Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Medidas dos EUA Difíceis de Serem Compreendidas

7 de dezembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Política, Tecnologia | Tags: , , ,

A solicitação norte-americana que a CFO da Huawei chinesa, Meng Wanzhou, fosse presa no Canadá, visando a sua extradição para os Estados Unidos, conflita abertamente com as informações que, depois de Donald Trump ter jantado com Xi Jinping, haveria três meses de trégua na guerra comercial entre os dois países para um mínimo de entendimento. No fundo, a Huawei é considerada hoje uma das mais importantes no mundo na área da tecnologia avançada, com componentes para equipamentos eletrônicos, superando em clip_image002diversos aspectos as mais importantes empresas norte-americanas. O problema só poderia ser superado com um esforço para que as tecnologias avançadas dos Estados Unidos voltassem à posição que tinham até recentemente.

Meng Wanzhou, CFO da Huawei, presa no Canadá a pedido dos norte-americanos, é filha do fundador da empresa e seu chairman, Ren Zhengfei

Leia o restante desse texto »


As Eleições Intermediárias nos Estados Unidos

7 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Numa acirrada eleição nos Estados Unidos, ainda que os democratas tenham conseguido a maioria na Câmara dos Deputados, os republicanos conseguiram manter a maioria o Senado, bem como venceram em maior número de estados elegendo seus governadores.

image

Resultados apurados pela Associated Press

Leia o restante desse texto »


Necessidade do Controle do Mar Internacional

5 de novembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Está se constatando que a proteção somente das 200 milhas náuticas dos diversos países é insuficiente para a adequada proteção dos mares, pois os peixes e outros animais que vivem circulando pelo mundo não conhecem estas limitações estabelecidas pelos seres humanos e estão correndo o risco de extinções.

clip_image002

Mapa constante do artigo publicado por João Lara Mesquita no Estadão, onde o azul mais forte está nos limites das 200 milhas náuticas, mas o azul mais claro está fora. Alguns peixes e os animais marinhos circulam pelo mundo e estão correndo riscos de extinção com as pescas predatórias

Leia o restante desse texto »


Uma Análise Limitada das Eleições Brasileiras

18 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Tudo indica que The Economist, no seu artigo na edição do próximo fim de semana, não conseguiu captar os aspectos relevantes do que está acontecendo no Brasil, com as atuais eleições. No primeiro turno, houve uma forte mudança dos congressistas eleitos fazendo com que antigos líderes não conseguissem se reeleger, num percentual surpreendente, revelando a insatisfação do eleitorado com eles. Jair Bolsonaro, sem nenhuma campanha de expressão, por ter sido atingido por uma facada conseguiu encarnar esta contrariedade popular e participa do segundo turno com uma grande diferença em relação a Fernando imageHaddad, segundo as pesquisas de opinião recentes. Mesmo que o discurso do favorito seja radical de direita. Não se trata simplesmente do antipetismo, ainda que isto também esteja colaborando, como dá a entender aquela revista internacional.

Jair Bolsonaro e Fernando Haddad disputam o segundo turno das eleições para presidente da Republica, com as pesquisas eleitorais dando uma larga vantagem para o primeiro

Leia o restante desse texto »


Avanços Políticos Por Caminhos Tortos

12 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

O pior cego é aquele que não quer ver o que já aconteceu no primeiro turno das eleições no Brasil neste ano. Mesmo os que procuram interpretar a seu modo o que está acontecendo na política brasileira devem admitir a realidade que sempre exige uma situação e uma oposição para o funcionamento adequado da democracia, que se inverteu no país pelo voto neste ano. O candidato à Presidência da República pelo PSL, sensível para interpretar antecipadamente o que já estava acontecendo com os eleitores, empunhou a bandeira do combate à criminalidade e da necessidade de renovação radical do quadro político-partidário. Já obteve parte importante do avanço pretendido que agora deve se consolidar com sensatez no novo quadro que se abriu, ainda que seu oponente clip_image002procure se travestir sob o manto de uma aliança nacional. No nível do Estado de São Paulo, mesmo com a pecha de traidor e de ter enriquecido ocupando posições em estatais no passado, há o que procurar preservar seus interesses pessoais, pouco pensando na situação da mais importante unidade da Federação.

Nem o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, conseguiu se reeleger e dos 32 senadores que se candidataram somente oito conseguiram se salvar

Leia o restante desse texto »


The Economist Surpreso com as Eleições no Brasil

11 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

imageJair Bolsonaro quase conseguiu ser eleito residente da República no primeiro turno, com votos de diferentes segmentos dos eleitores brasileiros, desde os mais privilegiados, como os mais modestos, registra a revista internacional The Economist.

Eleitora da favela de Paraisópolis em São Paulo dividiu com um advogado morador no Morumbi a votação no capitão reformado Jair Bolsonaro. Foto constante do artigo na revista The Economist

Leia o restante desse texto »


O Que Diferenciam os Verdadeiros Líderes Políticos

9 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Existem alguns políticos que possuem uma qualidade inata que os diferenciam dos seus concorrentes, inclusive acadêmicos e jornalistas, percebendo o que seria as grandes aspirações dos eleitores com a devida antecipação, bem como a oportunidade para o uso do seu conhecimento. Isto não depende das suas formações educacionais, havendo alguns casos evidentes, como os de Lula da Silva e Jair Bolsonaro, agradem ou não aos seus críticos. O que pode ocorrer são até exageros deles destas suas percepções, senso de oportunidade do seu uso como habilidade de comunicação de suas ideias para aqueles que lhes interessam, que possa ser considerado como um carisma pessoal.

clip_image002clip_image004

Lula da Silva e Jair Bolsonaro

Leia o restante desse texto »


Calamidade Recente do Supremo Tribunal Federal

2 de outubro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

A Constituição de 1988 deu a última palavra no Brasil ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas parece que os políticos em nada ajudaram para justificar a relevância deste organismo no seu efetivo funcionamento nas últimas décadas. Diversas administrações indicaram nomes que não contavam com o mínimo de contribuições jurídicas nas suas carreiras ao imagecargo de ministro. No passado, muitas notáveis personalidades fizeram parte do STF, ainda que não se deva se prender ao que já faz parte da história brasileira. O Legislativo, que deveria submeter os candidatos indicados para o Supremo pelo presidente da República a duros exames, não conta com figuras com notório saber jurídico, ao mesmo tempo em que aparentam admitir nomes modestos na esperança de usufruírem posteriormente de suas benesses.

Supremo Tribunal Federal presidido por Dias Toffoli

Leia o restante desse texto »


Assuntos que Deveriam ser Discutidos pelos Candidatos

25 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Todos estão sentindo de forma aguda nesta atual campanha eleitoral que a maioria dos candidatos não está apresentando um programa detalhado do que seu partido ou coligação entende como indispensável na reforma política e eleitoral para o Brasil. O tempo de que os candidatos dispõem nos debates acaba sendo de alguns minutos para cada apresentação na televisão e nas rádios, diante do número exagerado de partidos e candidatos, o que só permite uma visão geral sem nenhum detalhe que costuma ser relevante. Nenhuma democracia razoável conta com tantos partidos como no Brasil, pois não há espaço para tantas diferentes posições ideológicas, e quando muito podem existir alguns partidos adicionais somente para representação local e não nacional.

clip_image002

No primeiro debate dos presidenciais em 2018 realizado pela TV Bandeirante, os candidatos precisavam expressar em poucos minutos seus pontos de vista, tanto das questões apresentadas pelos jornalistas como por outros candidatos, resultando uma exposição pouco profunda e mais emocional

Leia o restante desse texto »


Exageradas Simplificações das Complexidades Humanas

17 de setembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Aparecem muitos artigos na imprensa política brasileira informando que Jair Bolsonaro e Fernando Haddad seriam considerados os mais prováveis participantes do possível segundo turno para a eleição do próximo presidente da República do Brasil. Estaria sendo antecipado o uso do chamado voto útil mesmo no primeiro turno entre petistas e imageantipetistas. Simplificadas características estão sendo atribuídas para estes dois candidatos que ainda passam por um processo de definição de suas atuais personalidades políticas, diante das dramáticas circunstâncias que os conduzem à atual situação eleitoral.

Jair Bolsonaro inicialmente considerado líder da extrema direita, agora um candidato capaz de derrotar o petista

Leia o restante desse texto »