Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Renascimento da Educação no Japão

24 de maio de 2011
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais | Tags: , ,

Existem muitos exemplos de educadores que nos lembram e nos deixam conscientes de que a educação se destina a preparar os jovens para a vida, não se restringindo ao simples cumprimento de uma pauta montada teoricamente, sem levar em consideração cada pessoa que está sendo educada. O Yomiuri Shimbum informa sobre um caso concreto que não pode deixar de nos emocionar, num artigo escrito pela Nao Yako, sobre o que chamam no Japão de “yogo kyoyu” (algo como professor de saúde). Baseia-se na professora Taeko Kokawa, considerada uma enfermeira da escola, e no episódio que se seguiu ao grande terremoto de 11 de março, quando os alunos tiveram que assumir que sua escola se tornou um centro de evacuação. Isto ocorreu na escola primária de Kimachi-dori, em Sendai.

A função básica da professora yogo é manter a saúde mental e física dos alunos, bem como a sua higiene. Aos alunos que tiveram que passar a noite na escola, perguntou como tinham dormido e como estavam. Eram estudantes em torno dos 12 anos. Estas professoras não são necessariamente formadas enfermeiras, mas cuidam dos primeiros socorros, com treinamento especial.

Old_tsunami_textbook_story_causes_teachers_worry-topImage

Taeko Kokawa criou há 10 anos o que chamou de “inochi no jugyo”, ou seja, aulas de vida para todos os alunos, ensinando diferenças entre homens e mulheres, o nascimento de uma nova vida, e as emoções humanas. Ela teve a ideia depois de ter diagnosticado o câncer na sua mama, e enfrentar a situação de um estudante que tinha perdido o pai. Passou a ensinar sobre a vida e a morte, para poderem cuidar de si mesmo e se sentirem solidários com os seus amigos.

Ela deixou o seu posto nesta primavera japonesa, pois completou 60 anos, e profere palestras na universidade para futuros professores, incluindo os de yugo. A situação depois dos desastres é demais para serem suportados somente pelos estudantes, necessitando da ajuda dos professores.

O diretor da escola primária de Kimichi-dori acredita que seus alunos que sobreviveram aos desastres, tendo recebido as lições de vida, estão preparados para viver suas vidas de forma plena.

O jornal Yomiuri vem publicando uma série de artigos sobre o renascimento da educação no Japão, com temas como estes, que devem ser considerados por todos que se preocupam com a educação, em qualquer parte do mundo.



Deixe aqui seu comentário

  • Seu nome (obrigatório):
  • Seu email (não será publicado) (obrigatório):
  • Seu site (se tiver):
  • Escreva seu comentário aqui: