Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Estimulam a Criatividade

12 de junho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Empresas | Tags: , , ,

Quem não tem cão caça com gato. Duas grandes e tradicionais empresas, como a Nippon Steel, pela sua subsidiária de engenharia, estabeleceram com a Oji Paper, uma gigante do setor de papel, um projeto conjunto para aproveitar resíduos de papel e de celulose para produzir etanol. Estas empresas já operam no Brasil. Normalmente, o etanol vem sendo produzido da cana ou de cereais como o milho, produtos escassos no Japão, com maior eficiência.

As dificuldades estão forçando as empresas a usar de todos os seus conhecimentos para aproveitar tudo o que é possível, utilizando os conhecimentos e as matérias-primas que dispõem, para produzirem energias limpas.

O Brasil é um país privilegiado em matérias-primas para a produção de bioenergia renovável, mas não pode descansar sobre seus louros, pois o mundo todo está desenvolvendo as mais variadas tecnologias, utilizando o que dispõe, ainda que no momento não sejam competitivas. Mas, na medida em que grandes empresas, com tradicionais tecnologias ingressam nestes mercados, não se pode subestimar suas possibilidades.

Noticiários como estes continuam frequentes na imprensa mundial, pois todos sonham com a sua independência energética, reduzindo a dependência de suas importações, ainda que tenham custos mais elevados.

O exemplo mais marcante é a do poderoso Estados Unidos, que vêm utilizando o milho como a principal matéria-prima para a produção de etanol, ainda que seus custos sejam superiores aos da cana. Muitas outras matérias-primas estão sendo pesquisadas, com investimentos pesados.

O Brasil vem fazendo esforços nestas pesquisas e precisa tirar o máximo proveito da vantagem que já adquiriu. Elas precisam continuar recebendo os recursos indispensáveis, pois os potenciais concorrentes estão se desdobrando, até com iniciativas que podem ser consideradas, no momento, de baixa eficiência econômica.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: