Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Tendências das Patentes na China, Estados Unidos e Japão

14 de maio de 2014
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Um artigo publicado pelo Yomiuri Shimbun informa sobre a atual tendência das patentes depositadas, mostrando que o Japão, que tinha uma cifra superior aos Estados Unidos e a China em 2005, foi superado pelos norte-americanos em 2006 e pelos chineses em 2011, sendo que a China atualmente consegue 2,5 vezes mais que o Japão. Isto preocupa muitos analistas japoneses que veem o fenômeno com uma diminuição das suas inovações tecnológicas, que pode comprometer a qualidade dos seus produtos. Na realidade, a tendência neste período é de redução das patentes japonesas e um crescimento substancial das chinesas.

clip_image002

The Yomiuri Shimbun

Shigeo Takakura, ex-examinador do Japão do Escritório de Patentes e atual professor da Escola de Pós-Graduação de Direito da Universidade de Meiji, informa que mesmo que as patentes sejam concedidas, muitas vezes os tribunais as invalidam. Mesmo assim, estas estatísticas são alarmantes, diante da tendência clara de redução das japonesas, enquanto as norte-americanas continuam crescendo, e as chinesas estão explodindo.

Nos outros países, estas estatísticas não são tão expressivas. No mundo emergente, inclusive o Brasil, não se consegue acompanhar o que vem acontecendo no mundo desenvolvido, e bem menos o que acontece na China.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: