Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Facetas Humanas de Pelé

24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

clip_image002É mais que natural que todos se lembrem dos aspectos brilhantes de Pelé, um herói como poucos num mundo cada vez mais carente de heróis, mostrando a importância dos esportes. Mas todos os seres humanos possuem as qualidades que são ressaltadas quando se completa 80 anos e também suas naturais limitações são lembradas, com toda franqueza possível. Se assim não fosse, eles seriam deuses e não humanos.

Olimpio da Silva e Sá, da Gazeta Esportiva, e Pelé

Leia o restante desse texto »


Um Presidente Conta Com Muitos Especialistas

24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Houve um período em que o Brasil fornecia aços para os chineses e como pagamento à China, que se propunha fornecer para uma empresa brasileira uma quantidade enorme de aspirina. Ela era vendida em todo o mundo por uma famosa empresa suíça, usando sua marca, mas os brasileiros não estavam habilitados para executar estas volumosas comercializações. Muitos dos medicamentos chamados genéricos são produzidos hoje na Índia para serem vendidos no mundo, inclusive no Brasil. Que o presidente ignore estes fatos não seria relevante, mas ele não ouvir seus auxiliares em medicamentos parece uma falha que precisa ser corrigida com a imagebrevidade possível, para deixar de falar coisas que não fazem sentido. Tudo indica que esta revisão começa a ocorrer, mesmo com o desgaste desnecessário do presidente, que fica nu em muitos assuntos.

Vacina pesquisada pelo Instituto Butantã junto com os chineses da Sinovac

Uma vacina para Covid-19 depende de contribuições de organizações de diversos países e uma famosa, que está em fase avançada de pesquisas com a participação da prestigiosa Universidade de Oxford, do Reino Unido, tem componentes chineses. Assim é o mundo globalizado e quem pensa que tudo é feito somente num país está mal informado.

Quando o mundo resolveu montar os automóveis chamados modelos mundiais e a economia brasileira estava em condições melhores que as atuais, algumas empresas aqui instaladas produziam motores destes veículos e outros componentes que eram exportados para o Japão, que montados eram colocados no mercado norte-americano. O relevante era que os recursos humanos brasileiros eram utilizados e valores eram agregados nestes produtos no Brasil. Se hoje vacinas puderem ser produzidas, mesmo em parte neste país, os brasileiros estariam em melhores condições econômicas. A equipe do governo federal conta com pessoas qualificadas que entendem destes assuntos, mas quando o presidente pensa entender de tudo, fica difícil sair do buraco em que estamos metidos. As posições como “O presidente sou eu” em nada contribuem para o Brasil.

Muitos outros produtos no mundo utilizam componentes brasileiros. Um exemplo seria o papel e papelão que utilizam a celulose brasileira, não havendo ninguém que pergunte se esta matéria-prima é brasileira ou não. O Brasil necessita ampliar a pauta de seus produtos exportáveis, não se restringindo a minérios e produtos agropecuários. Só se pergunta se a carne é brasileira pelas exigências religiosas de judeus e muçulmanos, que são diferentes.

Seria interessante que auxiliares do presidente os informem que já estamos no século XXI e na democracia não faz mais sentido posições que eram adotadas por Luís XIV e Maria Antonieta, na França, antes da queda de Bastilha.


Sucesso do Churrasco Coreano no Japão

24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Um artigo publicado Yuki Machino no jornal japonês The Mainichi informa que o yakiniku coreano está fazendo sucesso no Japão, mesmo na atual crise da pandemia. Tudo indica que existem razões para tanto, pois a carne no Japão é cara, sendo apreciada somente em ocasiões raras, normalmente para acompanhar bebidas, pois conta com o tempero forte dos clip_image001coreanos. A ventilação ajuda levar, eventualmente, os vírus para sair pelo teto, mas quando se trata de um grupo grandes, há que se tomar cuidados adicionais. Os grupos costumam ser hoje de familiares.

Existem pequenas variações do yakiniku coreano, dependendo do restaurante

Leia o restante desse texto »


Máscaras Japonesas Propostas por Supercomputadores

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

clip_image001Um artigo de Osamu Tsukimori foi publicado no jornal japonês The Japan Times informando que as atuais máscaras usadas nos restaurantes no Japão só protegem os fregueses de 30% dos vírus da Covid-19. A Toppan Printing e a Suntory Liquors conseguiram a ajuda do instituto de pesquisa Riken, usando o supercomputador Fugaku da Fujitsu, e obtiveram uma nova máscara que eleva a proteção para 70% do vírus.

