Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Esportes em Diferentes Culturas

4 de Fevereiro de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura | Tags: , , ,

556098426_5c410105ce Mantenho a assinatura eletrônica de alguns jornais importantes da Ásia, que me enviam a notícia imediatamente quando algo de relevante acontece. Recebi nesta madrugada (que na Ásia já é fim de tarde) uma que abri imediatamente.

Percebi o quanto os esportes são diferentes, dependendo da cultura de um povo. A notícia, única, dizia que o grande campeão de sumô Asashoryu tinha anunciado o final de sua brilhante carreira de lutador. Saiu em um jornal de cunho econômico, político e empresarial.

Para os sul-americanos, o futebol (soccer) é fundamental, importante em muitos lugares do mundo. Chega a absorver a metade de todos os recursos mundiais, principalmente publicitários voltados aos esportes, ainda que a televisão veicule outros. Alguns amigos são, por exemplo, fanáticos corintianos. Mas, no mundo globalizado, quando se fala em futebol pode ser o norte-americano (rúgbi, todo equipado) ou o inglês, também violento, mas não equipado. O nosso futebol é o “soccer”.

Muitos são fanáticos por golfe ou tênis. Basquete é bastante popular, e automobilismo para os norte-americanos é Fórmula Indy. O segundo esporte, para nós, é o vôlei, onde nossos atletas se destacam. Beisebol é pouco divulgado no Brasil (era coisa de japoneses), mas está crescendo, pois temos jogadores no Japão e nos Estados Unidos.

O sumô é tido como tipicamente japonês, mas existem muitos grandes campeões estrangeiros, ainda que estes gigantes utilizem nomes típicos e tradicionais dos nipônicos.

Mas receber um email de um jornal japonês pela internet só para esta notícia foi uma surpresa até para mim.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: