Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Japão Engajado no Combate aos Resíduos Plásticos

28 de maio de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no The Japan News informa que o governo japonês decidiu se engajar no combate aos resíduos plásticos ainda no atual verão japonês.

Gráfico constante do artigo publicado no The Japan News, que vale a pena ser lido na íntegra

Em 2016, o Japão produziu 8,99 milhões de toneladas de resíduos plásticos e cerca de 60% teria sido incinerado, mas terá que fazer um esforço adicional para contribuir para reduzir o aquecimento global e o dano que o mundo vem causando no meio ambiente, com estes plásticos, de acordo com as informações do Instituto de Gerenciamento de Resíduos Plásticos.

Quando da reunião do Grupo dos 7, em 2015, na Alemanha, um plano de ação contra o lixo marinho, incluindo microplásticos, foi elaborado, mas mesmo os países desenvolvidos que o formam têm feito pouco de planos objetivos. O governo japonês, neste verão do hemisfério norte, pretende estabelecer uma estratégia para tanto. A União Europeia montou sua estratégia em janeiro último e estuda regular como processarão com os plásticos descartáveis.

Os especialistas no assunto afirmam que até agora se concentraram na reciclagem, mas os esforços de redução se mostraram insuficientes. As resistências estão concentradas nos consumidores como nos produtores, pela falta de alternativas para a produção de bens como embalagens competitivas.

Mesmo os países emergentes como o Brasil também necessitam engajar-se neste problema que está se agravando em todo o mundo, tendendo a se tornar uma das prioridades. Não está se conseguindo nem mesmo a reciclagem destes produtos, que continuam sendo lançados nos lixões, sem que sejam absorvidos em prazos razoáveis.


Perspectiva na Questão dos Lixos Plásticos

19 de abril de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Os artigos publicados por Mary Halton no BBC e Bard Wilkinson no CNN referem-se às pesquisas efetuadas na University of Portsmouth da Grã-Bretanha e pelo Departamento de Energia do National Renewable Energy Laboratory (NREL) dos Estados Unidos, relacionados com as possibilidades de redução dos plásticos que estão comprometendo o meio ambiente no mundo todo com o uso de enzimas naturais.

Plásticos precisam de centenas de anos para ser absorvido pelo meio ambiente

Leia o restante desse texto »


Alarmante Redução dos Corais no Mundo

21 de março de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002É alarmante o ritmo em que os corais no mundo estão sendo reduzidos nas últimas décadas, havendo muitas razões, além da poluição nos mares e o aquecimento das águas. O assunto foi tratado num artigo publicado no site do The Economist, mas exige também cuidados no Brasil, onde, na foz do Amazonas, as explorações petrolíferas podem comprometer os corais locais.

Os corais que encantavam os mares da Austrália já foram reduzidos a um terço do que era a poucos anos passados. Foto constante do artigo publicado no The Economist

Leia o restante desse texto »