Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Grandes Arranjos Internacionais

3 de Abril de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: ,

Grandes projetos com substanciais inovações tecnológicas estão estabelecendo novos arranjos internacionais, juntando as melhores habilidades tecnológicas e econômicas de empresas de várias origens. Os coreanos vêm se mostrando competitivos na construção naval já há muitas décadas.

Os franceses possuem boas tecnologias na área de gás, os ingleses estão associados com os holandeses na área do petróleo. Agora eles anunciam que se juntaram para projetos internacionais de grande envergadura, é o que consta do credenciado jornal japonês Nikkei.

 gnlgnl_quadro

Representação artística de uma planta FLNG

A coreana Samsung Heavy Industries, com a francesa Technip, e a anglo-holandesa Royal Dutch juntaram suas capacidades e tecnologias para um novo FLNG – Floating Liquefied Natural Gás, que deverá representar um investimento em torno de 4 a 5 bilhões de dólares, com o início de sua fabricação previsto em 2012.

Seria um complexo flutuante que ficaria fixo sobre o mar, para liquidificação do gás onde ele existe, sua armazenagem e embarque do produto, o que ainda é impossível atualmente.

No mundo globalizado, as empresas estão deixando de ser nacionais, e arranjos internacionais complexos estão em andamento para enfrentarem desafios antes não imaginados. Para entrar neste jogo, é preciso que possuam tecnologias avançadas e elevadas capacidades econômico-financeiras, e a sua localização passa a ser irrelevante.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: