Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

O Mundo Como Ele É…

13 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A vitória eleitoral dos conservadores no Reino Unido foi mais expressiva do que esperada por muitos analisas e Boris Johnsen, que não chega a ser considerado um estadista, deve eclip_image002xecutar a saída do seu país da Comunidade Europeia nos próximos meses, o que, em vez de resolver os problemas, pode aumentá-los.

Boris Johnson conseguiu uma vitória expressiva dos conservadores no Reino Unido e deve promover a saída do seu país da Comunidade Europeia nos proximos meses

De outro lado, os Estados Unidos e a China chegaram a um primeiro acordo para evitar a elevação das tarifas de importação, reciprocamente e de forma pragmática, reconhecendo que a guerra comercial não ajudava nenhum dos dois países, provando uma redução do crescimento da economia mundial. Estas mudanças importantes alteram o cenário mundial e clip_image004se de um lado reduz os potenciais de estragos de outro acaba criando oportunidades. Os chineses sempre afirmaram que são nos períodos de alteração do quadro geral é que costuma aumentar muitas oportunidades.

Estados Unidos e a China chegaram a um primeiro acordo, evitando a elevação das tarifas de importação, reciprocamente

Leia o restante desse texto »


Novas Tendências dos Economistas

13 de dezembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Em economia sempre surgem novas tendências de pesquisas que, passando por medidas gerais de política macroeconômica, estão se concentrando agora em casos concretos que afetam pequenas comunidades. A nova Prêmio Nobel, de apenas 47 anos, pesquisou com as clip_image002melhores técnicas os casos concretos que afetam pequenas comunidades. Como a dos indianos que, com doação de pequenas quantidades de lentilhas, aumentaram as vacinações, proporcionando expressivos resultados na melhoria da saúde, com gastos menores.

Esther Duflo, seu marido Abhijit Banerjee e Michael Kremer receberam o Prêmio Nobel de Economia de 2019

Leia o restante desse texto »


Força da Tradição na Culinária

28 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Gastronomia | Tags: , ,

Ainda que seja admissível a força da tradição como o uso do peru nos Estados Unidos, que é uma carne que não pode ser considerada nobre e exige o uso de muitos molhos na tentativa de melhorar o seu sabor, para comemorar o Dia de Ação de Graças. Outros países que clip_image002apresentam limitações, como na China e no Japão, a necessidade obrigou a contar com maior criatividade e no Brasil a biodiversidade disponível permite uma culinária mais rica.

A pobre carne de peru, cujo sabor precisa ser melhorado com o uso de muitos molhos, no Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, mas, mesmo assim, não é um prato de destaque na culinária

Leia o restante desse texto »


Michael Bloomberg Candidato a Presidente dos EUA

24 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Tive a oportunidade de conhecer Michael Bloomberg (foto) quando ele era somente um empresário que utilizava a sua organização para divulgar dados que interessavam principalmente aos investidores em ações na Wall Street, há algumas décadas. Já impressionava, pois seu escritório na Park Avenue, em Nova York, tinha mais computadores do que funcionários, mostrando que ele já estava na frente dos que atuavam neste tipo de mercado. Expandiu sua organização para chegar a funcionar como um importante órgão de comunicação social no mundo pelo uso intenso da internet, inclusive no Brasil. Tornou-se governador do Estado de Nova York por três mandatos, impressionando a muitos por sua administração. Mas enfrentar os demais candidatos do Partido Democrata para chegar à disputa com Donald Trump é uma campanha com poucos paralelos.

Leia o restante desse texto »


Diferenças Chocantes Sobre Fluxos de Fatores de Produção

24 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Uma notícia chocante está na primeira página do Washington Post. Latino-americanos que não podem migrar para os Estados Unidos acabam enviando suas crianças de cinco e três anos, sozinhas, para aquele país que, até de forma violenta, evita os migrantes, ainda que o fluxo de clip_image002capital seja livre entre estes países. São ambos fatores de produção, assim como tecnologia, e isto ocorre por conveniência dos países desenvolvidos como o dos norte-americanos, que receberam contribuições importantes de imigrantes de variados países.

Crianças de cinco e três anos são enviadas sozinhas para a fronteira do México com os Estados Unidos. Foto constante do artigo publicado no Washington Post, que merece ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Legitima Procura de Informações Positivas Sobre o Brasil

22 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

É mais que legitima que parte da imprensa procure destacar dados ligeiramente melhores deste final do ano, quando comparados com os dos últimos tempos, projetando um cenário mais brilhante nos próximos anos, sobre os quais não existe nenhuma segurança. Mas parece que é indispensável ser realista quanto o quadro político e da administração pública do Brasil, envolvendo o Legislativo e o Judiciário, bem como a luta com a falta de uma clareza de um plano mínimo do Executivo. O cenário internacional ainda não fornece ventos favoráveis e as fortes desigualdades na população do mundo se aprofundam. Elas estimulam crises agudas clip_image002até nos países vizinhos, que apresentam riscos de contaminarem o nosso. Parece desejável um pragmatismo ideológico maior, fazendo o possível, mesmo que não seja do nível desejável por todos.

Segundo os dados no EPEIA, o principal centro de pesquisas do Governo Federal, mais de cem mil brasileiros vivem nas ruas, além dos milhões de desempregados e subempregados que moram nas favelas ou habitações precárias

Leia o restante desse texto »


As Muitas Inconveniências do Presidente Jair Bolsonaro

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , | 2 Comentários »

clip_image002Quando um político já passou por oito partidos diferentes na sua carreira e pretende criar outro novo, pode se desconfiar que nenhum seja do seu completo agrado, pretendendo ter o seu, sobre o qual tenha um controle total, imperial. A forma pelo qual expressa suas opiniões acaba chocando muitos, não contribuindo para que conte com uma equipe que o ajude nas suas duras tarefas.

O presidente Jair Bolsonaro diz que preferia ter um vice-presidente como o deputado e príncipe Luiz Philippe de Orleans e Bragança em vez “desse” Mourão, na sua expressão

Leia o restante desse texto »


Assustador Sistema Logístico da JD do Grupo Alibabá com 5G

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A China continua impressionando o mundo com o uso das melhores tecnologias, agora para o sistema logístico para o Dia do Solteiro, 11/11 onze de novembro. Sob o comando de Jack Ma, do Grupo Alibabá, chega-se a qualquer ponto da China, sendo 90% em menos de 24 horas, clip_image002usando o ar, os rios, até com drones. Os restantes 10% no dia seguinte. O sistema montado tem capacidade para entregar 50 bilhões de pacotes por ano, usando o que há de mais avançado no 5G do mundo. Farc Feifei, de Beijing, e He Wei, de Shanghai, escreveram sobre o assunto no China Daily.

Jack Ma, fundador da Alibabá, numa foto com uma funcionária do sistema logístico em Cainiao Post, em Hangzhou, na provincial de Zhejiang, China, onde está o comando do sistema logístico do Grupo, que utiliza as tecnologias mais avançadas do 5G

Leia o restante desse texto »


Porco Vacinado no Japão

13 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Saúde | Tags: , , ,

Como todos sabem, os suínos estão sendo afetados por uma peste e o consumo de sua carne é a mais importante no mundo, notadamente na China. As autoridades japonesas estão clip_image002informando a população da total segurança das carnes dos suínos vacinados, sem que nem o seu sabor seja afetado, mas naturalmente ainda haverá uma resistência da confiança dos consumidores.

O ministro Taku Eto inspecionou o mercado atacadista de Tamamura e assegurou aos consumidores a total segurança da carne suína vacinada, inclusive sem mudança no seu sabor

Leia o restante desse texto »


A Decisão do STF – Supremo Tribunal Federal

10 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Legislação, Política | Tags: ,

A reação popular nem sempre é a mais racional, pois é movida pela emoção quando o STF – Supremo Tribunal Federal é a entidade máxima que preserva a Constituição Brasileira. Diferente de muitos outros países, a do Brasil, aprovada em 1988, é muito detalhada, lá constando que ninguém pode ser preso antes de esgotado todas às possibilidades de recursos. A Constituição é o instrumento máximo para defesa dos cidadãos contra os possíveis abusos do Estado.

clip_image002

O plenário do atual Supremo Tribunal Federal

Leia o restante desse texto »