Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tecnologia Chinesa Ajuda o Mundo na Atual Pandemia

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medcina, Tecnologia | Tags: , , , , | 4 Comentários »

Os avanços tecnológicos chineses utilizando inteligência artificial, 5G e computação nas nuvens ajudam muitos países a efetuar os diagnósticos rápidos, em minutos, com base nas imagens dos pulmões, na atual crise que afeta o mundo. Isto já está sendo usado no Equador, clip_image002países europeus e foram doados para os brasileiros atenderem os menos favorecidos em alguns casos.

Médicos chineses prestam serviços de consultoria, através da plataforma WeDoctor, de Hangzhou, em foto constante do artigo publicado no site da China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Coronavírus e a Globalização

30 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , , | 6 Comentários »

imageUm artigo de Andrew Moody publicado no site do China Daily coloca algumas questões sobre a globalização que já vinha sofrendo restrições antes da calamidade atual provocada pelo coronavírus em todo o mundo. A matéria faz parte de uma série de artigos naquele jornal oficial chinês que pretende discutir estes problemas que não são isolados.

A globalização e os problemas que ela acentuou

Leia o restante desse texto »


Organismos Internacionais e Governamentais

25 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Cheguei a interpretar que a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia não seria racional, pois iria contra a tendência da época das vantagens de atuação conjunta. Mas muitos europeus entendiam que a burocracia que se consolidou em Bruxelas era exagerada, tendo elevado custo e não atuando no interesse dos países membros. A atual demora no adiamento clip_image002das Olimpíadas de Tóquio 2020 mostra que tanto o organismo mundial que cuida destes jogos como o governo japonês são evidências destas desagradáveis demoras, tendendo a ignorar os interesses até dos atletas.

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa da coronavírus foi noticiada em todo o mundo, ainda que com demora desnecessária

Leia o restante desse texto »


A Saída das Tropas Norte-Americanas do Afeganistão

4 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Ainda que não esteja definitivamente acertado com o Talibã, caminha-se pragmaticamente para acabar com esta insanidade que não tem como resultar numa solução militar, como mencionado no editorial do The New York Times, no final do mês de fevereiro. O governo de Donald Trump, aproveitando o momento em que o mundo está focado no problema do coronavírus e às vésperas das eleições nos Estados Unidos, sem nenhum destaque de monta na região a não ser para os especialistas, sem mesmo que o governo local do Afeganistão esteja participando ativamente destas negociações. Já o The Washington Post havia obtido documentos oficiais sobre a evolução do assunto no final do ano passado.

clip_image002

Mapa do Afeganistão numa escola da Província de Kandahar. Foto de Bryn Demon publicada no editorial do The New York Times, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Todos os Ovos Numa Cesta só

29 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Ainda que os assuntos relacionados com as coronavírus sejam relevantes, pela sua dramaticidade provocando muitas mortes, há que se considerar que as economias de muitos países necessitam de uma maior diversificação para evitar depender de poucos parceiros internacionais, quando a economia da maioria deles passa por uma sensível redução de suas atividades. As populações de todos os países dependem para a sua sobrevida, num horizonte mais longo, de uma economia mais diversificada, que dependa menos de alguns outros poucos parceiros internacionais.

clip_image002

Todos os países, mesmo no mundo globalizado, necessitam de economias diversificadas para sofrer menos quando se observam crises como as atuais

Leia o restante desse texto »


Desprezo de Trump aos que Países que o Apoiam

12 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Alguns líderes políticos de países que perfilam com as orientações internacionais de Donald Trump, como os do Japão e do Brasil, devem estar de assustados com a falta de correspondência para suas aspirações que consideram as mais importantes. O Japão está sendo obrigado a elevar seus investimentos militares quando ainda dependem fortemente da defesa externa dos norte-americanos. Jair Bolsonaro esperava um decisivo apoio para a sua pretensão de incluir o Brasil entre os membros da OECD, mas os Estados Unidos deixam claros sinais da desconsideração da importância do Brasil atual no cenário internacional, apesar do que vem sendo expresso por parte da imprensa e alguns líderes brasileiros.

Leia o restante desse texto »


Trabalho dos Idosos no Japão

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , | 4 Comentários »

Em vez de colocar o problema do trabalho dos idosos e seus direitos à aposentadoria, o governo japonês está propondo como direitos dos idosos. Na realidade, se os idosos não continuarem trabalhando, além de sobrecarregar a previdência social, acaba criando a clip_image001necessidade de imigrantes estrangeiros, ao mesmo tempo em que se acelera a deterioração mental de muitos deles.

Em 2025, no Japão haverá uma em cada três pessoas com 65 anos ou mais

Leia o restante desse texto »


Mudança Importante na Economia Mundial

5 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

O artigo publicado em português no Valor Econômico permite conhecer a importância do que está ocorrendo hoje na economia. Ainda que TESLA tenha produzido menos de 500 mil automóveis em 2019, o seu valor de mercado ultrapassou o da Volkswagen que vende mais de 10 milhões de automóveis por ano. Isto soa estranho até para os economistas especializados, sugerindo que esteja havendo uma especulação nas bolsas. Mas isto também acontece com a Apple, Google e Facebook e outras empresas que atuam com plataformas. Na realidade, um automóvel transformou-se em plataforma para outros serviços que representam as novas tecnologias e os alemães não conseguem se adaptar à nova situação, segundo os autores do artigo. Também os japoneses, entre outros, estão passando por estas mudanças.

clip_image002

Gráfico constante do artigo publicado no Valor Econômico, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


As Limitações da Democracia nos Estados Unidos

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Ainda que cada país escolha o seu sistema político, quando há evidências que o presidente Donald Trump cometeu irregularidades apontadas pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, ha fortes indícios que ele ficará isento de punições no Senado daquele país, onde os clip_image002republicanos possuem nítida maioria. É uma situação no mínimo estranha, mas é o que pode ocorrer num país que é reconhecido como democrático.

O presidente Donald Trump poderá ficar livre das punições por irregularidades cometidas, com os republicanos controlando o Senado dos Estados Unidos

Leia o restante desse texto »


Dúvidas Econômicas do Brexit

2 de fevereiro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , ,

Do ponto de vista estritamente econômico é difícil compreender as vantagens do Brexit que entrou em vigor neste final de janeiro de 2020. Mas do ponto de vista político e burocrático pode ser que os cidadãos do Reino Unido decidirâo mais livremente o que pretendem nos imagerelacionamentos com outros países, sem depender dos outros que continuam na Comunidade Europeia, que já conta com uma apreciável burocracia em Bruxelas.

A bandeira do Reino Unido é retirada do local onde estão enfileirados as dos países que continuam na Comunidade Europeia

Leia o restante desse texto »