelo Coelho, um experimentado jornalista com formação de sociólogo, sobre suas observações das demonstrações populares na Avenida Paulista no domingo passado.

As manifestações contra o governo na Avenida Paulista

Leia o restante desse texto »


Próximo do Milagre na Educação Privada de Baixo Custo

7 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Se o artigo não estivesse publicado no The Economist, que apesar de ter um viés pelas atividades privadas goza de elevada credibilidade, eu não acreditaria no que estava lendo. Escolas privadas de baixíssimo custo estão conseguindo melhores resultados dos que as públicas em alguns países pobres.

Foto que ilustra matéria publicada no The Economist

Leia o restante desse texto »


Professor do MIT e o Engenheiro do Futuro

3 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , | 2 Comentários »

Um interessante artigo foi elaborado por Leticia Arcoverde e publicado no Valor Econômico sobre as conclusões a que chegou o professor Donald Sadoway, do MIT. As distorções de muitos engenheiros na sua formação são apontadas por ele, inclusive dos que atuam no setor econômico no Brasil sem conhecimentos de ciências sociais ou uso adequado de estatísticas.

clip_image001

Foto de um grupo no MIT – Massachusetts Institute of Technology, que vai muito além da engenharia

Leia o restante desse texto »


Fusão de Conteúdos das Disciplinas nos Colégios

6 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

Um artigo publicado por Isabela Palhares no Estadão informa sobre as experiências de algumas escolas secundárias de pesquisas interdisciplinares.

clip_image002

Charge explicitando algumas dificuldades dos alunos

Leia o restante desse texto »


Yomiuri Shimbun Sobre a Reforma Universitária no Japão

17 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image001O importante jornal Yomiuri Shimbun coloca a sua posição sobre a reforma universitária que está sendo recomendada pelo governo no Japão, que tem importância universal.

Yomiuri Shimbun tem versão em inglês

Leia o restante desse texto »


Educação de Alta Qualidade Pela Internet

22 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um importante artigo foi publicado por Camilo Rocha no jornal O Estado de S.Paulo sobre a visita ao Brasil de Daphne Koller, presidente da maior plataforma mundial de aulas online conhecido como Coursera, aberto para as massas, sistema que é conhecido nos Estados Unidos como Moocs. Somente do Brasil já existem 300 mil alunos nesta plataforma, figurando depois dos Estados Unidos, a Índia, a China e o Reino Unido, quando os chineses possuem o esquema de maior apresentação em mandarim, e os demais países utilizam o inglês como idioma. No Brasil, com a ajuda da Fundação Lemann estão sendo traduzidas e adaptadas muitas aulas das grandes universidades norte-americanas, em português, que são oferecidos gratuitamente, atendendo as demandas dos estudantes brasileiros que reconhecem as limitações das ofertas de educação de alta qualidade. Agora serão incorporadas aulas em colaboração com a USP – Universidade de São Paulo e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.

clip_image002                                           Dephne Koller, presidente da Coursera

A íntegra do resumo da entrevista com ela está no link: http://blogs.estadao.com.br/link/coursera-chega-ao-brasil/. As informações podem ser complementadas sobre as iniciativas com a USP e a UNICAMP pelo link: http://blogs.estadao.com.br/link/aulas-online-permitem-cursos-customizados/.

Dephne Koller explica que os cursos nos Estados Unidos também são gratuitos, mas os certificados das conclusões dos cursos são cobrados, sendo que naquele país estes são aceitos para os empregos nas grandes empresas. Ela espera que no Brasil também, como o maior conhecimento destes cursos, as empresas venham a considerar as conclusões dos mesmos para a seleção de pessoal.

Reconhece que no Brasil ainda existe uma insuficiência da oferta de cursos de alta qualidade, ao mesmo tempo em que muitos estudantes não dispõem das condições para frequentarem os cursos regulares, com os quais este esquema não pretende competir. Muitos estão efetuando os cursos pela internet, diante do reconhecimento que a educação é o meio mais adequado para a ascensão social.

O que está se cogitando com a UNICAMP são cursos personalizados que atendam as necessidades de cada estudante, segundo informações do pró-reitor, João Frederico Meyer. Também o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Minze explica esta característica personalizada.

Espera-se que estas inovações e aperfeiçoamentos tenham um grande impacto na melhoria dos recursos humanos brasileiros, que seria relevante para o processo de aceleração do desenvolvimento econômico, político e social do Brasil.


Aspirações Pela Educação de Tempo Integral no Primário

19 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

No Estado de São Paulo está se verificando uma multiplicação de escolas particulares para o ensino fundamental, de forma que em três anos os alunos matriculados aumentaram em 77%. Os pais dos alunos estão preferindo que seus filhos, ao invés de frequentarem diversos estabelecimentos para completarem a sua educação, estão preferindo as escolas que em tempo integral também proporcionam outras atividades alem das normais. Um suplemento sobre educação do jornal O Estado de S.Paulo fornece informações à respeito, havendo muitos anúncios de escolas que estão proporcionando estes tipos de ensino, que não se resume somente ao ciclo fundamental.

Sempre houve escolas em São Paulo com a fama que qualificavam os seus alunos para superarem os vestibulares para os cursos superiores. Um dos complementos eram os ensinos de língua, que ao invés de estabelecimentos especializados, eram dados junto com os ensinos convencionais. As informações são que muitos alunos pretendem completar as suas formações no exterior. Muitas escolas estão, ao lado do aumento do tempo em que os alunos ficam no estabelecimento, pensam numa formação mais ampla, como aulas para o ensino do cultivo de alimentos que fazem parte do cotidiano das crianças. Os aparelhamentos utilizados também estão se sofisticando, havendo muitos que contam com a informática que também é utilizada pelos alunos, mudando fundamentalmente as técnicas de ensino.

clip_image002

Também existem algumas escolas públicas que estão proporcionando ensino de tempo integral, com muitas localizadas no interior do Estado de São Paulo que são acompanhadas pelos pais mais interessados. Existem até as que efetuam pesquisas em conjunto com entidades de ensino superior, para estimularem os alunos aos trabalhos didáticos mais intensos.

Evidentemente, os pais com formações mais sofisticadas se interessam nas pesquisas das instituições que podem proporcionar um ensino de qualidade para seus filhos. Costumam ser de nível econômico mais elevado, pois estes cursos acabam sendo tendo custos mais elevados. Alguns estão constatando que as públicas também são competitivas com as privadas.

Como existe um exagero na importância atribuída ao nível de aprovação nos vestibulares, muitos pais procuram examinar com profundidade o tipo de ensino, para garantirem aos seus filhos uma formação mais integral, que não seja somente marcado pela ênfase na concorrência.

Existem até pais que escolhem escolas diferentes para seus muitos filhos, considerando as características pessoais de cada um deles. Também a praticidade do que é ensinado, com exemplos dos usos cotidianos acabam sendo aproveitados.

O que se espera é que estes tipos de inovações que começaram em algumas escolas tendam a se generalizar-se pelos ensinos básicos de todas as escolas, começando por Estados mais privilegiados, mas que já existem também em algumas localidades onde os pais estão mais interessados e atualizados.