Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Inadequados Usos Políticos de Questões Médicas

10 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política, Saúde | Tags: , , , ,

Quando existem usos políticos como dos partidários do presidente Jair Bolsonaro sobre o uso da cloroquina para os afetados pelo coronavírus acabam ocorrendo inconvenientes, pois nem todos os cuidados médicos paralelos são sempre considerados de forma adequada. Os depoimentos da qualificada médica brasileira Nise Yamaguchi esclarecem que os afetados devem estar num hospital, pois podem ocorrer alguns problemas paralelos reconhecidos, clip_image002como os descontroles das palpitações do coração. Ela entende que a equipe do Ministério da Saúde vem executando um bom trabalho.

A qualificada doutora Nise Yamaguchi adota uma posição ligeiramente diferente do Ministério da Saúde do Brasil, pois recomenda o uso da cloroquina tão logo o paciente já se encontre num hospital, para evitar eventuais problemas paralelos, mas ela não se imiscui de posições políticas

Leia o restante desse texto »


Tecnologia Chinesa Ajuda o Mundo na Atual Pandemia

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medcina, Tecnologia | Tags: , , , , | 6 Comentários »

Os avanços tecnológicos chineses utilizando inteligência artificial, 5G e computação nas nuvens ajudam muitos países a efetuar os diagnósticos rápidos, em minutos, com base nas imagens dos pulmões, na atual crise que afeta o mundo. Isto já está sendo usado no Equador, clip_image002países europeus e foram doados para os brasileiros atenderem os menos favorecidos em alguns casos.

Médicos chineses prestam serviços de consultoria, através da plataforma WeDoctor, de Hangzhou, em foto constante do artigo publicado no site da China Daily, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Confúcio Estaria Ajudando Asiáticos no Coronavírus

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 4 Comentários »

Um artigo de João Perassolo, publicado na Folha de S.Paulo, levanta a hipótese que os ensinamentos de Confúcio estejam ajudando no maior controle da propagação do coronavírus entre os países asiáticos, quando comparado com os europeus. Observações do diplomata brasileiro Fausto Godoy, com larga experiência nestes países, ainda que existam restrições para os direitos dos indivíduos, pois as influências de Confúcio determinam uma preocupação clip_image002maior com o bem-estar coletivo. Não se sabe o que ocorrerá na segunda onda esperada, ainda que também existam hipóteses de que muitos já estejam vacinados por terem superado os obstáculos iniciais, criando até anticorpos. 

Foto da Coreia do Sul, com a população voltando a circular, constante do artigo no site da Folha de S.Paulo, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Inovações Que Decorrem das Atuais Limitações

7 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

imageComo as manchetes mais dramáticas nestes tempos difíceis são frequentes, parece que ações concretas e positivas, muitas até de modestos voluntários, acabam ajudando na manutenção da nossa saúde psicológica. Até a imprensa tradicional acaba dando notícias de iniciativas brasileiras positivas que acabarão por superar as dificuldades que enfrentamos.

Muitos voluntários brasileiros estão ajudando os favelados nestes tempos de coronavírus, mesmo com os riscos de suas vidas

Leia o restante desse texto »


Profissionais de Medicina em São Paulo Afetados Pelo Coronavírus

2 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 6 Comentários »

imageUm artigo publicado no Portal WSCOM informa que muitos profissionais brasileiros de medicina foram atingidos pelo coronavírus, alguns com mais gravidade exigindo respiradores e outros tratamentos até outros mais simples, que já foram considerados recuperados, tendo voltado ao trabalho.

Médico infectologista dr. David Uip, que coordenava os trabalhos de combate ao coronavírus no Estado de São Paulo, considerado contaminado

Leia o restante desse texto »


Humildade Para Admitir Que Sabemos Pouco

2 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 2 Comentários »

Muitos economistas, inclusive eu, achavam que as economias de escala tendiam a proporcionar vantagens, mas está se observando que países de pequenas dimensões, como a Coreia do Sul, Japão, Cingapura e Taiwan, vêm conseguindo resultados mais eficientes na redução dos efeitos deletérios do coronavírus, até o momento. Podem sofrer mudanças, como o que se observa atualmente entre os japoneses. A China anuncia que está ampliando o seu intercâmbio com muitos outros países, fornecendo até pessoal e equipamentos, mesmo tendo seus problemas, possivelmente com intenções geopolíticas. Ao mesmo tempo, diante de elevado número de suspeitos, até países avançados como os Estados Unidos acabam recomendando agora isolamentos de parte de suas populações, no mínimo por um tempo.

Acadêmicos estudiosos de aspectos estatísticos avançados estão admitindo que estivessem imageerrados nas suas conclusões preliminares e estão reformando suas novas proposições, como a eficiência do isolamento de parte de populações. Mas existem poucos, principalmente políticos, que insistem que são donos da verdade, não se dispondo a mudar de opinião.

A crise mundial com o coronavírus está exigindo até dos estudiosos de mentes abertas para novas possibilidades

Leia o restante desse texto »


Sopa de Missô Pode Ajudar na Redução da Pressão Arterial

30 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , ,

Quando morei no Japão, em torno de 1985, o dr. Maeda, cuja família é proprietária de um hospital famoso em Tóquio por gerações, afirmava-me que os derivados de soja ajudavam a reduzir o colesterol. Ele dizia que consumindo o camarão, não frito com gorduras saturadas como no Brasil, mas preparado com molhos de soja, não havia problemas até para aqueles que tinham tendência para a pressão alta, como se afirmava entre os brasileiros. Mas é preciso clip_image002atentar que o sal deve estar nos níveis recomendados pela Organização Mundial de Saúde, que é bem mais baixo do que o usual no Brasi.

Sopas de missô, que podem usar o tofu como algas wakame, alguns legumes como cogumelos, muito apreciados pelos japoneses e que contribuem para o controle da pressão alta, notadamente quando consumido no jantar

Leia o restante desse texto »


Baixo Coronavírus no Japão

29 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 10 Comentários »

clip_image002Um artigo de Gearoid Ready, do Bloomberg, publicado no Japan Times levanta algumas hipóteses sobre as razões por que as contaminações do coronavírus no Japão são mais baixas do que os países europeus. Pode ser que venham a se elevar, havendo necessidade de cuidados adicionais ao que vêm sendo tomados atualmente.

Tradicionalmente os japoneses usam máscaras para evitar contaminar outros mesmo com simples resfriado

Leia o restante desse texto »


Naomi Munakata Vai Fazer Falta

27 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

Existem muitas informações sobre músicos que se destacaram começando suas carreiras nas igrejas. No caso de Naomi Munakata, seu pai era pastor de uma pequena igreja evangélica no bairro de Vila Mariana em São Paulo. Em vez de instrumentos, preferiu dirigir coros, o que a levou a aperfeiçoar seus conhecimentos no exterior, acabando se consagrando na direção do Coro da OSESP por décadas, tendo também regido outros no Brasil, como no Teatro Municipal de São Paulo.

image

Naomi Munakata, regente de coro que se consagrou na OSESP

Leia o restante desse texto »


Organismos Internacionais e Governamentais

25 de março de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , ,

Cheguei a interpretar que a saída do Reino Unido da Comunidade Europeia não seria racional, pois iria contra a tendência da época das vantagens de atuação conjunta. Mas muitos europeus entendiam que a burocracia que se consolidou em Bruxelas era exagerada, tendo elevado custo e não atuando no interesse dos países membros. A atual demora no adiamento clip_image002das Olimpíadas de Tóquio 2020 mostra que tanto o organismo mundial que cuida destes jogos como o governo japonês são evidências destas desagradáveis demoras, tendendo a ignorar os interesses até dos atletas.

O adiamento das Olimpíadas de Tóquio por causa da coronavírus foi noticiada em todo o mundo, ainda que com demora desnecessária

Leia o restante desse texto »