Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

México e Índia na Mira de Empresas Japonesas

2 de dezembro de 2010
Por: Naomi Doy | Seção: Depoimentos | Tags: Honda, Mazda no México, NHK-News, Nippon Steel, Nissan e Toyota na Índia | 4 Comentários »

Mazda Mazda investe maciçamente no México: A fim de impulsionar vendas no florescente mercado latino americano, a Mazda Motor (pronuncia-se Mátsudá) vai instalar fábrica no México. A empresa vai atuar com a Sumitomo Corporation e iniciar a produção dentro de três anos. Pretende montar 100.000 carros pequenos por ano, visando o mercado de países das Américas Central e Sul, incluindo México e Brasil. A Mazda escolheu o México aproveitando os recentes acordos comerciais concretizados pelo país com o Japão. Sem dúvida, trata-se de nova e audaciosa estratégia global da Mazda, depois que sua maior acionista, a Ford Motor, reduziu drasticamente sua parte.

Japoneses aprofundam laços com a Índia: O Japão aumenta investimentos na crescente economia indiana. Acordos comerciais bilaterais totalizaram, nestes últimos 12 meses, 11 bilhões de dólares, quase o dobro de sete anos atrás. O número de companhias japonesas atuando na Índia já passou de 700, o triplo de três anos atrás.

Entre as empresas de peso, a Nissan Motor começou sua produção na Índia em maio passado. A Nippon Steel, maior produtora de aço do Japão, planeja começar a produção de chapas de aço para veículos em 2012, através de uma “joint venture” com uma empresa local. Em Bangalore, sul da Índia, a Toyota Motor anunciou que a empresa lançou carros compactos no próspero mercado indiano. O Etios, com capacidade de 1.200 e 1.500cc bateu o mercado de carros na semana passada. A competição promete com os compactos da Nissan, enquanto a Honda anuncia que venderá compactos a partir do próximo ano, a preço aproximado de US$ 10.000. Prevê-se que este ano a venda de carros na Índia ultrapasse, pela primeira vez, dois milhões de unidades. Carros pequenos de até US$ 12.000 respondem por quase 70% do mercado.

Porém, não só companhias japonesas estão de olho no mercado indiano. Segundo a NHK-TV, a Coreia do Sul assinou um amplo acordo de parceria econômica com a Índia, para fomentar o livre comércio e investimentos. O acordo começou a prevalecer com força total no começo deste ano. Pressionado pelo empresariado, o governo japonês prepara-se para concluir efetivamente o acordo mais abrangente de parceria econômica bilateral com a Índia, que vem sendo negociado carinhosamente desde setembro deste ano.


4 Comentários para “México e Índia na Mira de Empresas Japonesas”

  1. Olavo Alves
    1  escreveu às 12:11 em 15 de julho de 2012:

    Sr. Yokota:

    A Ford tem, atualmente, apenas 2,1% das ações da Mazda.

    Maiores acionistas da Mazda:

    http://www.mazda.com/investors/stockinfo/situation.html

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 21:18 em 15 de julho de 2012:

    Caro Olavo Alves,

    Em todas as economias desenvolvidas as ações são bastante pulverizadas, e na maioria das empresas japonesas que contam com suas ações no mercado, os maiores acionistas possuem somente poucos percentuais das ações.

    Paulo Yokota

  3. MAURÍCIO
    3  escreveu às 18:46 em 31 de dezembro de 2015:

    A Ford vendeu, recentemente, todas as ações da Mazda.

  4. Paulo Yokota
    4  escreveu às 17:06 em 1 de janeiro de 2016:

    Caro Maurício. Obrigado pelo seu comentário.

    Paulo Yokota