Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Aumento do Consumo de Produtos Veganos no Mundo

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Acompanhando a imprensa mundial, observam-se as crescentes preocupações de alimentos provenientes de animais, com destaque para os suínos, com as possibilidades de novas pandemias. Mas, também, muitos produtos alimentícios industrializados possuem outros inconvenientes, exigindo cuidados nos seus usos.

Diferentes símbolos para produtos veganos no mercado

Leia o restante desse texto »


Paz Entre as Flores no Japão

30 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Gastronomia | Tags: , , ,

clip_image002Um artigo muito interessante foi publicado no jornal japonês Yomiuri Shimbun de grande tiragem naquele país. Na Província de Saitama, muito próxima da Capital Tóquio, está se ampliando a produção das flores de lótus de rara beleza, que teve origem natural das sementes entre 1.400 a 3.000 anos passados. Os japoneses apreciam também as raízes destes lótus, que são usados em suas culinárias finas.

Os visitantes apreciam as lindas flores de lótus m Gyoda, na Província de Saitama. Foto constante do artigo publicado no site do Yomiuri Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


O Ipê é a Árvore Nacional do Brasil

20 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Muitos países consideram algumas plantas como símbolos nacionais e os exploram para efeito de turismo. No Japão, são famosas as cerejeiras que apresentam diversos tipos e foram transportadas até para outros países, como os Estados Unidos e o Brasil. O ipê é considerado clip_image002a árvore nacional brasileira, apresentando excepcionais flores de diversas cores, mas não é explorado adequadamente pelo turismo. Suas madeiras também são bastante utilizadas.

O ipê amarelo é encontrado em muitos lugares do Brasil, destacando-se até no meio da floresta pela sua coloração

Leia o restante desse texto »


Convivências das Famílias no Mundo com o Coronavirus

9 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Um artigo interessante elaborado por Motoko Rich, do New York Times e publicado em português pelo site de O Globo, descreve muitas verdades, ainda que contenha também ligeiras distorções usuais sobre a convivência das famílias japonesas. Parece evidente que, comparando com os ocidentais, os japoneses tendam a ser mais machistas, mas há que se constatar que as mulheres japonesas tenham muitos poderes nas decisões fundamentais de uma família. Por exemplo, as decisões das compras importantes, como de uma residência ou clip_image002de um automóvel, as opiniões delas têm muito peso. No entanto, existem os que apontam as responsabilidades das finanças das famílias para as mulheres acabam se tornando encargos pesados, quando os recursos são escassos.

Foto constante do artigo publicado no site de O Globo, onde a mulher cuida das lavagens das roupas, enquanto o esposo simplesmente “mata” o tempo, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Honestidade Sobre o Cotidiano

5 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , ,

Um programa simples transmitido em inglês pela Netflix para a televisão, chamado “Midnight Diner: Tokyo Stories”, tornou-se um grande sucesso internacional. Brasil o Canal 1, mantido pela Band, com suporte da Fundação Japão, já transmitiu uma série de seus episódios, que todos esperam que sejam retomados brevemente. Piti Koshimura escreveu sobre o assunto no site Peach no Japão e Josimar Melo faz uma breve referência no seu artigo na Folha de S.Paulo. Para os que conhecem o Japão, os diversos episódios impressionam pela honestidade, inclusive de algumas mazelas japonesas, mas que revelam uma verdadeira faceta clip_image002daquele país. Muitas agências oficiais de diversos países ressaltam somente seus aspectos positivos, não o verdadeiro cotidiano dos seus povos.

O ator Kaoru Kobayashi no papel do "master" de Midnight Dine em foto constante do artigo no site do Peach no Japão, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Porque Acredito no Brasil do Futuro

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

imageUma entrevista interessante do baiano Kaique Brito, que vem conseguindo sucesso nas redes sociais com sua ironia sadia, concedida a Mariana Agunzi, da Folha de S.Paulo, mostra como um jovem de 15 anos, que é certamente inteligente e influencia cerca de 300 mil dos seus seguidores, que tendem a aumentar com o tempo.

Foto de Kaique Brito que vem fazendo sucesso nas redes sociais, contando com cerca de 300 mil seguidores, para suas dublagens irônicas, tratando de questões sociais

Leia o restante desse texto »


Admiráveis Exemplos Brasileiros Contra os Racistas

1 de junho de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , ,

Outro exemplo excepcional que aumenta a nossa crença no futuro do Brasil. Um jovem negro de 12 anos que gosta de ler e mantém o Instagram @livrosdodrii, que conta com mais de 650 mil seguidores. Seu pai sofreu um AVC e ele teve que vender sua coleção de 180 obras, mas sofrendo uma manifestação racista está recebendo suportes que vêm de todas as partes. Com imagea orientação de sua mãe, foi elegante na sua resposta ao racismo, o que aumentou a sua audiência, que deverá ser ampliada com um artigo publicado por David Barbosa, no site de O Globo, e seguida de outros.

Adriel de Oliveira, que lê desde os seus 9 anos e atualmente com 12 anos publica suas resenhas literárias no Instagram, tendo sofrido mensagem racista e preconceituosa, que respondeu com grande elegância. Os artigos publicados no site de O Globo merecem ser lidos na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Transformando Limão em Limonada

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Educação, Saúde | Tags: , , ,

O desenvolvimento da humanidade veio ocorrendo sempre ao longo da história superando os obstáculos a que todos estamos sujeitos. Algumas das iniciativas são mais urgentes, outras demandam mais tempo para se chegar a soluções razoáveis. Acompanhando os meios de comunicação do mundo no momento, infelizmente os problemas negativos merecem maior espaço para atrair o público, mas para que não se chegue ao desespero, parece importante ressaltar os muitos esforços positivos que estão sendo feitos em variadas frentes que resultam em novos avanços, alguns mais promissores, outros que reduzem partes das dificuldades.

Poucas vezes foram efetuados tantos esforços nas pesquisas em todo o mundo, para melhor conhecimento da pantomia coronavírus, bem como os medicamentos e as vacinas que possam superar os seus problemas, inclusive as dificuldades paralelas a eles que não são clip_image002poucos. Vão da terrível recessão econômica mundial aos problemas sociais das desigualdades entre privilegiados e desfavorecidos. Vamos procurar listar superficialmente os que podem ser considerados os mais relevantes.

Imagens do corunavírus, pelo que se conhece

Leia o restante desse texto »


Em Tempos de Pandemia, Nada Melhor Que Genji Monogatari

15 de maio de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias | Tags: , , , , ,

Renae Lucas-Hall é australiana, formou-se na Monash University, estudou no Reino Unido e no Japão. Publicou um novo artigo no Japan Today referindo-se ao Genji Monogatari, originalmente escrito pela Murasaki Shikibu, nobre da corte japonesa no período Heian, no século XI. Em português, seria O Conto de Genji (ninguém conseguiu traduzir até hoje para o nosso idioma), em inglês, The Tale of Genji (há diversas versões, algumas com mais de um século), tendo sido descobertos recentemente novos trechos no Japão. Para os japoneses, é certamente a obra literária mais importante de sua história, também assim considerado em muitos países de língua inglesa.

A tradução para o inglês, de 1900, feita pelo Royal Tyler, considerada a mais fidedigna ao original japonês da época, e a autora do artigo afirma que ficou imensamente impressionada com muitas coisas: “do estilo da escrita lírica à variedade de personagens fascinantes, o simbolismo, a poesia, a imagem, a profundidade psicológica e a sensibilidade ao romance, à política e à natureza neste livro extremamente elegante e lindamente escrito”. Uma imageconsideração muito estimulante. A primeira versão deste artigo é de 2017, tendo sido atualizada recentemente. O livro é hoje de domínio público, podendo ser lido no site do Project Gutenberg em inglês.

Lady Murasaki Shikibu, autora de Genji Monogatari, estátua em Kyoto, Japão

Leia o restante desse texto »


Dificuldades na Formação de Equipes Eficientes no Brasil

15 de abril de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Saúde | Tags: , , , | 8 Comentários »

Além do atual problema provocado pelo coronavírus no mundo, exigir uma atuação conjunta de equipes que tenham diversos conhecimentos humanos, a cultura que prevalece no Brasil não facilita o seu bom desempenho. Em graus diferentes, o mesmo problema acontece em muitos outros países, mas em alguns parece que prevalecem os interesses coletivos aos direitos e concepções individuais. Deve-se lembrar de que, bem ou mal, o presidente Jair Bolsonaro foi eleito devido a diversas circunstâncias que o ajudaram na ocasião, tendo o poder de substituir seus auxiliares que não possuem mandatos, ainda que estejam executando duros trabalhos que apresentam falhas menores, de forma a serem bem avaliados por parte clip_image001expressiva da população brasileira. Conseguir a colaboração de uma nova equipe eficiente que aceite as vontades muitas vezes estranhas do presidente, de familiares e auxiliares que o cercam, não é certamente uma tarefa das mais fáceis.

O ministro da Saúde, doutor Luiz Henrique Mandetta, que provavelmente será substituído pelo presidente Jair Bolsonaro

Leia o restante desse texto »