Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Confusões de Informações no Caso da Ford no Brasil

13 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

Autoridades brasileiras imaginam que a Ford está encerrando suas atividades no Brasil pela falta de incentivos fiscais. Isto pode ser uma parte pequena do problema, quando as empresas automobilísticas em todo o mundo estão sendo forçadas a introduzir inovações, com o uso das tecnologias mais avançadas, que parece ser o ponto mais relevante. Com a atual situação da Ford, ela está se tornado pouco competitiva em qualquer parte do mundo e mesmo que ainda se mantenha parcialmente em países vizinhos do Brasil, sem modificações tecnológicas substanciais, isto seria somente por um tempo muito limitado.

É evidente que a crise atual que afetou o mundo, as demandas de automóveis e outros veículos, mesmo os mais atualizados tecnologicamente, ficaram reduzidas, complicando mais oclip_image002s problemas. Não se pode imaginar que subsídios governamentais possam compensar as defasagens tecnológicas em países que não estão investindo pesadamente em inovações. E que contam com elevados custos locais de diversos tipos.

Manifestações de funcionários da Ford em Taubaté, SP

Leia o restante desse texto »


Pesquisa Mostra Metade dos Republicanos Apoiando a Invasão

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Um artigo publicado no The Economist informa sobre uma pesquisa efetuada pela entidade YouGov, com 1.397 eleitores norte-americanos indicando que 45% dos republicanos apoiavam a invasão do Congresso Nacional. A revista comenta que o quadro deve mudar nos próximos dias, na medida em que sejam divulgadas as diversas versões, com a consumação da vitória dos democratas por decisão dos parlamentares.

clip_image002

Gráficos constantes da matéria publicada no site do The Economist, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Esperanças Que se Renovam

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Observando-se as manifestações nos Estados Unidos e no mundo com os lamentáveis acontecimentos da invasão do edifício do Congresso Nacional norte-americano pelos partidários de Donald Trump, a maioria significativa é de condenação do que aconteceu. Mas é preciso também constatar que as diferenças entre os republicados e democratas são pequenas, na atual polarização que está ocorrendo, e os que apoiam o atual presidente, mesmo com seus absurdos, são muitos.

clip_image001

Fotos da lamentável invasão do prédio do Congresso Nacional norte-americano que consta de muitos jornais no mundo, com a maioria expressiva condenando estas violências, onde alguns perderam suas vidas

Leia o restante desse texto »


Inacreditável Que Invadam o Prédio do Congresso dos EUA

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

clip_image002Quem vê pela televisão o que houve no prédio do Congresso dos Estados Unidos não acredita que isto possa acontecer num país que era considerado como um dos marcos da democracia no mundo até o passado recente. Por mais graves que fossem as divergências políticas, nem os chamados bárbaros poderiam provocar um evento desta natureza, mesmo num passado mais distante.

Partidários de Donald Trump invadem o prédio do Congresso norte-americano. Cenas apresentadas pelos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

O Congresso realizava uma sessão para homologar os resultados das últimas eleições, que teve ser suspensa. Não há como justificar atos desta natureza, por mais profundas que sejam as diferenças políticas. Quando as manifestações eram verbais, poderia se entender que pequenas minorias estivessem insatisfeitas, mas quando se chega a atos violentos como os atuais, há que se expressar a contrariedade de todos no mundo sobre eventos desta natureza.

clip_image004A magnitude da invasão é de porte para se supor que ela estava planejada e organizada, com portadores de bandeiras e até alguns armados. Isto não honra nenhum país que pretenda ser uma democracia.

Cenas de invasão do prédio do Congresso norte-americano pelos partidários do Donald Trump constantes de diversos órgãos da imprensa dos Estados Unidos

É da natureza das democracias que possa haver demonstrações pacíficas sobre divergências, mas a invasão violenta do prédio do Congresso dos Estados Unidos, com alguns integrantes armados, obrigando a suspensão de uma sessão, chega a ser revoltante, não honrando a tradição democrática do povo norte-americano.

Isto choca o mundo, pois muitos entendiam que aquele país era um dos mais fortes símbolos da democracia. Este tipo de retrocesso pode estimular outros povos que estejam com dúvidas que o poder seja originário da população.

O presidente eleito Joe Biden, num pronunciamento, deixou claro que a invasão não é um protesto, mas uma insurreição. O presidente Donald Trump distribuiu uma nota afirmando que isto decorreu da falta decisão de algumas autoridades sobre alegadas irregularidades, que não conta com nenhuma comprovação.


Vitória dos Senadores Democratas na Geórgia

8 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

A imprensa mundial, notadamente a dos Estados Unidos, informa que os resultados do segundo turno para a escolha dos senadores no Estado da Geórgia favorecem os democratas, ainda que as vantagens eleitorais sejam pequenas. Se isto ajuda o novo governo de Joe Biden, reduz o equilíbrio proporcionado pela divisão de entidades importantes, como o Senado daquele país, entre os democratas e republicanos. No entanto, ninguém pode imaginar que o novo governo disporá de total liberdade para as suas decisões importantes, pois em muitos clip_image002setores os democratas não conseguiram vitórias arrasadoras. Existem também o Judiciário e a imprensa que possuem poderes importantes como em qualquer país democrático.

