Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Nova Biografia de Nara Leão

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Tom Cardoso está publicando um livro que pretende ser parte da bibliografia de Nara Leão. Muitos admitem que ela não corresponda à imagem pública dela, sendo diferente da suave cantora de bossa nova. Ela tinha fortes convicções próprias, mesmo que algumas fossem inconvenientes ao sistema autoritário de então. Há quem imagine que ninguém a conhecia completamente, nem o seu novo biógrafo. Eu a conheci pessoalmente em 1985, quando a meu convite ela foi ao Japão, para participar da Expo Tsukuba 85, acompanhado de Roberto Menescal. Não sabia que ela já estava no fim de sua vida, com o tumor que tinha no cérebro.

clip_image002

Nara Leão que faleceu aos 47 anos, sem que ninguém soubesse completamente quem ela era

Leia o restante desse texto »


Gastronomia Paulistana

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , , , ,

Sou dos paulistanos que já passam dos 80 anos, que a Folha de S.Paulo estima que seja dois por cento do total da população da cidade. Muitos hão de concordar que São Paulo se destaca pela sua gastronomia, algumas simples, que os paulistanos apreciam por muitas décadas. Outras são mais novas, mas contam com a preferência popular. Algumas foram esquecidas, nesta lista de 20, preparadas pelos jornalistas Isabel Teles, Isabella Menon, Laura Lewer e Marina Consiglio. Evidentemente, como qualquer culinária, as preferências pessoais são determinantes nas escolhas.

Comecemos com os que obtiveram quase a unanimidade dos paulistanos ao longo décadas, obedecendo à sequência constante do suplemento. O primeiro seria o Bauru do Ponto Chic, clip_image002que teria sido criado em 1937, no estabelecimento que fica no Largo do Paissandu. Um simples sanduíche em pão francês comum, com queijo e rosbife, podendo contar com pepino em conserva e uma rodela de tomate. O estabelecimento faz cem anos em 2022.

Sanduíche simples do Ponto Chic que dizem ter sido criado em 1937 e até hoje faz sucesso

Leia o restante desse texto »


Sítio Roberto Burle Marx no Rio de Janeiro

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um artigo publicado no site da UOL descreve resumidamente o famoso Sítio Roberto Burle Marx em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. Ele tem mais de 400 mil metros quadrados, clip_image002mais de 3.500 espécies de plantas tropicais e subtropicais, além de obras de artistas consagrados, inclusive do famoso paisagista.

Uma visão do Sítio Roberto Burle Marx, constante do artigo no site da UOL, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Restaurante no Japão de 1790 Fecha Devido ao Coronavírus

25 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Como em muitos lugares no mundo, a atual pandemia do Coronavírus tornou restaurantes tradicionais inviáveis, mas no Japão existem os que já funcionam desde 1790, na chamada Era Edo. O estabelecimento conhecido como Kawajin serviu clientes famosos, mas agora se clip_image002tornou inviável mesmo com a pequena ajuda governamental. Era especializado em peixes fluviais como carpas, mas ficou mais conhecido pelas suas enguias. Muitas personalidades o frequentaram, como o literato Natsume Soseki, que o citou num romance de 1912. Ficava localizado no distrito histórico de Shibamata, em Tóquio.

Famosa enguia grelhada que era servida neste estabelecimento por mais de 230 anos. Foto constate do artigo no site do Japan Today, que vale a pena ser lido na sua íntegra.

Leia o restante desse texto »


Pequenos Produtores Rurais sem o Mínimo Para a Melhoria

23 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Agricultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Já faz cerca de 60 anos do início da chamada Revolução Verde no mundo, que aumentou sensivelmente a produtividade da agricultura, mas os pequenos produtores brasileiros ainda não contam com o mínimo de suporte das autoridades. Muitos fizeram investimentos contando com a energia rural prometida pelo governo, que até agora não foi providenciada. O artigo foi publicado no Estadão por uma equipe, onde Vinicius Valfré elaborou a matéria.

Em todos os países agrícolas, os pequenos produtores são relevantes, inovando com seus trabalhos, diversificando a produção, além de proporcionarem empregos. Mas, sem o fornecimento como da energia elétrica rural, os seus esforços acabam sendo anulados. O clip_image002artigo começa com o caso do produtor Albeni José Meireles, de 49 anos, que trabalha em Luziânia, próximo de Brasília. Ele investiu num pivô central para irrigar a sua agricultura contando com a eletrificação rural prometida pelo governo, que até agora não chegou, causando-lhe grande prejuízo.

O pivô central só funciona com eletrificação rural prometida pelo governo e disponibilidade de água

Leia o restante desse texto »


Todos os Ovos Numa Cesta só…

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

O mundo está enfrentando problemas na disponibilidade de vacinas para a Covid-19, notadamente no Brasil. As matérias-primas indispensáveis estão na mão de poucos países e outros produtores ainda não conseguiram resultados confortantes, como nos casos de Oxford e dos russos. Esta exagerada concentração em poucos produtores aumentam os riscos, como está se constatando. Ainda que haja instituições capazes de produzir muitas vacinas, como o Instituto Butantan e a FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz, seus recursos disponíveis são limitados, dependendo de entendimentos com outras organizações.

O importante é que o Brasil tinha sido eleito para o início das pesquisas na procura de vacinas confiáveis, dada as tradições existentes no setor e a disponibilidade de populações de diversas origens habitando regiões com diferentes características. Isto daria a preferência no fornecimento das vacinas confiáveis, mas numa quantidade insuficiente para atender às necessidades de toda a população brasileira.

clip_image002clip_image004

Instituto Butantan e Fiocruz no Brasil, que poderiam estar mais ativas se contassem com o apoio das autoridades

Leia o restante desse texto »


Novas Técnicas Para Cultivos de Enguias no Japão

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Um artigo de Ryuzo Nakano foi publicado no Asahi Shimbun sobre novas técnicas para cultivo clip_image002das enguias, com o aumento de fêmeas que são mais apreciadas e têm volumes maiores que os machos. Os machos cultivados atingem 200 a 250 gramas, mas as fêmeas são maiores e suas carnes são mais saborosas, sendo mais demandadas no mercado.

Uma enguia fêmea, cultivada sob um novo método, é maior do que outra cultivada com a técnica convencional. Foto constando do artigo publicado no site do Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

clip_image004Cientistas afirmam que um ingrediente alimentar comum aumenta as chances de enguias cultivadas se tornarem fêmeas, que são maiores, mais macias e mais saborosas do que as masculinas, além de mais abundantes. Foto constante do artigo publicado no site do Asahi Shimbun

Leia o restante desse texto »


Esperanças nas Mudanças que Começaram nos EUA

22 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , , ,

As cerimônias de posse do novo governo dos Estados Unidos, com o comando do presidente Joe Biden, confirmaram mudanças significativas sobre as quais já havia indicações. A escolha de Kamala Harris como vice-presidente, uma negra competente, já era uma delas. Mas um governo é formado por muitos auxiliares que, experientes, parecem qualificados para continuar pacientemente na maturação das novas medidas já tomadas. Com a volta dos Estados Unidos ao Clube de Paris, visando colaborar nos esforços para evitar o aquecimento global e revogando o muro com o México, que visava evitar imigrantes, são indicações importantes. Mas pequenos gestos, como a jovem poetisa Amanda Gordan apresentar o seu clip_image002poema na cerimônia, possivelmente escolhida por auxiliares, são símbolos significativos. A esperança é que tudo isto ajude a promover mudanças também no Brasil, que começou somente num discurso postado por Jair Bolsonaro, mas obrigará o país a ajustar-se à nova realidade mundial, que demorará em se efetivar.

Presidente Joe Biden dos Estados Unidos empossado

Leia o restante desse texto »


Educação na China

19 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Educação | Tags: , , , , ,

clip_image002Mesmo que os professores recebam os mesmos tratamentos dos funcionários públicos na China, ainda contam com as limitações quando atuam no meio rural. Os mais privilegiados continuam sendo os funcionários públicos, seguidos das profissões jurídicas e medicina naquele país. 

O atual governo de Xi Jinping na China procura dar aos professores um status elevado, segundo um artigo publicado no site do China Daily

Leia o restante desse texto »


Técnicas de Administração de Programas Complexos

19 de janeiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

A humanidade vem aprendendo ao longo do tempo formas pelas quais programas possam ser executados com maior eficiência, pois no mundo real os recursos necessários foram sempre escassos. Muitos listavam as tarefas que precisavam ser executadas no passado, estimando-se o tempo necessário para cada item, que, não sendo preciso, exigia reservas para diversas eventualidades que poderiam ocorrer ao longo dos anos. Um aperfeiçoamento importante foi introduzido com o chamado tratamento sistêmico, ao constatar-se que umas tarefas poderiam influir em outras, sendo indispensável pensar em todo o conjunto.

Quando os problemas ocorrem simultaneamente em muitos países, como no atual caso da pandemia relacionada com a Covid-19, as vacinas indispensáveis se multiplicam, havendo uma natural preferência para o atendimento da população dos países que conseguiram clip_image001produzi-los. Geram novos problemas, como as limitações dos componentes indispensáveis em todo o mundo para tanto, em determinados picos. Mesmo estabelecendo-se prioridades nos atendimentos dos potenciais pacientes, as demandas nestes períodos acabam se agigantando, exigindo novas técnicas para sua administração eficiente.

Necessidade de uma visão multidisciplinar sobre Covid-19

Leia o restante desse texto »