Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Naomi Osaka Passa por Serena Willians

19 de fevereiro de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , , , ,

As principais agências noticiosas do mundo destacaram a vitória de Naomi Osaka, com 23 anos, sobre a Serena Willians, da qual se considera uma fã, passando para a final do Austrália clip_image002Open que será disputada com Jennifer Brady, dos Estados Unidos, no próximo sábado. Por causa dos fusos horários, estas partidas são apresentadas no Brasil de madrugada, sem que sejam anunciados previamente pela imprensa local para os interessados.

Naomi Osaka passa por Serena Willians, da qual é uma fã para disputar a final da Austrália Open

Leia o restante desse texto »


Naomi Osaka é a Atleta Feminina do Ano

29 de dezembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , ,

Naomi Osaka foi considerada pela Associated Press como a atleta do ano, não somente por ter vencido a US Open, como engajada publicamente na campanha contra a discriminação racial. Ela, que é filha de mãe japonesa e pai jamaicano, correu riscos por expressar contra a discriminação racial, usando sempre uma máscara onde estavam os nomes das vitimas clip_image002negras de policiais norte-americanos. Foi reconhecida por Bilie Jean King, 12 vezes campeã do Grand Slam, não somente como atleta, mas quem se empenha em mudar a sociedade.

Foto da Associated Press, quando Naomi Osaka venceu o US Open, constante do artigo publicado no site do jornal japonês Asahi Shimbun, que vale a pena ser lido na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Facetas Humanas de Pelé

24 de outubro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

clip_image002É mais que natural que todos se lembrem dos aspectos brilhantes de Pelé, um herói como poucos num mundo cada vez mais carente de heróis, mostrando a importância dos esportes. Mas todos os seres humanos possuem as qualidades que são ressaltadas quando se completa 80 anos e também suas naturais limitações são lembradas, com toda franqueza possível. Se assim não fosse, eles seriam deuses e não humanos.

Olimpio da Silva e Sá, da Gazeta Esportiva, e Pelé

Leia o restante desse texto »


US Open 2020 Cheio de Surpresas

12 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , , ,

US Open 2020 Cheio de Surpresas

Seção: Tênis, Editoriais e Notícias. Tags: vitória da dupla masculina com o brasileiro Bruno Soares, a japonesa Naomi Osaka passou para as finais, problemas dos seus participadores com as questões raciais, derrota da veterana Serena Willians, volta da experiente Victoria Azarenka, desclassificação de Novak Djokovic.

Quando todos esperavam um US Open 2020 sem muitas emoções, diante dos problemas com a covid-19 e sem a presença do público, as surpresas começaram com a desclassificação do consagrado Novak Djokovic diante do seu comportamento pessoal, de insatisfação cm a própria atuação, quando uma bola lançada por ele atingiu uma juíza de linha. O veterano brasileiro Bruno Soares que disputou a dupla masculina foi informado na sua viagem a Nova York que estava contaminado pela covid-19, não podendo se preparar para a disputa, mas acabou se consagrando campeão do torneio, que deve ser dos seus últimos, pois já está em idade de se aposentar. A japonesa Naomi Osaka passou para as finais que disputará com a veterana Victoria Azarenka, ela que derrotou a também veterana Serena Willians que sofreu problemas físicos. Alguns jornais e patrocinadores japoneses da Naomi Osaka manifestam suas discordâncias que problemas raciais sejam envolvidos, ela que, tendo pai negro, vem usando máscaras mencionando vítimas raciais dos policiais, notadamente nos Estados Unidos. São emoções demais, até extra campo, que destacam o atual US Open 2020, que não eram esperados.

image

Bruno Soares ao lado do croata Mate Pavic Foto: Justin Lane/ EFE, foto constante do artigo publicado no site do Estadão, que vale a pena ser lido na sua íntegra.

……………………………………..

O veterano jogador brasileiro de dupla masculina não se preparou adequadamente para o jogo por ter contraído a covid-19, assintomático, nas vésperas da disputa, mas com sua longa experiência jogou bem, conseguindo se consagrar como campeão masculino de duplas no US Open 2020. É possivelmente um brilhante encerramento de sua carreira, pois já está com idade para a sua aposentadoria.

image

Naomi Osaka derrota Jennifer Brady. Foto constante do site do Tênis, que vale a pena ser examinada na sua íntegra

A japonesa Naomi Osaka, um pouco ajudada pela rede, acabou derrotando a jovem norte-americana Jennifer Brady, considerada a novidade deste torneio, pois vinha desenvolvendo uma campanha surpreendente. Como Naomi Osaka tem um pai negro, ela já vinha, como muitos atletas, manifestando-se contra os problemas raciais, usando máscaras com os nomes das vítimas das ações policiais. Isto, segundo a imprensa, vinha criando algumas restrições de seus patrocinadores, que não concordavam totalmente com a mistura do esporte com as manifestações claras de discordância com os policiais que continuam discriminando pessoas de cor, notadamente nos Estados Unidos. Aqueles que conhecem o Japão sabem que o país é um arquipélago, com pouquíssimos de sua população com miscigenações raciais. Deve-se ponderar, no entanto, que o tênis está globalizado, não se restringindo somente a alguns países e, com os problemas atuais dos isolamentos, os meios mais utilizados acabam sendo a televisão, que transmite os jogos para muitos países do mundo.

image

Duas veteranas, Serena Willians e Victória Azarenka, em jogo vencido pela segunda, que disputará a final com Naomi Osaka

Numa outra chave feminina, duas veteranas, a norte-americana Serena Willians aparecia como a favorita, frente à bielo-russa Victória Azerenka, que também voltava à quadra depois de uma temporada fora, quando teve um filho. Mas Serena acabou sofrendo um problema físico bem explorado pela adversária, que acabou se qualificando para a final a ser disputada com a Naomi Osaka.

Para um evento como US Open 2020, esvaziado pelas atuais circunstâncias, todos estes problemas acabam destacando a sua importância, que, além da televisão, acaba ocupando importantes espaços na imprensa escrita, para surpresa de todos.


Lições de Democracia Para Todos

9 de setembro de 2020
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , | 4 Comentários »

Confesso que em matéria de esportes tenho preferência pelos coletivos aos individuais, mesmo que os assim chamados também dependam de uma grande equipe que lhes deem os suportes necessários. Ainda assim, na disputa profissional como do US Open, um famoso campeão como Novak Djokovic acabou sendo desclassificado por ter cometido um erro considerado grave. Ele manifestou a sua contrariedade com o seu próprio desempenho no jogo lançando uma bola, involuntariamente, que atingiu o pescoço de uma juíza de linha, a ponto de deixá-la atordoada por um bom tempo, o que exigiu a presença de médicos na quadra. Há que se entender que uma bola lançada por Djokovic tenha uma velocidade respeitável e ele, arrependido pelo seu ato, correu para assisti-la.

clip_image002

Navak Djokovic correu para assistir à juiza de linha que foi atingida no pescoço por uma bola involuntária que ele lançou, como manifestação de insatisfação com seu próprio jogo, mas ele foi desclassificado do US Open.

O regulamento do tênis profissional é claro neste comportamento mesmo involuntário e os juízes aplicaram o que estava previsto, mesmo se tratando de um campeão como Novak Djokovic, que, além da desclassificação, deverá ter uma multa correspondente ao que ele já havia ganhado neste torneio.

Mesmo tratando-se de um esporte profissional, a punição prevista era severa e os juízes responsáveis não tiveram dúvidas na sua aplicação, demonstrando uma norma democrática mesmo sobre uma personalidade conhecida. O que seria desejável é que também na política houvesse uma aplicação rigorosa das regulamentações democráticas existentes, de forma idêntica, não dependendo de quem tenha cometido a irregularidade.

As lições provenientes dos esportes poderiam ser importantes também para a política, notadamente nas verdadeiras democracias, não dependendo de quem tenham cometido as irregularidades ou que posições eles ocupem, ou os relacionamentos que possuam com os que estejam no poder.


Futebol Cheio de Surpresas

24 de novembro de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , | 4 Comentários »

Revendo a partida de futebol em Lima, no Peru, nesta madrugada, entre Flamengo, do Brasil, e River Plate, da Argentina, nota-se que ambas as equipes jogaram de forma parecida, como registrou Tostão na sua coluna, um dos mais ponderados comentaristas brasileiros deste esporte. Os argentinos conseguiram o gol nos primeiros 15 minutos e o Flamengo só obteve a virada nos últimos 5 minutos, quando todos já aguardavam um empate. Uma falha de dois zagueiros argentinos, que faz parte do futebol, permitiu que Gabigol marcasse o seu segundo gol, eliminando os adversários da disputa da copa do mundo de clubes com o Liverpool, da Inglaterra.

clip_image001

O Flamengo pode se tornar também o campeão brasileiro, além de ter vencido a Libertadores das Américas. Atribui-se grande importância ao trabalho do treinador português Jorge Jesus, que enfatiza sempre o ataque. Foto constante dos artigos publicados na Folha de S.Paulo, que valem a pena serem lidos na sua íntegra

Leia o restante desse texto »


Copa do Mundo de Futebol Feminino na França

1 de julho de 2019
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

Há que se reconhecer que a seleção brasileira feminina de futebol fez o que pode, mas acabou sendo desclassificada pela França no segundo tempo da prorrogação pela seleção francesa que jogava em casa. Vendo o campeonato como um todo, há que se reconhecer que está se abrindo outro importante mercado no mundo e o Brasil precisa se preparar para aproveitar a sua oportunidade neste esporte que é muito popular no país.

clip_image002

Seleção feminina de futebol que merece ser mais prestigiada.

Leia o restante desse texto »


Medalha de Ouro do Brasil nos 4x200m na China

14 de dezembro de 2018
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , , ,

clip_image002Um resultado surpreendente foi obtido pela natação brasileira no revezamento de 4x200m, em piscina de 25 metros, superando a China, Estados Unidos e a Rússia, no Mundial de Natação realizado em Hangzhou, na China. Medalha de ouro para os jovens Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia, quebrando o recorde mundial com 6m46s81. Parabéns a estes jovens, pois Leonardo Santos, o mais velho, só tem 23 anos.

Leia o restante desse texto »


Avaliação dos Resultados Esportivos da Olimpíada Rio 2016

24 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , , | 2 Comentários »

Num artigo elaborado por Matthew Futterman e publicado no The Wall Street Journal, informa-se as expectativas elaboradas com os resultados recentes, entrevistas com especialistas e outros fatores, que comparamos com os resultados obtidos para os primeiros 20 países em medalhas.

selecao

Seleção brasileira de futebol conquistou pela primeira vez ouro nas Olimpíadas

Leia o restante desse texto »


Isaquias é o Único Brasileiro com Três Medalhas numa Olimpíada

22 de agosto de 2016
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais e Notícias, Esporte | Tags: , ,

clip_image002Um brasileiro típico, Isaquias Queiroz, nascido pobre no interior da Bahia, se consagra como único atleta a conquistar duas medalhas de prata e uma de bronze numa só Olimpíada.

Isaquias Queiroz com Erlon Souza conquistam a medalha de prata nos mil metros na Rio 2016

Leia o restante desse texto »