Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Teste Japonês Informa em 5 Minutos a Presença da Covid-19

23 de abril de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Aya Amano, do The Asahi Shimbun, anuncia que uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisa Riken, em Wako, na província de Saitama, Japão, liderada por Rikiya Watanabe, descobriu um método que permite saber o resultado de um teste de diagnóstico em menos de 5 minutos. A descoberta foi publicada também na versão online da Communications Biology, um jornal afiliado a famosa revista científica britânica Nature, em 19 de abril último.

Uma placa de vidro contém cerca de 2,5 milhões de microtubos de teste por centímetro quadrado. (Fornecido por Rikiya Watanabe).

Leia o restante desse texto »


Brasil Atrai Pesquisadores Internacionais da Medicina

24 de agosto de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina | Tags: , , , ,

Um artigo de Fabiana Cambricoli foi publicado no site do jornal O Estado de São Paulo referindo-se às razões do Brasil atrair 21 testes internacionais de remédios e vacinas para o Covid 19, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. A autora enfatiza o número elevado de afetados e mortos no Brasil, que atraem possíveis usuários destes trabalhos, além de uma população diversificada nos seus perfis. No entanto, parece que, além destas razões, conta-se no Brasil com o Instituto Butantan e a Fiocruz que prepararam muitos profissionais, têm uma tradição na produção de vacinas e medicamentos em grande escala, contando com mecanismos para aplicá-los na população, com o SUS – Sistema Único de Saúde de abrangência nacional, sem os quais haveria necessidade de muito tempo de trabalho para que os resultados possam ser utilizados.

clip_image002clip_image004

Instituto Butantan e Fiocruz, duas organizações importantes para estudos de medicamentos e tradição na produção de vacinas

Leia o restante desse texto »


Tecnologia Chinesa Ajuda o Mundo na Atual Pandemia

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina, Tecnologia | Tags: , , , , | 12 Comentários »

Os avanços tecnológicos chineses utilizando inteligência artificial, 5G e computação nas nuvens ajudam muitos países a efetuar os diagnósticos rápidos, em minutos, com base nas imagens dos pulmões, na atual crise que afeta o mundo. Isto já está sendo usado no Equador, clip_image002países europeus e foram doados para os brasileiros atenderem os menos favorecidos em alguns casos.

Médicos chineses prestam serviços de consultoria, através da plataforma WeDoctor, de Hangzhou, em foto constante do artigo publicado no site da China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Velocidade Relevante no Combate ao Coronavírus

13 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina | Tags: , , , ,

O noticiário internacional informa que Donald Trump ainda não admite que manteve contatos com suspeitos de estarem contagiados, como o secretário de comunicação do Brasil Fábio Wajngarten ou ministros como da Austrália, entre outros. O mesmo acontece com Jair Bolsonaro, que espera o resultado do exame que já teria feito. O prestigioso jornal japonês clip_image002The Yomiuri Shimbun anuncia no artigo no seu site que a empresa japonesa Kurabo conseguiu obter um kit de teste que em 15 minutos fornece a informação do contágio, produto que deverá estar no mercado na próxima semana. Espera-se que seja comprovado por outras entidades.

Foto do kit fornecido pela Kurabo e constante do artigo no site da Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Saúde Global 2035 no Project Syndicate

19 de abril de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Medicina, Notícias, Saúde | Tags: , ,

Um grupo de 25 especialistas abnegados do mundo elaborou o plano chamado Saúde Global 2035 divulgado no site do Project Syndicate por Gavin Yamey, da Universidade da Califórnia, e Helen Saxenian, do Results for Development Institute, ambos participantes deste grupo. Eles afirmam que o mundo está passando por um ponto de inflexão histórico onde os medicamentos hoje disponíveis, as vacinas e outros instrumentos de saúde permitiriam a redução da lacuna entre países ricos e pobres em matéria de saúde no prazo de uma geração. O ambicioso programa de investimentos permite que cada dólar investido proporcione um retorno de 9 a 20 dólares, o que é simplesmente espantoso.

Este grupo trabalhou por um ano identificando os instrumentos, sistemas e financiamentos que seriam necessários para garantir esta convergência global que poderia salvar milhões de vidas, reforçar o bem-estar humano e proporcionar aumento da produtividade para estimular o crescimento econômico. Segundo os autores, 10 milhões de vidas anualmente seriam beneficiados e, por incrível que pareça, com elevados retornos econômicos que se espera estejam bem calculados.

gavinhelen

Gavin Yamey                                                            Helen Saxenian 

Leia o restante desse texto »


Avanços Contínuos dos Japoneses Com Células-Tronco

31 de janeiro de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Medicina, Notícias | Tags: , , | 4 Comentários »

Se existe um campo da medicina que está avançando rapidamente é a ampliação das possibilidades de usos das células-tronco na chamada medicina regenerativa. Em 2012, o médico japonês Shinya Yamanaka foi contemplado com o Prêmio Nobel pelas suas contribuições para este conhecimento novo, e o governo japonês ampliou o seu apoio às pesquisas relacionadas com o assunto. O Nikkei Asian Review e muitos veículos de comunicação social internacional anunciam que a revista científica Nature deste final do mês de janeiro de 2014 anuncia que a equipe de pesquisadores do Japão, liderada pela bióloga Haruko Obokata no instituto japonês de pesquisas Riken, conseguiu novos avanços. Participaram também pesquisadores da Universidade de Harvard e da Yamanashi. Eles conseguiram criar em camundongos células tronco num processo mais simples, retirando-as da pele para serem transformadas em diversos tipos de tecido.

Estes tipos de trabalho estão avançando em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, tanto no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo como na Santa Casa de Curitiba, sendo que nesta última conseguiu-se, numa linguagem leiga, preservar-se somente a estrutura da célula tronco, transformando-a em variados tecidos para serem utilizados em pacientes com problemas em órgãos diferentes.

(Kazu, favor ilustrar este artigo com uma foto da bióloga japonesa Haruko Obokata, que V. deve encontrar pela Google Images entrando em Japanese Biologist Haruko Obokata, ou que estou enviando obtido no artigo mencionado abaixo, mesmo com a legenda em inglês:

20140129_stap_article_thumbnail

Bióloga japonesa Haruko Obokata (à esquerda). Foto: Nikkei

Leia o restante desse texto »