Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Teste Japonês Informa em 5 Minutos a Presença da Covid-19

23 de abril de 2021
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais e Notícias, Medicina | Tags: , , , ,

clip_image002Um artigo publicado por Aya Amano, do The Asahi Shimbun, anuncia que uma equipe do Instituto Nacional de Pesquisa Riken, em Wako, na província de Saitama, Japão, liderada por Rikiya Watanabe, descobriu um método que permite saber o resultado de um teste de diagnóstico em menos de 5 minutos. A descoberta foi publicada também na versão online da Communications Biology, um jornal afiliado a famosa revista científica britânica Nature, em 19 de abril último.

Uma placa de vidro contém cerca de 2,5 milhões de microtubos de teste por centímetro quadrado. (Fornecido por Rikiya Watanabe).

Os testes usados atualmente no Japão, com reação em cadeia da polimerase (PCR), levam pelo menos uma hora para que os resultdos sejam conhecidos, pois o método envolve um processo que amplifica o ácido ribonucleico (RNA) do coronavírus. O novo método dispensa esta etapa.

O novo método de teste, denominado detecção de RNA digital livre de amplificação baseada em CRISPR (SATORI), usa uma enzima que é ativada ao detectar o RNA.

Os custos do novo teste são quase idênticos até os atualmente utilizados, mas ainda são necessários ensaios clínicos a serem efetuados no futuro próximo. Mas são indicações seguras que avanços estão sendo obtidos nestes testes que fornecem resultados rapidamente.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: