Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Existem Alternativas Para o Atual Governo Brasileiro

21 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quando se observa que somente em cerca de poucos mais de oito meses de gestão o atual governo brasileiro com seus planos sofreu dezenas de mudanças, que implicam em desgastes políticos na sua credibilidade, parece recomendável que as metas estabelecidas com o uso das técnicas de planejamento devam conter somente os instrumentos que serão utilizados e suas diretrizes básicas. clip_image002Sugeridos pela equipe econômica de acordo com o presidente da República eleito e seus principais auxiliares, seria desejável que houvesse um razoável consenso interno do governo sobre a proposta. As estimativas dos economistas costumam ser grosseiras e dependem das pressões e aprovações do Congresso Nacional, das condições externas da economia mundial e até das variações climáticas que estão se agravando internacionalmente.

Uma ilustração interessante do jornal brasileiro Diário da Manhã, com traços imprecisos do Brasil que se deseja

Leia o restante desse texto »


O Japão Para os Japoneses

21 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que o Japão seja extremante atraente para os turistas estrangeiros com as suas impressionantes floradas das cerejeiras, para o espírito dos japoneses, que costuma ser bastante nostálgico, o outono é mais atraente, notadamente nas suas montanhas, quando as florestas apresentam os coloridos de suas folhas. Também a culinária conta com produtos mais elaborados, preparando-se para o longo inverno, que costuma ser mais rigoroso em algumas regiões.

clip_image002

Foto constante num artigo publicado no Japan Times

Leia o restante desse texto »


Fundos Relevantes no Mundo Alertam o Brasil

19 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Muitos veículos de comunicação social importantes no mundo, inclusive a Folha de S.Paulo, informam que 230 fundos internacionais que administram recursos que correspondem a US$ 16 trilhões (equivalente a R$ 65 trilhões), superior ao atual PIB da China, alertam de forma inusitada o governo brasileiro que sua forma de encarar os problemas da Amazônia afeta a imagem de muitos dos seus clientes. Entre eles estão o grupo Mitsubishi, HSBC e BNP Paribas, para citar alguns mais conhecidos.

clip_image002

Fotografia da NASA sobre os incêndios na Amazônia

Leia o restante desse texto »


Deterioração da Liderança dos EUA no Mundo

19 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: ,

Logo depois da Segunda Guerra Mundial, qualquer iniciativa de importância no mundo considerado ocidental não teria prosseguimento sem o apoio dos Estados Unidos. Depois do início do governo Donald Trump que o rejeitava, o TPP – TransPacific Partnership continua clip_image002recebendo novas adesões, o que ocorreu agora com a Nova Zelândia e o Japão, tradicionais aliados dos norte-americanos, segundo noticiado nos jornais japoneses.

Primeiro-ministro Shinzo Abe cumprimenta a primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinta Ardern, que anunciam as adesões dos seus países ao TPP – TransPacif Partnership

Leia o restante desse texto »


Condições Adversas na Economia Mundial

18 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Mesmo os analistas que procuram ser mais pragmáticos, sabendo que devem evitar a generalização de um clima adverso na economia mundial que não ajuda a ninguém, constatam as dificuldades existentes e procuram saídas que não sejam os conflitos armados que já foram usados no passado.

clip_image002

Mesmo que os norte-americanos desconfiem que os ataques de drones na Arábia Saudita tenha alguma participação não comprovada do Irã, evitam-se retaliações que foram prometidas por Donald Trump

Leia o restante desse texto »


A Sempre Discutível Concessão do Estádio do Pacaembu

18 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Os principais jornais brasileiros noticiaram que os concessionários do Estádio do Pacaembu nos próximos 35 anos forneceram as ideias básicas que devem orientar a sua reforma. O projeto original tem mais de 75 anos, dos quais cerca de 30 fica em frente ao nosso escritório. As experiências do Morumbi e do Estádio do Palmeiras mostram que há necessidade de flexibilidades, pois, ao longo doimage tempo, mesmo os projetos mais estudados pelos especialistas acabam se adaptando à realidade que sofre mudanças significativas em algumas décadas. A reforma básica seria a substituição do atual Tobogã por uma construção que acomodará diversas atividades, inclusive lojas, restaurantes e escritórios.

A mudança básica no Estádio do Pacaembu será a substituição do atual Tobogã por um edifício de múltiplos usos

Leia o restante desse texto »


O Japão e Sua População Mais Idosa no Mundo

16 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Um artigo elaborado pela agência noticiosa japonesa Kyodo e publicada em muitos jornais japoneses informa que, no ano de 2018, 28,4% da população tinha mais de 65 anos, ou seja, 35,88 milhões e eles constituíam 12,9% da força de trabalho do Japão. Eles são os mais idosos no mundo, tendência que parece continuar a se acentuar nos próximos anos e já vem ocorrendo nos últimos 15 anos de forma consecutiva.

image

Em 2018, 28,4% da população japonesa tinha mais de 65 anos, sendo considerada a mais idosa no mundo

Leia o restante desse texto »


O Ipê de Variadas Cores

16 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageNeste imenso Brasil, a árvore nacional é o pau-brasil, mas o ipê é considerado a flor nacional, apresentando variadas cores, e neste ano o destaque é o branco, mais raro. Na maioria dos países, estes símbolos são bastante prestigiados, como o sakura do Japão, que também conta com muitas variedades. A madeira do ipê é dura e considerada nobre.

O ipê amarelo é o mais popular no Brasil

Leia o restante desse texto »


Milênios Para Reduzir os Danos na Natureza

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Publicamos neste site um artigo do Washingtown Post, do qual consta um sugestivo gráfico mostrando a possibilidade de que o aquecimento global esteja aumentando de forma mais acelerada a partir de cerca de 1980 em todo o mundo. Isto tende a aumentar as irregularidades climáticas que estão afetando a humanidade, desde países pobres e até os mais desenvolvidos, causando mortes e expressivos prejuízos materiais, com o aumento de tufões e inundações. Vamos repetir a divulgação do gráfico que é de vital importância.

clip_image002

O aumento do aquecimento está se acelerando nos últimos anos como mostra o gráfico publicado no Washington Post

Leia o restante desse texto »


Relatório Especial do Washington Post Sobre o Aquecimento

14 de setembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um longo relatório especial foi preparado por Chris Mooney e John Muyskens e divulgado pelo Washington Post com dados de longo prazo. Eles indicam que há um sensível aumento do aquecimento global de forma acelerada, que começam dizimando as conchas como nas praias do Uruguai, na fronteira com o Brasil. Este aquecimento mundial era de 2ºC sobre os dados do século passado e já passou a 3º C no centro da região estudada, duas vezes maior que este país vizinho do Brasil.

image

Foram comparadas as médias dos últimos cinco anos, com os dados disponíveis em torno de 1.800. Gráfico constante do artigo no Washington Post, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »