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Brasileiros Conhecendo Mais Sobre o Café

19 de maio de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: continuam ampliando os conhecimentos sobre o café, pontos de torra, qualidades especiais com pequena produção

O suplemento Paladar do jornal O Estado de S.Paulo continua divulgando mais sobre o café de qualidade, cujo consumo os brasileiros estão ampliando.
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Coffee Lab de Isabela Raposeiras foi uma das pioneiras na venda de café torrado no estabelecimento


Com o objetivo principal de preparar baristas, Isabela Raposeiras começou a torrar no seu estabelecimento em Pinheiros os cafés diferenciados que vendia. Hoje, melhor instalado na Vila Madalena, ganhou fama estimulando outras casas que também procuram localizar cafés de qualidade, que estão sendo vendidos em diversos locais, principalmente em São Paulo.
O suplemento Paladar fornece uma série de informações sobre fornecedores que estão vendendo pó de café de qualidade, como Isto é Café, Martins Café, Wolff Café e Tem Café, mostrando que já existe um mercado expressivo para estes produtos. Os que trabalharam em bancos que faziam financiamentos tomando como garantia estoques de café no passado, acostumaram com os perfumes decorrentes da torragem das amostras deste produto, pois era necessário conferi-los mediante amostras. São perfumes inesquecíveis.
Mesmo o café que o Brasil veio exportando há muitas décadas, sem apresentar qualidades diferenciadas, necessitava ser conferido nas suas classificações, pelas quantidades dos chamados defeitos e pelo tipo de bebida que se conseguia destes grãos. Hoje, pequenas produções de alta qualidade estão ganhando mercado interno e externo, competindo com os cafés preparados em cápsulas, notadamente com um blend de diversos tipos.
Como vinhos, existem diversas qualidades de café que, além das técnicas de produção, dependem também das torragens e formas de embalagem, chegando até as técnicas de preparo das bebidas pelos baristas. Os consumidores, conhecendo melhor estas qualidades, estão se tornando mais exigentes. Mas o trabalho de ampliação das informações ainda continua relevante, pois a praticidade das cápsulas e das máquinas simples para os seus preparos são fortes concorrentes.
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Aumento da frequência do Coffee Lab

Mas aqueles consumidores que frequentam o Coffee Lab, por exemplo, notam o aumento constante dos seus clientes, muitos curiosos sobre outras informações para o preparo de uma boa bebida, inclusive a possibilidade de um blend mais adequado para o seu paladar. Na realidade, além de ser o maior fornecedor de café do mundo, há que se evoluir para qualidades cada vez mais sofisticadas.