Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Interesses Japoneses no Lítio

21 de janeiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Tecnologia | Tags: , , ,

Diversos grupos empresariais japoneses se mostram altamente interessados no fornecimento de lítios da América do Sul. Eles são competitivos na produção de baterias que utilizam metais provenientes deste minério.

Como apostam firmemente na expansão do mercado de automóveis flex fuel, de gasolina e energia elétrica, a utilização destas baterias deve crescer muito. Como o mundo vai utilizar mais energia solar, também estas baterias vão ser necessárias.

Informa-se que tanto a Toyota como a Panasonic, que trabalham em conjunto para a produção de baterias que utilizam lítios para os carros movidos à gasolina e energia elétrica, noticia-se o seu interesse nos lítios, tanto argentinos como da Bolívia ou do Chile. No Brasil, quando se fala em automóveis flex fuel pensa-se que está se falando na gasolina e etanol, mas não é o que acontece em muitos países industrializados, que não produzem etanol.

Um ponto crucial para o melhor aproveitamento econômico da energia solar são as baterias, que costumam utilizar o lítio. Como todos apostam que as energias não poluentes devem ganhar um forte impulso nos próximos anos em todo o mundo, nada mais natural que o lítio se torne uma matéria-prima estratégica.

Mesmo no Brasil, que conta com a disponibilidade do etanol, existe uma grande expectativa que grupos japoneses estejam projetando investimentos na produção de baterias pensando, inclusive, na captação da energia solar.

Em São Paulo, os projetos das novas construções já exigem previsões do aproveitamento da energia solar, e é a cidade que se posiciona na vanguarda de inovações que acabam se espalhando pelo país, como no caso da restrição ao fumo em ambientes fechados.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: