Tentando aproximar a Ásia da América do Sul e vice-versa

Dificuldades Agrícolas dos Estados Unidos

29 de dezembro de 2018
Por: Decio Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

Um artigo escrito por Gracy Olmstead e publicado no site do The New York Times evidencia as dificuldades da atual legislação norte-americana, chamada Farm Bill, que atribui subsídios de perto de US$ 900 bilhões anuais em 2018 para os grandes agricultores, contemplando até parentes que não possuem atividades rurais, sem que se supere a crise que já se prolonga naquele país por cinco anos neste setor. Isto indicaria que o país que já passou pelo pico de desenvolvimento, principalmente em outros setores como de serviços, enfrenta dificuldades para ajustar-se a nova situação mundial, sem saber o que fazer no atual governo de Donald Trump, sendo superados por outros que ocupam posições mais importantes no abastecimento mundial, como exportando para a China. 

Sacos de milho e soja enfileirados em Gingerich Farm, Ilinois, no mês de novembro deste ano, sem que se saiba o que fazer com os mesmos, foto constante do artigo no site do The New York Times

A primeira Farm Bill foi lançada em 1933 nos Estados Unidos para superar a Depressão de 1929. 85 anos depois continua sem ter conseguido um desenvolvimento sustentável na agricultura daquele país, apesar dos volumosos subsídios, mantendo simplesmente o status quo, sem que tenha provocado algo como a Revolução Verde que se estendeu pelo mundo, beneficiando países emergentes como o Brasil, o México e as Filipinas. Muitos dos beneficiados pelos subsídios naquele país nunca puseram os seus pés nas fazendas, vivendo nas grandes metrópoles. As medidas que poderiam provocar mudanças por encorajarem medidas próprias para o gerenciamento das terras, como rotações de culturas, produções orgânicas e outras acabaram sendo cortadas nos seus recursos. Que estas lições negativas chamem também a atenção das autoridades brasileiras, pois o setor rural exige uma constante vigilância, notadamente nas pesquisas, visando manter o setor sustentável à longo prazo. O abastecimento interno faz parte da segurança nacional, pois já houve períodos em que países importantes no mundo sofreram boicotes no seu suprimento,

Mesmo que outros setores da economia possam sustentar estrategicamente um país, um mínimo de equilíbrio torna-se indispensável para não se tornar dependente do suprimento do exterior, sobre o qual não se dispõe de controle total. Já houve períodos no próprio Estados Unidos em que seu setor agrícola estava na vanguarda do mundo, o que não acontece mais atualmente. O lamentável é que isto está acontecendo também em outros setores de tecnologia de ponta, onde o Vale do Silício era um importante símbolo mundial, e está sendo superado por outros países como a China,

Acredita-se que o setor rural norte-americano tem as condições de se recuperar, mas há uma necessidade de uma política clara de parte do governo, pois suas flutuações são acentuadas, nem sempre sendo possível o setor privado suprir todas as suas necessidades básicas. Paulatinamente, espera-se que os subsídios sejam reduzidos e compensados por aumentos de produtividade como os proporcionados pelas pesquisas.


Novos Materiais Leves Para Veículos Elétricos e Aviões

16 de agosto de 2017
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais | Tags: , ,

clip_image002Pesquisadores japoneses da Universidade de Quioto, em colaboração com produtores de componentes para a indústria automobilística elétrica, estão pesquisando novos materiais leves como a nanofibra de celulose.

Novos materiais, como nanofibra de celulose, estão sendo pesquisados na Universidade de Quioto com produtores de componentes para veículos elétricos e aviões

Leia o restante desse texto »


Discutível Marco do Projeto Manhattan

11 de novembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Política | Tags: , ,

clip_image002Como é do conhecimento de muitos, o Projeto Manhattan produziu as bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki. Ainda que alguns norte-americanos o encarem com um marco do desenvolvimento tecnológico dos Estados Unidos, parece que nem todos concordam com a necessidade de transformar os três locais onde foram desenvolvidos os artefatos nucleares em parques nacionais.

O secretário do Interior Sally Jewell e secretário de Energia Ernest Moniz, dos Estados Unidos, assinaram um memorando para estabelecer o Projeto Manhattan Parque Histórico Nacional em foto constante do artigo publicado no The Japan Times.

Leia o restante desse texto »


Os Temores das Contaminações por Radiação

23 de setembro de 2015
Por: Kazuhiro Kurita | Seção: Editoriais, Notícias, Saúde | Tags: , , | 2 Comentários »

Ainda que não devam ser subestimadas, as contaminações decorrentes das radiações aparentam ser menos graves que os preconceitos sobre elas, notadamente quando são em graus baixos.

Leia o restante desse texto »


Governo Chinês Volta a Dar Importância a Confúcio

21 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image002A importância que as autoridades chinesas, a partir do presidente Xi Jinping que visita os Estados Unidos nesta semana, voltam a dar às ideias de Confúcio começam a gerar especulações que a atual crise, com a desaceleração do seu crescimento e dificuldades na Bolsa de Valores da China, induz a possibilidade de fusão de alguns conceitos do atual socialismo com as bases da antiga cultura chinesa.

Gigantesca estátua de Confúcio em frente à Academia Confúcio na China

Leia o restante desse texto »


O Funcionamento Inverso do Acelerador na Economia

15 de setembro de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

Existem alguns fenômenos na economia como o multiplicador e o acelerador, que aumentam os efeitos positivos e negativos das flutuações durante as ascensões como nos períodos de depressão, que precisam ser bem entendidos.

clip_image002

Os estudantes de economia aprendem nos cursos elementares que existem ciclos que são difíceis de serem neutralizados

Leia o restante desse texto »


Esforço do Agronegócio Brasileiro

30 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

O setor de agronegócios vem lutando bravamente para a melhoria de sua produtividade para continuar competitivo no mundo.

clip_image002

Um dos gráficos e tabelas que ilustram o suplemento da Folha de S.Paulo, no artigo de Tatiana Freitas

Leia o restante desse texto »


Algumas Notícias Destacadas nos Deixam Perplexos

15 de julho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002Dando exagerada importância à velocidade das informações, muitos meios de comunicação social no mundo estão exagerando nas manchetes, noticiando como certas operações que ainda exigem muito trabalhos para terem validade. Os leitores, mesmo tentando efetuar uma triagem, acabam ficando envolvidos num clima ainda potencial do futuro.

Charge expressando o exagero de uso da Internet

Leia o restante desse texto »


Novas Concessões Brasileiras Para a Infraestrutura

30 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Economia, Editoriais, Notícias | Tags: , , ,

clip_image002O jornal Valor Econômico publicou um suplemento setorial sobre a infraestrutura, cuidando das novas concessões que estão cogitadas pelo governo brasileiro. No entanto, as incertezas da economia brasileira, somadas às dificuldades de financiamentos, despertam pouco interesses dos potenciais concorrentes.

Capa do suplemento Valor Setorial do Valor Econômico

Leia o restante desse texto »


Futebol Feminino em Alta no Mundo

25 de junho de 2015
Por: Paulo Yokota | Seção: Cultura, Editoriais, Notícias | Tags: , ,

clip_image001Lamentavelmente, a seleção brasileira de futebol feminino foi eliminada prematuramente pela Austrália, que não tinha grande tradição, da Copa do Mundo Feminino disputada no Canadá com uma assistência respeitável do público.

A veterana Marta, considerada ainda uma das melhores do mundo

Leia o restante desse texto »