Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Justiça Mais Expedita e Eficiente

11 de junho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , , | 2 Comentários »

Alguns sinais positivos começam a ser dados pelo Judiciário. De um lado, todos sabem que a justiça demorada acaba beneficiando os criminosos, inclusive porque muitos conflitos acabam sem ser julgados por decurso de prazo, por sobrecarga do Judiciário. Outros ficam imagetão afastados das suas ocorrências que não servem mais de exemplos para evitar a sua repetição. Também os conflitos das interpretações de órgãos coletivos apresentam demoras desnecessárias na medida em que não existe uma maioria clara nos órgãos colegiados.

Plenário do atual Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Judiciário, determinante no comportamento do restante do Poder Judiciário

Leia o restante desse texto »


Graves Problemas com Plásticos e Microplásticos

20 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Se ficarmos alarmados com as ilhas de plásticos que continuam crescendo nos oceanos, as pesquisas científicas, como as divulgadas no National Geographic, mostram que os microplásticos que não conseguimos ver, de dimensões de até 400 nanômetros, estão poluindo a atmosfera, e sendo encontrados até nas fezes humanas.

clip_image002

Ilustração constante da matéria publicada no site do Estadão, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Uma Adolescente Brasileira Impressiona os Japoneses

15 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Economia e Política | Tags: , , | 2 Comentários »

clip_image002Esta matéria está no site do CulturaJaponesa.com.br escrito pelo jornalista e professor de História do Japão Francisco Noriyaki Sato.

A brasileira Mayu Miyazaki, 16 anos, discursou para o imperador Akihito, quando ele se preparava para abdicar a favor do seu filho, o príncipe herdeiro Naruhito, na frente de 1.800 personalidades convidadas, com muita emoção e num japonês correto, sem ler o texto, como os outros oradores

Leia o restante desse texto »


Atriz Japonesa Machiko Kyo Faleceu

15 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image001Os jornais japoneses divulgam, para muitos saudosistas, o falecimento de Machiko Kyo, que se tornou famosa no pós-Guerra, dirigida por diretores japoneses consagrados como Akira Kurosawa, Teinosuke Kinugasa, Kenji Mizoguchi e Kon Ichikawa, entre muitos outros. Ela faleceu no domingo passado, no Japão, aos 95 anos de idade.

Machiko Kyo, 95 anos, faleceu segundo notícia da agência Kyodo. Foto do jornal Mainichi

Leia o restante desse texto »


Imperatriz Masako do Japão que Nasceu Plebeia

2 de maio de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Política | Tags: , ,

Assistindo às cerimônias no Japão que simbolizou a ascensão do novo imperador Naruhito, como os transmitidos ao vivo para o mundo pela televisão oficial NHK, notou-se o destaque clip_image002do carisma pessoal da nova imperatriz Masako, que pode ajudar muito o seu esposo no papel que se propôs como monarca. No seu primeiro pronunciamento como imperador do Japão, Naruhito afirmou que, respeitando as tradições japonesas, deseja intensificar os relacionamentos com a população do país, continuando na manutenção da paz mundial.

O imperador Naruhito e a imperatriz Masako, simpáticos de forma descontraída, mesmo com o protocolo rígido

Leia o restante desse texto »


Glicínias Encantam os Japoneses

29 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

clip_image002 Apesar das cerejeiras japonesas serem as flores mais conhecidas do Japão, amplamente divulgadas pelo mundo, as glicínas também encantam muitos turistas japoneses que frequentam os templos de Quioto, como o Byodoin. Um artigo a respeito, escrito por Toku Koyama, foi publicado no The Asahi Shimbum.

Uma visão panorâmica das glicínias no Templo de Byodoin, no Japão, em foto publicada no artigo The Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na íntegra

Leia o restante desse texto »


Kawagoe é um dos Pontos Mais Interessantes do Japão

22 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado por Louise George Kittaka no Japan Today informa sobre uma das cidades próximas de Tóquio, da minha preferência, que apresenta muito do Japão antigo. clip_image002Era a cidade na qual os que iam à Capital para cumprimentar o imperador faziam uma parada na sua longa jornada, e que preserva muito do passado, sendo conhecido até como Koedo, ou o pequeno Edo, antigo nome da Capital japonesa, na minha província de Saitama.

Kawagoe na Província de Saitama, a uma hora de Tóquio, preserva muitas das construções do Japão do passado, valendo a pena uma visita

Leia o restante desse texto »


Nova Moda Japonesa se Espalha Pelo Mundo

22 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Os japoneses costumam acomodar seus lanches numa caixa, dando o nome de bento bako (lanche em caixa). Ele começou a ser usados nos passeios, virou o almoço prático e agora tende a se espalhar pelo mundo com variações criativas para cada povo. O China Daily divulga as sugestões de muitas chefs de cozinha que podem aproveitar seus tempos em casa para conseguir uma renda adicional. No Japão, muitos trabalhadores temporários brasileiros que lá se encontram preparam estes lanches durante a noite, que estão nas lojas ao raiar do dia.

Foto constante do artigo no site de China Daily, atribuído ao site chamado Mizuka, muito popular naquele país

Leia o restante desse texto »


Humanidade Mais Pobre Com o Incêndio de Notre Dame

16 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Todos nós ficamos mais pobres com o incêndio da Catedral de Notre Dame, em Paris. Um patrimônio que resistiu a duas Guerras Mundiais. Estamos tristes e inconformados, qualquer que se sejam as suas causas.

clip_image002

Incêndio destrói quase tudo da Catedral de Notre Dame, um dos mais expressivos patrimônios da Humanidade, que passava pela reforma do seu imenso telhado

Os que a visitaram pessoalmente ou a conhecem por fotografias ou filmagens, todos se sentem tristes pela perda irreparável, independente das nacionalidades ou religiões que professam. Certamente, mais os franceses, mas todos os que têm o mínimo de sensibilidade com o patrimônio da humanidade acumulado ao longo de muitos séculos.

Podem existir outros símbolos, mas certamente a Catedral de Notre Dame figura entre os mais expressivos que sensibilizam os seres humanos. Não é à toa que, mesmo nas duas guerras mundiais, ninguém ousou sequer a bombardeá-la, o que seria fácil por ficar à beira do rio Sena em Paris, que muitos consideram a capital do mundo pela sua importância cultural.

Mesmo restaurada, com muitas das suas imagens que estavam recolhidas diante as obras pela qual passava. Os seus vitrais são reconhecidos em todo o mundo.

clip_image004

Raros são os vitrais como os da Catedral de Notre Dame

A arquitetura da Catedral de Notre Dame é impar e reconhecida com facilidade em todo o mundo.

clip_image006

Arquitetura excepcional da Catedral de Notre Dame ao lado do rio Sena, em Paris


Preocupante Sequência de Feriados no Japão

15 de abril de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , ,

Um artigo publicado por Shoko Oda no site da Bloomberg chama a atenção que a sequência de 10 dias de feriados no Japão, entre os dias 27 de abril até 6 de maio, acaba provocando uma série de inconvenientes nas relações com o exterior, como dentro do clip_image002próprio país. Os japoneses costumavam utilizar o chamado Golden Week para viajar pelo país como para o exterior e, agora ampliado com a abdicação para o novo Imperador, acaba sendo listados os inconvenientes mais preocupantes.

Foto da sobrecarga de passageiros como nos aeroportos durante o Golden Week japonês

Leia o restante desse texto »