Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Justiça Mais Expedita e Eficiente

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Alguns sinais positivos começam a ser dados pelo Judiciário. De um lado, todos sabem que a justiça demorada acaba beneficiando os criminosos, inclusive porque muitos conflitos acabam sem ser julgados por decurso de prazo, por sobrecarga do Judiciário. Outros ficam imagetão afastados das suas ocorrências que não servem mais de exemplos para evitar a sua repetição. Também os conflitos das interpretações de órgãos coletivos apresentam demoras desnecessárias na medida em que não existe uma maioria clara nos órgãos colegiados.

Plenário do atual Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Judiciário, determinante no comportamento do restante do Poder Judiciário

Leia o restante desse texto »


Decisões Plebiscitárias e Outras Assemelhadas

24 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Todos constatam que existe atualmente uma polarização exagerada nas posições políticas em muitos países, fazendo com que as eleições se assemelhem com os plebiscitos, onde os eleitores necessitam optar por uma solução ou outra, quando na realidade suas opiniões não são tão radicais, ficando entre um extremo e outro. O caso do Brexit, do Reino Unido, exemplifica bem a situação, não havendo uma solução intermediária que poderia ser da preferência de muitos eleitores.

clip_image002

A primeira-ministra Thereza May foi obrigada a renunciar pela falta de uma solução para o Brexit, que provoca a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia

Leia o restante desse texto »


New York Times e a Preocupação dos Chineses com Xinjiang

23 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Um artigo de Chris Buckley e Paul Mozur, publicado no The New York Times, ressalta a preocupação das autoridades chinesas para evitar manifestações separatistas dos uigures de Xinjiang, predominantemente muçulmanos, mantendo uma acirrada vigilância eletrônica que permite o reconhecimento das pessoas pelos dados faciais colhidos por uma rede de câmeras de vigilância.

clip_image002

Mapa da China com destaque de Xinjiang Uyghur

Leia o restante desse texto »


Imperatriz Masako do Japão que Nasceu Plebeia

2 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Assistindo às cerimônias no Japão que simbolizou a ascensão do novo imperador Naruhito, como os transmitidos ao vivo para o mundo pela televisão oficial NHK, notou-se o destaque clip_image002do carisma pessoal da nova imperatriz Masako, que pode ajudar muito o seu esposo no papel que se propôs como monarca. No seu primeiro pronunciamento como imperador do Japão, Naruhito afirmou que, respeitando as tradições japonesas, deseja intensificar os relacionamentos com a população do país, continuando na manutenção da paz mundial.

O imperador Naruhito e a imperatriz Masako, simpáticos de forma descontraída, mesmo com o protocolo rígido

Leia o restante desse texto »


Dificuldades de Aprovação da Reforma da Previdência Social

22 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

clip_image002Segundo um artigo publicado pela Débora Álvares no site da UOL, já existem dificuldades de conseguir o presidente e o relator para o projeto de reforma da Previdência Social, o que ficou claro com a declaração da deputada Joice Hasselmann (PSL – PR), vice-líder do seu partido.

Deputada Federal Joice Hasselmann (PSL – PR

Leia o restante desse texto »


Transformar Limão em Limonada Senão o Barco Afunda

20 de fevereiro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002A atual estratégia do governo de Jair Bolsonaro tentando ocupar a pauta com a apresentação das reformas indispensáveis, ignorando a profundeza da atual crise, pode resultar num desastre. Há que se reconhecer todos os graves erros cometidos, aprender as lições e introduzir rapidamente as mudanças indispensáveis no próprio governo.

O presidente Jair Bolsonaro foi à Câmara Federal entregar o projeto de Reforma da Previdência. Foto constante do artigo publicado no site do UOL, que vale a pena ser lido na íntegra, como se a situação política estivesse normal

Leia o restante desse texto »


Medidas dos EUA Difíceis de Serem Compreendidas

7 de dezembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Política, Tecnologia | Tags: , , ,

A solicitação norte-americana que a CFO da Huawei chinesa, Meng Wanzhou, fosse presa no Canadá, visando a sua extradição para os Estados Unidos, conflita abertamente com as informações que, depois de Donald Trump ter jantado com Xi Jinping, haveria três meses de trégua na guerra comercial entre os dois países para um mínimo de entendimento. No fundo, a Huawei é considerada hoje uma das mais importantes no mundo na área da tecnologia avançada, com componentes para equipamentos eletrônicos, superando em clip_image002diversos aspectos as mais importantes empresas norte-americanas. O problema só poderia ser superado com um esforço para que as tecnologias avançadas dos Estados Unidos voltassem à posição que tinham até recentemente.

Meng Wanzhou, CFO da Huawei, presa no Canadá a pedido dos norte-americanos, é filha do fundador da empresa e seu chairman, Ren Zhengfei

Leia o restante desse texto »


As Eleições Intermediárias nos Estados Unidos

7 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Numa acirrada eleição nos Estados Unidos, ainda que os democratas tenham conseguido a maioria na Câmara dos Deputados, os republicanos conseguiram manter a maioria o Senado, bem como venceram em maior número de estados elegendo seus governadores.

image

Resultados apurados pela Associated Press

Leia o restante desse texto »


Necessidade do Controle do Mar Internacional

5 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Está se constatando que a proteção somente das 200 milhas náuticas dos diversos países é insuficiente para a adequada proteção dos mares, pois os peixes e outros animais que vivem circulando pelo mundo não conhecem estas limitações estabelecidas pelos seres humanos e estão correndo o risco de extinções.

clip_image002

Mapa constante do artigo publicado por João Lara Mesquita no Estadão, onde o azul mais forte está nos limites das 200 milhas náuticas, mas o azul mais claro está fora. Alguns peixes e os animais marinhos circulam pelo mundo e estão correndo riscos de extinção com as pescas predatórias

Leia o restante desse texto »


Uma Análise Limitada das Eleições Brasileiras

18 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Tudo indica que The Economist, no seu artigo na edição do próximo fim de semana, não conseguiu captar os aspectos relevantes do que está acontecendo no Brasil, com as atuais eleições. No primeiro turno, houve uma forte mudança dos congressistas eleitos fazendo com que antigos líderes não conseguissem se reeleger, num percentual surpreendente, revelando a insatisfação do eleitorado com eles. Jair Bolsonaro, sem nenhuma campanha de expressão, por ter sido atingido por uma facada conseguiu encarnar esta contrariedade popular e participa do segundo turno com uma grande diferença em relação a Fernando imageHaddad, segundo as pesquisas de opinião recentes. Mesmo que o discurso do favorito seja radical de direita. Não se trata simplesmente do antipetismo, ainda que isto também esteja colaborando, como dá a entender aquela revista internacional.

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam o segundo turno das eleições para presidente da Republica, com as pesquisas eleitorais dando uma larga vantagem para o primeiro

Leia o restante desse texto »