Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Um Agradecimento a Todos

30 de dezembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias

Este site ASIACOMENTADA.COM.BR é um trabalho voluntário, lançado neste ano de 2010 com o propósito de incrementar o conhecimento recíproco entre a Ásia e a América do Sul, duas regiões dinâmicas e emergentes do mundo atual. Postou mais de 850 artigos, recebeu algumas centenas de comentários e críticas e milhares de visitas que muito nos honraram.

A todos, os nossos mais efusivos agradecimentos e a promessa de maior empenho para continuar melhorando este site no próximo ano de 2011, com alguns aperfeiçoamentos.

Desejamos a todos um bom Ano Novo, o do Coelho, e que a realização de todos se multipliquem como este pacífico e adorável animal.

Paulo Yokota e equipe, Kazu Kurita e Naomi Doy, com a ajuda técnica de Décio Horita Yokota e da Google

Dezembro de 2010.


China Evita a Exportação de Terras Raras

7 de setembro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias | Tags: , ,

A China é um dos poucos países que possuem reservas apreciáveis de minérios conhecidos como terras raras, que são estratégicos para as altas tecnologias e eletrônicas avançadas. Estima-se que aquele país detém 90% das atuais reservas mundiais conhecidas. Reservando-se para o seu desenvolvimento, impõe medidas para restringir a sua exportação, procurando adicionar valor aos seus produtos, como estão fazendo os poucos outros países que contam com os mesmos.

O jornal Nikkei informa que o Conselho de Estado da China tomou a decisão de consolidar as atividades das empresas que trabalham com produtos que utilizam terras raras, de forma que tenham um melhor controle de seus preços. Na realidade, os japoneses estavam solicitando a sua flexibilidade, pois importam muitos destes produtos chineses, tanto para o seu setor de eletrônica como de automóveis flex, que utilizam gasolina e baterias elétricas.

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Oportunidades Para Produtores Brasileiros

8 de agosto de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias | Tags: ,

A imprensa japonesa registra o aumento de produtos de grandes fornecedoras de alimentos da Europa no mercado do Japão com marcas próprias. Parte destes produtos, adequados aos paladares japoneses, como apresentações ajustadas às exigências dos consumidores daquele mercado está sendo oferecida nos pontos de venda do Japão. Vão desde produtos típicos, como o shoyu ou o natto, apresentados em embalagens adequadas escritas totalmente em japonês.

Como o Brasil é um importante produtor de matérias-primas agropecuárias de alimentos largamente consumidos no Japão e outros mercados asiáticos, parece que seria uma oportunidade para a produção local destes produtos, com marcas específicas, apresentados de forma a atender as exigências daqueles mercados.

Produtos da Tesco, que desenvolveu marcas próprias de produtos tradicionais japoneses

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De Mao a Deng, e Mais

12 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias | Tags: , ,

No suplemento Eu & Fim de Semana, do Valor Econômico de hoje, o jornalista Marco Damiani publica uma interessante matéria com o título acima. No seu entender, Jonathan Fendy, autor do livro “The Penguin History of Modern China – The Fall and Rise of a Great Power, 1850 – 2009”, é um considerado analista que presta serviços para muitas empresas que possuem interesses na China.

Ele atuou na guerra do Vietnã e depois em Hong Kong como editor chefe do “South China Morning Post” (que entre outros continuamos consultando). Tem uma organização chamada Trusted Sources, com uma equipe de 18 analistas e visita regularmente a China.

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Artigos do Nikkei Sobre a Coreia e a China

11 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Categoria?, Notícias | Tags: , ,

Todos sabem que o Nikkei, o maior jornal econômico japonês e do mundo, como a maioria dos que se especializaram nestes assuntos, possui uma tendência conservadora. Quando dois artigos expressam sua admiração pelo que é feito nos países vizinhos asiáticos, há que se tomar como um sinal de algo importante que está acontecendo no Japão.

Implicitamente, deve se interpretar que estão criticando alguns comportamentos japoneses, tanto do governo quanto do setor privado, que não se comportam como seus concorrentes diretos.

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