Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Sopa de Missô Pode Ajudar na Redução da Pressão Arterial

30 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Quando morei no Japão, em torno de 1985, o dr. Maeda, cuja família é proprietária de um hospital famoso em Tóquio por gerações, afirmava-me que os derivados de soja ajudavam a reduzir o colesterol. Ele dizia que consumindo o camarão, não frito com gorduras saturadas como no Brasil, mas preparado com molhos de soja, não havia problemas até para aqueles que tinham tendência para a pressão alta, como se afirmava entre os brasileiros. Mas é preciso clip_image002atentar que o sal deve estar nos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que é bem mais baixo do que o usual no Brasi.

Sopas de missô, que podem usar o tofu como algas wakame, alguns legumes como cogumelos, muito apreciados pelos japoneses e que contribuem para o controle da pressão alta, notadamente quando consumido no jantar

Leia o restante desse texto »


Baixo Coronavírus no Japão

29 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 4 Comentários »

clip_image002Um artigo de Gearoid Ready, do Bloomberg, publicado no Japan Times levanta algumas hipóteses sobre as razões por que as contaminações do coronavírus no Japão são mais baixas do que os países europeus. Pode ser que venham a se elevar, havendo necessidade de cuidados adicionais ao que vêm sendo tomados atualmente.

Tradicionalmente os japoneses usam máscaras para evitar contaminar outros mesmo com simples resfriado

Leia o restante desse texto »


Naomi Munakata Vai Fazer Falta

27 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

Existem muitas informações sobre músicos que se destacaram começando suas carreiras nas igrejas. No caso de Naomi Munakata, seu pai era pastor de uma pequena igreja evangélica no bairro de Vila Mariana em São Paulo. Em vez de instrumentos, preferiu dirigir coros, o que a levou a aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior, acabando se consagrando na direção do Coro da OSESP por décadas, tendo também regido outros no Brasil, como no Teatro Municipal de São Paulo.

image

Naomi Munakata, regente de coro que se consagrou na OSESP

Leia o restante desse texto »


Organismos Internacionais e Governamentais

25 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Cheguei a interpretar que a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia não seria racional, pois iria contra a tendência da época das vantagens de atuação conjunta. Mas muitos europeus entendiam que a burocracia que se consolidou em Bruxelas era exagerada, tendo elevado custo e não atuando no interesse dos países membros. A atual demora no adiamento clip_image002das Olimpíadas de Tóquio 2020 mostra que tanto o organismo mundial que cuida destes jogos como o governo japonês são evidências destas desagradáveis demoras, tendendo a ignorar os interesses até dos atletas.

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa da coronavírus foi noticiada em todo o mundo, ainda que com demora desnecessária

Leia o restante desse texto »


Necessidade de Medidas Drásticas

18 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Os atuais resultados que estão sendo obtidos no combate à coronavírus no mundo indicam que, quando se envolve o interesse público, algumas medidas drásticas que chegam a afetar o interesse individual necessitam ser prejudicados. Notadamente, quando os mais idosos e frágeis acabam sendo atingidos.

O coronavírus, que começou a se propagar a partir da China, está sendo controlado na Ásia e hoje está se espalhando pelo mundo a partir da Europa

Leia o restante desse texto »


Velocidade Relevante no Combate ao Coronavírus

13 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medcina | Tags: , , , ,

O noticiário internacional informa que Donald Trump ainda não admite que manteve contatos com suspeitos de estarem contagiados, como o secretário de comunicação do Brasil Fábio Wajngarten ou ministros como da Austrália, entre outros. O mesmo acontece com Jair Bolsonaro, que espera o resultado do exame que já teria feito. O prestigioso jornal japonês clip_image002The Yomiuri Shimbun anuncia no artigo no seu site que a empresa japonesa Kurabo conseguiu obter um kit de teste que em 15 minutos fornece a informação do contágio, produto que deverá estar no mercado na próxima semana. Espera-se que seja comprovado por outras entidades.

Foto do kit fornecido pela Kurabo e constante do artigo no site da Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Ponderações de Delfim Netto no Broadcast

13 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O professor Delfim Netto que conta com um respeitável cabedal de conhecimentos acadêmicos, ao qual se acrescentou experiências importantes na administração pública, incluindo um longo período político na Constituinte e no Congresso. Ele costuma ser procurado para expressar seus pontos de vista do que pode ser hoje cogitado, num quadro clip_image002interno e mundial de elevada complexidade. Ele concedeu uma entrevista bastante ampla para Simone , do Broadcast, que está publicado no seu site, que vale a pena ser lido na íntegra ([email protected]).

Professor Delfim Netto, com mais de 90 anos, acumulou um rico cabedal com a sua carreira acadêmica e pública

Leia o restante desse texto »


Cingapura é Exemplo Mundial Para Controle do Coronavirus

11 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Ainda que Cingapura seja um pequeno país de somente 720 quilômetros quadrados, com população de 6 milhões de habitantes, aquele país ilha teve somente uma morte com coronavírus, com 130 infecções, tendo já 82 pacientes que receberam alta até 6 de março último. A Organização Mundial de Saúde – OMS considerou o melhor exemplo de combate à Covid 19, para a considerada Capital do Sudeste Asiático que recebe milhões de visitantes de todo o mundo. Aproveitaram a experiência do duro surto de SARS de 2003, quando perderam 23 pacientes. O seu sistema de saúde é altamente eficiente, com a população, empresas e a imprensa contribuindo coletivamente, aceitando medidas duras que possam ser consideradas autoritárias, como a expulsão dos suspeitos de contaminação que não obedecem ficar isolados em suas casas.

clip_image002

O principal jornal de Cingapura publica diariamente na sua primeira página as medidas a serem tomadas para evitar a propagação do coronavírus

Leia o restante desse texto »


A Saída das Tropas Norte-Americanas do Afeganistão

4 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que não esteja definitivamente acertado com o Talibã, caminha-se pragmaticamente para acabar com esta insanidade que não tem como resultar numa solução militar, como mencionado no editorial do The New York Times, no final do mês de fevereiro. O governo de Donald Trump, aproveitando o momento em que o mundo está focado no problema do coronavírus e às vésperas das eleições nos Estados Unidos, sem nenhum destaque de monta na região a não ser para os especialistas, sem mesmo que o governo local do Afeganistão esteja participando ativamente destas negociações. Já o The Washington Post havia obtido documentos oficiais sobre a evolução do assunto no final do ano passado.

clip_image002

Mapa do Afeganistão numa escola da Província de Kandahar. Foto de Bryn Demon publicada no editorial do The New York Times, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Todos os Ovos Numa Cesta só

29 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que os assuntos relacionados com as coronavírus sejam relevantes, pela sua dramaticidade provocando muitas mortes, há que se considerar que as economias de muitos países necessitam de uma maior diversificação para evitar depender de poucos parceiros internacionais, quando a economia da maioria deles passa por uma sensível redução de suas atividades. As populações de todos os países dependem para a sua sobrevida, num horizonte mais longo, de uma economia mais diversificada, que dependa menos de alguns outros poucos parceiros internacionais.

clip_image002

Todos os países, mesmo no mundo globalizado, necessitam de economias diversificadas para sofrer menos quando se observam crises como as atuais

Leia o restante desse texto »