Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Humanidade Mais Pobre Com o Incêndio de Notre Dame

16 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Todos nós ficamos mais pobres com o incêndio da Catedral de Notre Dame, em Paris. Um patrimônio que resistiu a duas Guerras Mundiais. Estamos tristes e inconformados, qualquer que se sejam as suas causas.

clip_image002

Incêndio destrói quase tudo da Catedral de Notre Dame, um dos mais expressivos patrimônios da Humanidade, que passava pela reforma do seu imenso telhado

Os que a visitaram pessoalmente ou a conhecem por fotografias ou filmagens, todos se sentem tristes pela perda irreparável, independente das nacionalidades ou religiões que professam. Certamente, mais os franceses, mas todos os que têm o mínimo de sensibilidade com o patrimônio da humanidade acumulado ao longo de muitos séculos.

Podem existir outros símbolos, mas certamente a Catedral de Notre Dame figura entre os mais expressivos que sensibilizam os seres humanos. Não é à toa que, mesmo nas duas guerras mundiais, ninguém ousou sequer a bombardeá-la, o que seria fácil por ficar à beira do rio Sena em Paris, que muitos consideram a capital do mundo pela sua importância cultural.

Mesmo restaurada, com muitas das suas imagens que estavam recolhidas diante as obras pela qual passava. Os seus vitrais são reconhecidos em todo o mundo.

clip_image004

Raros são os vitrais como os da Catedral de Notre Dame

A arquitetura da Catedral de Notre Dame é impar e reconhecida com facilidade em todo o mundo.

clip_image006

Arquitetura excepcional da Catedral de Notre Dame ao lado do rio Sena, em Paris


Alimentos Fermentados Ajudam na Saúde

16 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002Um artigo publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun informa que está em moda no Japão o uso de diversos tipos dos chamados tsukemonos, que são vegetais fermentados de várias formas. Num país que conta com um inverno rigoroso, é costume usar conservar muitos legumes e, com a atual fama que contribui para a saúde facilitando até a digestão, muitas senhoras estão aprendendo como podem produzi-los domesticamente, o que era comum no passado.

Um grupo de senhoras aprende a fazer um tipo de tsukemono chamado nukadoko, que pode ser fermentado na geladeira, utilizando o farelo de arroz, que também é saboroso

Leia o restante desse texto »


Empresas Japonesas Usam Startups Chinesas

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Quando no passado era o Vale do Silício nos Estados Unidos que contava com muitas iniciativas inovadoras, hoje a China está superando o mundo no desenvolvimento de novos clip_image002conhecimentos, fazendo com que até grandes empresas japonesas procurem utilizar estas criatividades.

Shenzhen na China conta com startups que estão sendo utilizadas por grandes empresas do mundo, inclusive dos Estados Unidos e do Japão

Leia o restante desse texto »


Produção e Consumo Inteligente de Vegetais na China

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado no China Daily informa sobre a produção de vegetais em vinil house, sem o uso de defensivos, que permite aos consumidores produtos saudáveis, entre eles muitos vegetais.

Foto constante do artigo no China Daily.

Leia o restante desse texto »


Baterias Elétricas Para Veículos na China

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo publicado no site da Bloomberg informa que a fornecedora de baterias elétricas para a Nissan instala uma nova fábrica na China para assegurar o seu fornecimento para a indústria automobilística do futuro. No Brasil, com as tecnologias ultrapassadas, as montadoras não conseguem manter a competitividade internacional necessária.

Foto de uma bateria usada na Nissan Leaf, que passa a ser produzida na China, publicada no artigo do site da Bloomberg, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Preocupante Sequência de Feriados no Japão

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado por Shoko Oda no site da Bloomberg chama a atenção que a sequência de 10 dias de feriados no Japão, entre os dias 27 de abril até 6 de maio, acaba provocando uma série de inconvenientes nas relações com o exterior, como dentro do clip_image002próprio país. Os japoneses costumavam utilizar o chamado Golden Week para viajar pelo país como para o exterior e, agora ampliado com a abdicação para o novo Imperador, acaba sendo listados os inconvenientes mais preocupantes.

Foto da sobrecarga de passageiros como nos aeroportos durante o Golden Week japonês

Leia o restante desse texto »


Impossível Agradar a Todos na Índia

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um implacável artigo publicado por Gurcharam Das, influente jornalista indiano, no Foreign Affairs mostra que mesmo a Índia registrando um crescimento em torno de 7% ao ano nos últimos anos, o mais elevado no mundo com inflação entre 2 a 3% ao ano, não consegue satisfazer a todos. Para quem vive no Brasil, onde está se tornando difícil conseguir um clip_image002crescimento de pouco mais de 1% neste 2019, parece até um sonho, ainda que a Índia tenha aproveitado as vantagens proporcionadas pelos jovens com o chamado “dividendo demográfico”.

O atual primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, o mais provável vencedor na maior eleição do mundo, que dura quase um mês

Leia o restante desse texto »


Vigilância das Pessoas Pelos Meios Eletrônicos

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Quando Eric Arthur Blair, sob o pseudônimo de George Orwell, publicou em 1949 o livro “1984”, indicando que os seres humanos poderiam ser vigiados por um governo totalitário, o assunto vem ganhando versões mais atualizadas, com base até na realidade atual, que lamentavelmente não conta com limites morais.

Capa da versão inglesa de 1984 de George Orwell

Leia o restante desse texto »


Difícil Discussão de uma Política Econômica Liberal

12 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Do ponto de vista teórico não haveria dúvida que uma economia liberal em que o governo não interferisse na fixação da taxa de juros e no câmbio seria a mais adequada. No entanto, com a tendência de redução do crescimento econômico mesmo com juros baixos, até nos países desenvolvidos observam se pressões dos políticos no sentido de concessões de incentivos adicionais para estimular o crescimento, ainda que nem sempre se obtenha resultados animadores com os mesmos. Os países emergentes como o Brasil, neste cenário mundial, procuram formas de intervenção governamental para minorar os danos na sua economia, no mínimo para conseguir condições para não piorar sua situação, notadamente para minorar os seus agudos problemas do desemprego, que aparenta ser mais dramático.

clip_image002

Ilustração constante no The Economist, sugerindo que o governo de Donald Trump procura interferir até no FED nomeando diretores que procura manter os juros baixos para evitar a tendência de redução do crescimento de sua economia

Leia o restante desse texto »


Autonomia do Banco Central do Brasil

12 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia e Política, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002O atual governo de Jair Bolsonaro considerou como prioritário o projeto de autonomia do Banco Central do Brasil entre as medidas comemorativas dos seus 100 dias de seu mandato. Verificando-se o que seria o projeto completo do governo, constata-se que se corre o risco de provocar um aumento dos problemas da compatibilização entre a política monetária e a fiscal do governo, que já provocou graves atritos na política econômica no passado.

Foto da suntuosa sede do Banco Central do Brasil em Brasília

Leia o restante desse texto »