Uma ilustração de computador de um novo design de protetor facial da Toppan Printing Co. e Suntory Liquors Ltd. | cortesia de Toppan Printing

Leia o restante desse texto »


Segundo Debate dos Candidatos nos EUA

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um grande número de analistas norte-americanos acha que o debate entre os dois candidatos nas próximas eleições presidenciais dos Estados Unidos ficou mais civilizado com as novas regras que colocam os microfones fora do ar por um tempo mínimo destinado aos adversários. Não aparenta que o atual quadro tenha provocado alterações significativas no resultado final, por ora. Os democratas continuam com ligeiras vantagens nas pesquisas de opinião, que só serão confirmadas depois de esgotados todos os possíveis recursos, que pode chegar até a Suprema Corte daquele país. 

clip_image002

O segundo e último debate entre os candidatos nas próximas eleições nos EUA à Presidência da República foi mais organizado pelas novas regras e eficiência da atuação da moderadora do evento

Leia o restante desse texto »


Testes Ousados dos Japoneses Com Covid-19

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , ,

Como os japoneses tendem a ser conservadores, a notícia de testes ousados com grandes públicos são surpreendentes. Num estádio de baseball em Yokohama, segundo uma informação distribuída pela agência noticiosa Kyoto e publicada no jornal The Japan Times, serão feitos testes adicionais a partir de 30 de outrubro próximo. Já foram efetuados com clip_image002cinco mil e dez mil participantes, ocupando 50% da capacidade do estádio. Agora farão três partidas de baseball com 27 mil espectadores, ocupando 80% de sua capacidade.

Testes serão efetuados durante três dias, com 27 mil espectadores, ocupando 80% da capacidade do estádio de Yokohama

Leia o restante desse texto »


China na Frente do Programado em 5G na Telecomunicação

23 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Tecnologia | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Cheng Yu, divulgado pelo China Daily, informa que em setembro deste ano os chineses já superaram a programação prevista para o ano na introdução do 5G na telecomunicação. Todos sabem que neste setor é que as tecnologias avançadas conhecidas são importantes e, não isolados, dando velocidade e precisão para avanços em outros setores considerados estratégicos. Outros países, inclusive os Estados Unidos, não clip_image002conseguem acompanhar o que está sendo feito pelos chineses no uso destas novas tecnologias.

Um estande exibindo a tecnologia 5G foi retratado em uma exposição do setor em Pequim. [Foto de Chen Xiaogen / For China Daily]

Leia o restante desse texto »


Tentativa de Avaliação Isenta do que Acontece nos EUA

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Todos sabem que os Estados Unidos já tiveram maior relevância mundial, mas, mesmo com a atual realidade, continuam tendo uma importância fundamental no que acontece nos principais países do globo. Como tradicionalmente naquele país os principais veículos de comunicação social tomam uma posição eleitoral clara, a favor dos republicanos ou democratas, deveria haver uma maior clareza no que está acontecendo. No entanto, muitos pesquisados nos levantamentos de opinião pública nem sempre revelam sua verdadeira opinião. Existem muitos fake news que disseminam notícias enganosas e as redes de comunicação social ganharam importância que não tinham no passado. Como tudo indica, as diferenças entre os que são simpáticos ao atual governo e os que são contrários não são grandes e podem ser alteradas por alguns fatos que aconteçam até as próximas eleições. Os votos não são clip_image002obrigatórios e as informações sobre a participação dos eleitores parecem ser elevadas, não havendo segurança sobre se eles chegarão a tempo para serem apurados.

Algumas pesquisas de opinião dão vantagens dos eleitores a Joe Biden sobre Donald Trump, mas o sistema eleitoral nos Estados Unidos difere por estados, dando importância aos chamados grandes eleitores

Leia o restante desse texto »


Diferenças Culturais na Passagem do Ano

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

Existem alguns países, como o Japão, que preparam com a devida antecedência as refeições da passagem do ano, chamado “osechi”, enquanto no Brasil costuma-se fazer tudo em cima do hora. Diante da pandemia do Covid 19, que inibe muitas pessoas procurarem os rclip_image002estaurantes em grupos para as comemorações da passagem do ano, em meados de outubro muitas empresas japonesas já planejam como superar as atuais dificuldades e até coseguirem aumento das suas vendas.

Uma refeição tradicional japonesa "osechi" para uma pessoa é mostrada nesta foto fornecida pela loja de departamentos Hakata Hankyu

Leia o restante desse texto »


Inteligência Artificial Usada na Pesca no Japão

19 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Mesmo no mercado de produtos do mar, as novas tecnologias da inteligência artificial começam a ser utilizadas, tanto na seleção das regiões de pesca como na avaliação da clip_image002qualidade do atum no mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio. A tecnologia é da Dentsu, que centra suas atividades na publicidade, mas começa a se estender por outros setores da economia.

Tradicionalmente, a qualidade do atum no Japão é avaliada pela quantidade de gordura encontrada na região próxima do seu rabo, mas agora está sendo alterada com o uso da inteligência artificial

Leia o restante desse texto »