Raphael Warnock, pastor batista negro, eleito senador por Geórgia, que, junto com Jonn Ossoff, assegura a maioria democrata no Senado norte-americano

Leia o restante desse texto »


Brasil Paralisado no Mundo que Tenta Mudar

28 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Apesar de todas as dificuldades atuais do mundo, os principais países procuram tomar medidas que possam superá-las, mesmo sabendo que as tarefas não são fáceis. O Brasil aparenta estar perdido, não ficando claro para a população o que o governo planeja, alem da pretensão de continuar no poder, mesmo com o sacrifício pesado dos menos privilegiados da sociedade brasileira.

image

A charge de João Montanaro na Folha de S.Paulo de hoje sugere que o Brasil fica fora do mundo com a questão do vírus

Leia o restante desse texto »


Joe Biden Considerado Eleito Oficialmente

16 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , ,

Ainda que o presidente eleito Joe Biden já tenha obtido a maioria absoluta dos representantes dos estados, no complexo sistema eleitoral dos Estados Unidos, derrotando o atual presidente Donald Trump, que continua alegando irregularidades nas votações, muitos desafios já se apresentam, antes de sua posse em janeiro próximo.

Os Estados Unidos vêm registrando nos últimos dias números recordes de mortes e infectados com a Covid-19, mesmo que já se anunciam vacinas para o seu combate. Começam a ser aplicadas nos idosos e profissionais de saúde, mais sujeitos a estes vírus, que apresentam variações que continuam se registrando e mesmos os especialistas não conhecem todos os aspectos que apresentam diferenças pelos diversos países. Não se sabe clip_image002claramente a duração dos anticorpos, havendo alguns poucos casos de reincidência dos vírus em pacientes. As consequências econômicas e sociais desta pandemia são expressivas, exigindo recursos difíceis de serem avaliados, mesmo nos Estados Unidos.

Pronunciamento do presidente eleito Joe Biden, acompanhado de sua vice-presidente Kamala Harris

Leia o restante desse texto »


A China Pretende Ser a Líder Nos Problemas Climáticos

16 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Clima, Economia e Política | Tags: , , ,

Um artigo de Mo Jingxi, publicado no site do China Daily, informa que o presidente Xi Jinping deu um forte sinal que o seu país pretende reduzir o lançamento de dióxido de carbono em mais de 65% até 2030. Também anunciou a participação de combustíveis não fósseis no consumo para cerca de 25%, aumento do seu estoque florestal em 6 bilhões de metros cúbicos, e elevará sua capacidade instalada de energia eólica e solar para mais de 1,2 bilhão de quilowatts, tudo com medidas multilaterais concretas. Mudanças administrativas estão sendo promovidas para que tudo não fique somente no discurso, mas quem são os encarregados das execuções. Na atual reunião em Paris, da Cúpula da Ambição do Clima, os países europeus concordaram com a redução de 55%, podendo chegar a 60% nos próximos clip_image002dez anos, e as medidas chinesas devem ajudar a induzir medidas mais ousadas e concretas.

O presidente Xi Jinping fala pelo vídeo na atual reunião de Paris, dando um forte sinal que a China pode chegar a uma redução de 65% até 2030 no lançamento do dióxido de carbono, meta bem acima dos países europeus

Leia o restante desse texto »


Alerta de Delfim Netto Sobre Decisões Fundamentais

2 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política | Tags: , , , ,

Um país com a dimensão brasileira não pode viver de improvisos e, estando já em dezembro, nem foi instalada a Comissão Mista do Orçamento com membros do Senado Federal e Câmara dos Deputados, que estabelece as diretrizes básicas do orçamento federal para o próximo ano. O alerta é do experiente professor Delfim Netto, em sua coluna na Folha de S.Paulo, mostrando que esta improvisação é perigosa e acabará caindo nas costas da população com seus potenciais erros. O Executivo, que deveria ser representado pela Casa Civil, não se entende com o Parlamento, que bem ou mal representa o povo, pensando que a Constituição brasileira permite que se faça o que seja da preferência pessoal do presidente da República. clip_image002Não se acredita que o Supremo Tribunal Federal possa aceitar tamanha barbaridade, provocando uma crise sem precedente no país.

Já em dezembro, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, não consegue reunir a Comissão Mista de Orçamento, para estabelecer as diretrizes para a peça de 2021

Leia o restante desse texto »


Limitações Para os Jornalistas Diagnosticarem Situações

30 de novembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

Um canal de televisão no Brasil expressou a opinião que o PT – Partido dos Trabalhadores estivesse numa situação precária, pois no segundo turno das eleições de prefeitos este partido não obteve vitória em nenhuma capital, mas somente em municípios relevantes na periferia das grandes metrópoles como São Paulo. O que pode ser questionado é se tais clip_image002partidos existem no Brasil atual? Fica-se com a impressão que existem somente aglomerados de candidatos que nem têm programas comuns.

Todos estes políticos seriam realmente do PSDB? Foto constante do artigo no site da Folha de S.Paulo, depois da vitória em segundo turno, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »