Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Oscar Reconhece Produção Cinematográfica Chinesa

26 de abril de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: ,

clip_image002Já era hora do Oscar reconhecer a importância do cinema chinês, que nesta versão de 2021 ficou com prêmio de melhor filme para Nomadland, reconhecendo a direção de Chloe Zhao e de melhor atriz para Frances McDormand.

Melhor filme, melhor direção e melhor atriz para o filme chinês Nomadland. Foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na íntegra

O cinema chinês volta a conquistar para os asiáticos o seu reconhecimento, que no passado ocorreu com o japonês e hoje se estende para aquele continente. O volume do que produzem, visando o gigantesco mercado da região precisava deste reconhecimento, que também mostra a sua integração internacional com a participação da reconhecida atriz Frances McDomand.

Ainda não foi possível assistir a este filme Nomadland, mas outras produções chinesas já indicavam a elevada qualidade que tinham conseguido na China, sendo mais adequado que se denomine asiático. Tanto Hong Kong, Coreia do Sul bem como a Índia produzem quantidades enormes de filmes visando o mercado asiático, onde a China se destaca. Muitos não indicam elevada qualidade, mas os poucos que chegam ao Ocidente mostram a sua importância, ora reconhecida.

clip_image004Vamos aguardar ansiosamente este filme, que muitos ainda não conseguem avaliar a cultura da região que costuma fornecer o chamado background. Que isto tenha ocorrido com uma diretora também não é um acaso.

O terceiro Oscar da atriz Frances McDormand. Foto constante da matéria publicada no site da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lida na íntegra.

Os que imaginarem que o Oscar atuou de forma política podem estar muito enganados. Como a cultura asiática ainda é pouco disseminada no Ocidente, vamos aguardar um pouco, para comprovar esta realidade, que pode ser nova para muitos.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: