Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Morreu Lázaro de Mello Brandão do Bradesco

18 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Há muitos observadores que acham que o Bradesco sempre foi um banco dos bancários e não de banqueiros. Fundado por Amador Aguiar, Lázaro de Mello Brandão, com quem convivi por muitos anos, tinha começado sua carreira como mero escriturário. Chegou à Presidência do Bradesco e à Presidência do seu Conselho Deliberativo, tendo contribuído decisivamente para a formação de um banco que sempre se voltou aos pequenos clientes, correntistas ou clip_image002empresários. Sempre foi modesto não aparentando ser o principal executivo do maior banco privado brasileiro. Para chegar a operar no exterior, demorou muito. Vai deixar muitas saudades.

Faleceu Lázaro de Mello Brandão, um sinônimo do Bradesco, com 93 anos

Leia o restante desse texto »


Importância da Ásia nas Relações Externas do Brasil

18 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Um artigo publicado por Luciana Amaral no site da UOL informa sobre as providências do governo brasileiro para aumento dos relacionamentos comerciais com a Ásia, notadamente com o Japão e a China a partir de 21 de outubro. Mas que também se estendem pelo Oriente clip_image002Médio, nos Emirados Árabes, Qatar e Arábia Saudita, visando atrair os investimentos dos fundos daqueles países para projetos como de infraestrutura. 

A entronização do imperador Naruhito e sua esposa, princesa Masako, contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro

Leia o restante desse texto »


Preocupação Chinesa Com o Abastecimento de Alimentos

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Segundo um artigo publicado por Wang Xiaodong no China Daily, um documento divulgado nesta semana pelo governo chinês enfatiza a cooperação internacional para o abastecimento mundial de alimentos. Os chineses já enfrentaram problemas da fome para a sua população no passado, que chegou a provocar muitas mortes, quando os Estados Unidos boicotaram o fornecimento de alimentos. Tudo indica que o desenvolvimento de sua produção interna, ainda qimageue caminhe bem atualmente, haveria uma grande preocupação com a escassez de água para a sua produção e procuram assegurar o abastecimento externo, como dos países africanos.

A produção agrícola chinesa caminha bem no momento, mas precisará de mais água para continuar crescendo

Leia o restante desse texto »


Brasil e os Contemplados Com o Prêmio Nobel de Economia

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa mundial deu o destaque merecido aos novos contemplados com o Prêmio Nobel de Economia de 2019. A preocupação de como superar de forma eficiente a pobreza no mundo é antiga e esta premiação acaba dando maior ênfase ao assunto, com muitos governos concentrando a atenção ao tema, ajudando a minorar estes problemas.

clip_image002

Os contemplados com o Prêmio Nobel de Economia 2019, Esther Duflo, Abhijit Banerjee e Michael Kremer

Leia o restante desse texto »


Esperanças aos Pobres Com Contemplados do Prêmio Nobel

15 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

O anúncio dos novos contemplados com o Prêmio Nobel de Economia proporciona alento adicional a todos pela escolha de jovens pesquisadores de casos concretos de medidas que ajudam principalmente os pobres de países em desenvolvimento. Abhijit Banerjee, de 58 anos, de origem indiana; Esther Duflo, de 46 anos, de origem francesa, ambos trabalhando no MIT – Massachusetts Institute of Technology; e Michel Kramer, de 54 anos, que trabalha em Harvard University, foram os contemplados.

clip_image002

Ilustração constante do anúncio oficial do Prêmio Nobel de Economia 2019

Leia o restante desse texto »


Corrida Para Veículos Não Poluentes

12 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Ecologia, Economia, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Os jornais japoneses, especialmente o Asahi Shimbun, anunciam que no 2019 Tokyo Motor Show, que abre no próximo dia 24 deste mês, a Toyota lançará a segunda geração do seu Mirai imageque, por meio de uma célula, transforma o hidrogênio em eletricidade. Com linhas novas, deverá ser o veículo mais avançado eco-friendly, que deverá estar no mercado japonês, norte-americano e europeu em 2020, inicialmente com 10 mil unidades.

Foto do protótipo do novo Mirai, constante do artigo no site do The Asahi Shimbun, que usará o hidrogênio não poluente

Leia o restante desse texto »


Mudanças Importantes no Mercado Financeiro Brasileiro

11 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

clip_image002Os meios de comunicação social de todo o mundo estão noticiando muitas mudanças relevantes, que nem todas conseguem ser acompanhadas pelos profissionais do setor, quanto mais pelos leigos que são os que arriscam seus ativos nestas aplicações que sempre envolvem riscos. Já se noticiaram que até os grandes bancos internacionais manipulavam as taxas de câmbio e de juros em Londres, com muitos tendo pago pesadas multas estabelecidas pelas autoridades, que são insignificantes quando comparadas com os lucros que obtiveram.

London Stock Exchange que passou a contar com um novo edifício que preservou parte do que era no passado

Leia o restante desse texto »


Futurista Brasileira Impressionada com a China

8 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

As pessoas que têm formação em publicidade, a qual se acrescenta algumas experiências de vivência no Canadá e na Califórnia, nos Estados Unidos, observando in loco o que está acontecendo atualmente na China, consideram que os chineses possuem uma habilidade para levar em conta problemas com visões de prazo mais longo. Não se pode negar que os jovens imagepossuem a sensibilidade para detectar rapidamente alguns fenômenos que estejam ocorrendo como na atual China, como as vendas astronômicas que impressionam os que possuem formação neste setor.

Camila Ghattai, que se denomina futurista e se formou em publicidade, viveu no Canadá e na Califórnia, nos Estados Unidos, e está morando em Xangai há oito meses. Foto do artigo publicado no site da UOL

Leia o restante desse texto »


Se gasta Mais do que se Produz no Brasil

8 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Entre os graves desequilíbrios da economia brasileira, que não permitem um crescimento econômico mais vigoroso, diagnostica-se no próprio governo que na economia brasileira continua se gastando mais do que se produz, não permitindo uma poupança que financiaria parte dos investimentos indispensáveis para a criação de mais empregos. Os mais idosos se lclip_image002embram das velhas cadernetas de poupança da Caixa Econômica, acompanhado de um pequeno cofrinho, onde as crianças aprendiam a poupar as poucas moedas que ganhavam. Disseminava-se a cultura de que havia que se poupar para permitir depois o consumo do que fosse desejado.

O hábito de poupanças de moedas nos cofrinhos no passado

Leia o restante desse texto »


Rio São Francisco da Integração Nacional

3 de outubro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Os brasileiros conhecem pouco do Brasil. Talvez saibam mais sobre a Flórida, nos Estados Unidos, onde fica o Disney World, do que o interior brasileiro, infelizmente. Mas a Bacia do São Francisco, que deveria ser o grande orgulho do país, está bastante abandonada, sofrendo com a seca, pois até as margens dos rios que o abastecem tiveram muitas de suas matas ciliares prejudicadas pela exploração indiscriminada do cerrado brasileiro.

clip_image002

Leia o restante desse texto »