Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

A China Está se Atritando Com os Estados Unidos

3 de fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Notícias | Tags: , , , | 2 Comentários »

Os jornais do mundo todo estão registrando os aumentos dos atritos de dois importantes países que estão umbilicalmente ligados um ao outro. São importantes no intercâmbio comercial bilateral e a China é o principal financiador da dívida externa norte-americana.

Os assuntos relacionados ao fornecimento de armas norte-americanas para Taiwan, que é considerada pela China uma província dela é um dos motivos. O outro é Barack Obama receber o Dalai Lama, o líder espiritual do budismo tibetiano.

A China é particularmente sensível a problemas da manutenção de sua unidade nacional, e tudo que leva a dissidências lembra o fracionamento ocorrido na antiga União Soviética. Empenha-se para evitar problemas semelhantes, ainda que muitos países do mundo não interpretem as coisas de forma idêntica.

Taiwan era uma ilha independente, quando Chang-Kai-Shek e seus nacionalistas derrotados por Mao-Tsé-tsung lá se refugiaram. Ainda que tenham sido estimulados pelos Estados Unidos, as Nações Unidas acabaram reconhecendo-a como parte da China. O que deve acontecer é algo semelhante com o que ocorreu em Hong Kong, tendo um regime especial, diverso do resto do país continental, assunto que vai demandar um bom tempo para se efetivar.

Tibete, um pequeno país na fronteira com o Himalaia, era também um país independente, de caráter religioso, tendo o Dalai Lama como o seu líder espiritual e político. Ele se refugiou na Índia, onde vive, desde a invasão chinesa, que recentemente está aumentando a presença dos chineses de etnia “han”. Esta é uma disputa como as que têm sido acirradas ao longo de história, pois o ponto central é o controle das águas.

A China é um país que sofre uma grande escassez de água, e as cabeceiras dos seus dois grandes rios são as geleiras do Himalaia. O seu controle é mais acirrado que o de energias como o petróleo. O budismo tibetano é tolerante, pacífico e muito paciente, e é simpático a muitos no resto do mundo.

A superação destes problemas vai exigir uma grande habilidade política e diplomática, pois afetam as soberanias de dois poderosos países, líderes no mundo contemporâneo.


2 Comentários para “A China Está se Atritando Com os Estados Unidos”

  1. João Baptista Goulart Lopes de Almeida
    1  escreveu às 00:37 em 28 de agosto de 2010:

    Tenho muito respeito e admiração pela Rep. popular da CHINA, pela sua história e pela luta de seu povo,que é um exemplo para o mundo. Eu sou plantador de arroz em São Borja RS BRASIL ,e acadêmico de história pelo E.A.D na UNIJUI. agradeço a CHINA,pelo legado em todos aspéctos.
    Cordial saudações. João Baptista.

  2. Paulo Yokota
    2  escreveu às 03:30 em 28 de agosto de 2010:

    Caro João Baptista Goulart Lopes de Almeida,

    Muito obrigado pelo seu comentário. Como V. pode verificar neste site, a China nos deixou muitos legados ao longo de sua milenar história. Na agricultura, a China está conseguindo abastecer sua população que aumentando de nível de renda consome mais alimentos, ao mesmo tempo em que atende as demandas do Extremo Oriente, como as Coreias e o Japão.

    Como a nossa agropecuária, vem dando uma contribuição importante para o abastecimento mundial, pesquisando e aumento a eficiência do setor rural. Percorra, por favor, os diversos artigos que temos postados sobre aquele gigante asiático, e ajude-nos a divulgar o Ásia Comentada nas suas atividades acadêmicas.

    Paulo Yokota

    Paulo Yokota


Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: