Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Exame Chinês Gaokao Para Ingresso no Curso Superior

29 de junho de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , ,

clip_image001Os estudantes brasileiros passam por experiências semelhantes aos dos chineses no concurso conhecido como Enem, mas também lá existem observações aos critérios que são elogiados por alguns, mas criticados por muitos. Como tudo que ocorre na China, os números são astronômicos, chegando a 10 milhões de candidatos anuais e, como alternativa, 600 mil estudantes chineses procuraram cursos no exterior.

Exames chamados gaokao para pontuações para ingresso em boas universidades chinesas

Leia o restante desse texto »


Escola da Fazenda Canuanã Recebe Prêmio Internacional

26 de fevereiro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

O site do Estadão publica matéria elaborada por Isabela Palhares tratando da Escola Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto do Instituto A Gente Transforma, do designer Marcelo Rosenbaum, que recebeu o prêmio de melhor edifício de arquitetura educacional do mundo. O artigo vale a pena ser lido na íntegra.

clip_image002

Escola da Fazenda Canuanã, em Formoso do Araguaia, projeto de Marcelo Rosenbaum

Leia o restante desse texto »


Melhorias em Algumas Escolas Locais

12 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , ,

clip_image002São frequentes as informações sobre escolas públicas que estão conseguindo, segundo diversas fontes de informação, bons resultados em regiões de pouco desenvolvimento econômico. O suplemento da Folha de S.Paulo destaca o Brasil que dá certo na Educação.

Capa do suplemento O Brasil que dá Certo Educação, do jornal Folha de S. Paulo

Leia o restante desse texto »


Hábitos Japoneses Relacionados Com a Escola

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado por Ewerthon Tobace no site da BBC Brasil informa sobre os hábitos dos alunos, mesmo nos cursos fundamentais, de cuidarem da limpeza da escola, o que difere muito do que acontece no nosso país, onde professores chegam a ser agredidos pelos alunos.

Alunos fazendo a limpeza nas escolas, na ilustração do artigo publicado no BBC Brasil.

Leia o restante desse texto »


Onde Fracassamos na Formação dos Brasileiros

21 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , , | 6 Comentários »

clip_image002 A coluna da Folha de S.Paulo trouxe uma nota de Marcelo Coelho, um experimentado jornalista com formação de sociólogo, sobre suas observações das demonstrações populares na Avenida Paulista no domingo passado.

As manifestações contra o governo na Avenida Paulista

Leia o restante desse texto »


Próximo do Milagre na Educação Privada de Baixo Custo

7 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image002Se o artigo não estivesse publicado no The Economist, que apesar de ter um viés pelas atividades privadas goza de elevada credibilidade, eu não acreditaria no que estava lendo. Escolas privadas de baixíssimo custo estão conseguindo melhores resultados dos que as públicas em alguns países pobres.

Foto que ilustra matéria publicada no The Economist

Leia o restante desse texto »


Professor do MIT e o Engenheiro do Futuro

3 de agosto de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , | 2 Comentários »

Um interessante artigo foi elaborado por Leticia Arcoverde e publicado no Valor Econômico sobre as conclusões a que chegou o professor Donald Sadoway, do MIT. As distorções de muitos engenheiros na sua formação são apontadas por ele, inclusive dos que atuam no setor econômico no Brasil sem conhecimentos de ciências sociais ou uso adequado de estatísticas.

clip_image001

Foto de um grupo no MIT – Massachusetts Institute of Technology, que vai muito além da engenharia

Leia o restante desse texto »


Fusão de Conteúdos das Disciplinas nos Colégios

6 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

Um artigo publicado por Isabela Palhares no Estadão informa sobre as experiências de algumas escolas secundárias de pesquisas interdisciplinares.

clip_image002

Charge explicitando algumas dificuldades dos alunos

Leia o restante desse texto »


Yomiuri Shimbun Sobre a Reforma Universitária no Japão

17 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , ,

clip_image001O importante jornal Yomiuri Shimbun coloca a sua posição sobre a reforma universitária que está sendo recomendada pelo governo no Japão, que tem importância universal.

Yomiuri Shimbun tem versão em inglês

Leia o restante desse texto »


Educação de Alta Qualidade Pela Internet

22 de setembro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , | 2 Comentários »

Um importante artigo foi publicado por Camilo Rocha no jornal O Estado de S.Paulo sobre a visita ao Brasil de Daphne Koller, presidente da maior plataforma mundial de aulas online conhecido como Coursera, aberto para as massas, sistema que é conhecido nos Estados Unidos como Moocs. Somente do Brasil já existem 300 mil alunos nesta plataforma, figurando depois dos Estados Unidos, a Índia, a China e o Reino Unido, quando os chineses possuem o esquema de maior apresentação em mandarim, e os demais países utilizam o inglês como idioma. No Brasil, com a ajuda da Fundação Lemann estão sendo traduzidas e adaptadas muitas aulas das grandes universidades norte-americanas, em português, que são oferecidos gratuitamente, atendendo as demandas dos estudantes brasileiros que reconhecem as limitações das ofertas de educação de alta qualidade. Agora serão incorporadas aulas em colaboração com a USP – Universidade de São Paulo e a UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas.

clip_image002                                           Dephne Koller, presidente da Coursera

A íntegra do resumo da entrevista com ela está no link: http://blogs.estadao.com.br/link/coursera-chega-ao-brasil/. As informações podem ser complementadas sobre as iniciativas com a USP e a UNICAMP pelo link: http://blogs.estadao.com.br/link/aulas-online-permitem-cursos-customizados/.

Dephne Koller explica que os cursos nos Estados Unidos também são gratuitos, mas os certificados das conclusões dos cursos são cobrados, sendo que naquele país estes são aceitos para os empregos nas grandes empresas. Ela espera que no Brasil também, como o maior conhecimento destes cursos, as empresas venham a considerar as conclusões dos mesmos para a seleção de pessoal.

Reconhece que no Brasil ainda existe uma insuficiência da oferta de cursos de alta qualidade, ao mesmo tempo em que muitos estudantes não dispõem das condições para frequentarem os cursos regulares, com os quais este esquema não pretende competir. Muitos estão efetuando os cursos pela internet, diante do reconhecimento que a educação é o meio mais adequado para a ascensão social.

O que está se cogitando com a UNICAMP são cursos personalizados que atendam as necessidades de cada estudante, segundo informações do pró-reitor, João Frederico Meyer. Também o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Minze explica esta característica personalizada.

Espera-se que estas inovações e aperfeiçoamentos tenham um grande impacto na melhoria dos recursos humanos brasileiros, que seria relevante para o processo de aceleração do desenvolvimento econômico, político e social do Brasil.