Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Convivendo Com Altas Temperaturas e Umidades

26 de julho de 2010
Por: Paulo Yokota | Seção: Depoimentos | Tags: , , ,

O noticiário internacional está repleto de noticias sobre as altas temperaturas registradas no hemisfério norte, notadamente na Ásia. Muitas estão acompanhadas por elevadas umidades, principalmente nas cidades litorâneas como Tóquio e Xangai. Até um brasileiro, que vive numa região tropical, acaba estranhando este fenômeno que se prolonga por muito tempo, antecipando o período mais violento do verão que costumava ser em agosto. Acaba provocando até mortes, em quantidades expressivas, principalmente de idosos, pois as crianças estão mais assistidas pelos seus responsáveis, com uma hidratação adequada.

Além da falta de uma ventilação, a sensação de calor acaba sendo agravada pelo aquecimento do asfalto e dos prédios onde predomina o cimento. Como existe um controle do consumo de energia, mesmo nos locais que contam com ar-condicionado, existe um limite de temperatura mínima, principalmente nos ambientes que recebem multidões como as estações de metrô, nos edifícios, inclusive nos hotéis. Tudo isto acaba provocando uma letargia, estimulando as pessoas a se manterem resguardadas.

sombrinhas

Sombrinhas são indispensáveis no calor japonês

Muitos informam que este ano está muito acima da média, registrando-se no Japão temperaturas que superam os 40 graus centígrados que, com umidade, acaba dando uma sensação como o da Amazônia, de Belém, Manaus, de Teresina no Piauí, Cuiabá no Mato Grosso ou Rio de Janeiro. Um paulistano acaba se sentindo desconfortável, pois muitas das construções modernas não foram adequadas para estes climas, como os inspirados por Le Courbisier, com muito alumínio e vidro.

Em Tóquio, por exemplo, a amplitude térmica não é muito elevada, e mesmo à noite ela continua acima dos 30 graus, chegando a 35 graus, com elevada umidade. Desde o governo do premiê Junichiro Koizumi, os japoneses dispensaram a gravata e o paletó, mesmo nas ocasiões formais, mas não todos, como os que trabalham no setor financeiro. As mulheres usam muitas sombrinhas, pois o padrão de beleza asiática é a pele clara, com as devidas exceções.

Ainda que muitos procurem as grandes lojas com ar-condicionado é inevitável cruzar ruas de grande movimento. Todos os carros contam com ar-condicionado adequado, mas o táxi tem um custo elevado. Os vagões do metrô, igualmente, mas nas longas passagens que ligam as estações e linhas nem sempre se conta com a temperatura desejada. Como existe uma cidade subterrânea com muitas lojas, restaurantes, cafés e todos os serviços necessários, muitos se socorrem destes locais, mas a temperatura nestes corredores também está alta.

Ainda que este período seja considerado de “alta temporada” para os turistas, inclusive com férias escolares, os que podem fogem para bosques, montanhas, onde as temperaturas são mais razoáveis que nas grandes cidades. Mas vendo as lojas, os restaurantes, apesar dos pesares, nota-se que a população local está acostumada a estes verões anuais, ainda que este esteja acima das previsões, havendo muitos programas da televisão que informam o que acontece.

E no verão destas regiões chamadas temperadas, o dia amanhece em torno das 4 horas da madrugada, e se prolonga até as 21 horas da noite, para satisfação daqueles que apreciam climas deste tipo e apreensão dos viajantes que sofrem ainda com o ajustamento dos fusos horários.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: